O segundo semestre de 2020 já começou com mudanças para quem está em busca de emprego ou dar entrada no Seguro-Desemprego em Campo Grande.
Isso porque, a partir desta quarta-feira (1°), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) inicia o atendimento ao trabalhador em dois turnos diferenciados para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus.
Como vai funcionar?
Para se cadastrar às vagas de emprego, o interessado deve comparecer à Funtrab apenas no período da manhã, entre os horários das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira. Para retirar senha de atendimento é necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.
Já quem precisa dar entrada ao Seguro-Desemprego deve comparecer para agendar no período da tarde, das 13h30 às 17h30.
É necessário levar os três últimos holerites, termo de rescisão contratual, guia do Seguro-Desemprego, recibo e extrato do FGTS.
Para o diretor-presidente da fundação, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, o intuito é que o empregador agilize o processo de seleção do trabalhador, em tempos de desemprego e pandemia.
“Nosso principal foco é proporcionar maior número de oportunidades de empregos à população e estamos adotando novos procedimentos no sentido de diminuírem as filas e agilizar o encaminhamento às entrevistas, sempre respeitando as regras para não expor os trabalhadores à contaminação do Covid-19 “, disse.
A Funtrab fica na Rua 13 de maio, 2.773, centro, entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano.
POR APLICATIVO
Quem não pode ir até o local, pode baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital disponível em sistema Android e iOS. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.
Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema.
Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab. Levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho e extrato do FGTS. Caso a Carteira for virtual(digital) basta declarar no ato do atendimento.
VAGAS DE EMPREGO
Quem está em busca de emprego para resgatar esse segundo semestre pode verificar uma das vagas disponíveis na Funtrab.
Ao todo, estão disponíveis 185 vagas, inclusive vagas exclusivas para pessoas com alguma deficiência.
Para o cargo de vendedor pracista são 231 vagas disponíveis e 15 vagas para vendedor de serviço. Para açougueiro estão liberadas 8 vagas e 5 para costureira de máquinas industriais.
Os interessados devem ir até à sede da Funtrab no período da manhã. A fundação ressalta que todas as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento.
*Com informações da Funtrab/MS