Empreendedores da área de engenharia, e de outras relacionadas ao setor elétrico, têm até o dia 28 de fevereiro para garantirem sua participação no Energy Future, projeto que busca ações inovadoras para o setor elétrico.
Em Campo Grande, a caravana (road show) do projeto passa pela cidade nesta quinta-feira (13), na Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Será uma oportunidade para os empreendedores da área terem acesso a iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Os projetos devem se enquadrar em seis categorias: Renováveis e Storage (soluções de geração, conversão, armazenamento de energia e gestão de tecnologias, por exemplo); Smart Grid e Meter (redes e medição inteligentes); Gestão Energética (aperfeiçoamento das fontes, monitoramento do uso de recursos, etc.); Novos Negócios em Geração e Transmissão; Serviços ao Cliente de Distribuição (hardware, software, mobilidade elétrica, arrecadação, serviços financeiros); Performance e Digitalização (soluções de conectividade e para a troca e envio de dados).
Alexandre Castro, gerente de inovação da Energisa, lembra que a concessionária, que atua em Mato Grosso do Sul, também participa do projeto. “Está em curso um programa de transformação digital consistente, baseado em três pilares: a jornada do cliente, a eficiência operacional e a eficiência administrativa. Com ele, queremos nos posicionar na liderança desse novo momento para o setor”, diz.
“O Energy Future é um marco. É a representação da capacidade do setor elétrico para investimento em inovação e da tendência das concessionárias em juntar forças e se aproximar do universo empreendedor”, afirma Apolo Lira, Business Development do Energy Future.