Clique aqui e veja as últimas notícias!

ECONOMIA

Quais são os indicadores para a economia em 2021?

Economista destacam que imunizar a população contra a Covid-19 será fundamental para a retomada econômica
17/01/2021 09:37 - Rafaela Moreira


É fato que a pandemia da Covid-19 pegou todos de surpresa, e influenciou diretamente na economia do país. Para 2021, a expectativa é de crescimento e esperança em dias melhores, porém, economistas avaliam que a retomada está diretamente relacionada a imunização da população. 

Últimas notícias

O Correio do Estado conversou com economistas para avaliar o que podemos esperar da economia em 2021. 

O professor e economista Eugênio Pavão destaca que o coronavírus vem desafiando os países a buscarem soluções para a retomada de suas atividades, setores como turismo, comércio, alimentação e lazer só conseguirão retomar plenamente as atividades com a chegada da vacina.

“A pandemia ainda "governa" a economia mundial, com os avanços e retrocessos na política econômica, sendo determinada pelas ações de governo no combate ao vírus. A recuperação da economia depende da vacinação em massa, recuperação dos postos de emprego e da injeção de dinheiro novo, seja do governo ou de investimentos em setores que apresentam altas em seus custos”, esclareceu Pavão.

Para o doutor em economia, Michel Constantino, o novo ano será de inúmeros desafios, mas a inflação não deve fugir do controle e os indicadores são positivos. 

“Neste novo ano temos grandes desafios, seja para consumidores, empresários e a população em geral. Os indicadores e a expectativa de consumo das pessoas são positivas. Temos alguns indicadores que podem influenciar bastante a vida da população em 2021, a inflação deve subir, pois a demanda está aumentando e as pessoas gastando mais, o que é bem natural devido ao período de fim de ano”, explicou o economista.