Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GASOLINA

Reajuste foi repassado aos consumidores

Reajuste foi repassado aos consumidores
10/01/2014 15:25 - FOLHA PRESS


O reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras foi integralmente repassado para o consumidor. Segundo dados do IPCA, o aumento nos postos foi de 4,04% em dezembro.

A estatal reajustou seus preços no final de novembro em 4% na gasolina e 8% para o diesel.

Em geral, o aumento nas bombas dos postos sempre é menor, já que não inclui impostos e o álcool, que tem um valor inferior, e é misturado em 25% à gasolina. Mas não foi o que ocorreu desta vez.

Um dos motivos é que o etanol avançou 4,83% em dezembro. Tanto a gasolina como o álcool já haviam registrado alta em novembro de 0,63% e 0,94%.

Passagem aérea

Outro foco de aumento do grupo transporte na inflação de dezembro veio das passagens aéreas, que subiram 20,13% com alta temporada e as festas de final de ano.

O item, ao lado da gasolina, são os de maior peso no IPCA. O combustível teve um peso de 0,15 ponto percentual e as tarifas aéreas, de 0,12 ponto percentual.

Somados os dois impactos (0,27 ponto), chega-se pouco menos de um terço do índice fechado de dezembro 0,92%.
 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!