Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TERCEIRO LOTE

Receita paga hoje R$ 81 milhões de restituição do Imposto de Renda

Mais de 55 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul recebem neste lote
31/07/2020 10:34 - Glaucea Vaccari


Receita Federal libera nesta sexta-feira (31) o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. 

Em Mato Grosso do Sul, o lote contempla 55.255 contribuintes, totalizando o valor de R$ 81.597.819,75.

O valor é depositado na conta informada durante a declaração do imposto e, recebem a restituição neste lote idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental, doença grave ou contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março também foram contemplados. 

Consulta foi liberada no dia 24 de julho.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. 

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Mudanças

Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes, reduzida de sete para cinco, para minimizar efeitos econômicos da pandemia do coronavírus.

O pagamento do primeiro lote ocorreu no dia 29 de maio, antes do fim do prazo de entrega das declarações, dia 30 de junho. 

O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. 

No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet

No mesmo site, é possível conferir se há inconsistências de dados e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. 

 
 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.