Economia
TRIBUTOS

Receita Federal em MS ainda espera 128 mil declarações do Imposto de Renda

Multa para quem perder o prazo pode chegar a 20% Imposto de Renda, além do contribuinte ficar com restrições

Ana Clara Santos

23/05/2022 18:43

Com oito dias para acabar o prazo, a Receita Federal em Mato Grosso do Sul informou que são esperadas ainda 128 mil declarações do Imposto de Renda. Até esta segunda-feira (23) foram contabilizadas 350 mil contribuições. 

O tempo para declarar ao fisco se estende até a próxima terça-feira (31), quando são esperadas o total de 478 mil declarações. Ainda de acordo com a Receita, os números apresentados hoje estão dentro da expectativa para a data.  

Ainda vale ressaltar que é importante que os contribuintes não deixem para a última hora, já que podem enfrentar imprevistos como internet lenta, quedas de energia ou mesmo lentidão no sistema de recebimento da declaração. 

É preciso ficar atento para não perder o prazo. A multa para quem não segue o calendário estabelecido para envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido, além de que o contribuinte pode sofrer algumas restrições. 

O Governo Federal informa que, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do Imposto de Renda. O prazo encerra às 22h59 do dia 31 de maio.