Clique aqui e veja as últimas notícias!

NOVO NORMAL

Reskilling será a chave do mercado de trabalho pós-pandemia

Serão necessárias requalificações técnicas e nas habilidades pessoais
12/06/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho pós-pandemia vai mudar. Isso torna latente a necessidade dos profissionais se reinventarem e desenvolverem novas habilidades e competências para lidar com uma realidade que vai exigir mais independência, o que em linguagem técnica dá-se o nome de reskilling. Isso se aplica especialmente àqueles que perderam seus empregos e terão que ter um diferencial para se recolocar no mercado de trabalho.

“O mercado já vinha sinalizando grandes transformações pelo uso da tecnologia e a Covid-19 acelerou várias práticas que nós achávamos que iriam demorar um tempo maior para serem implementadas, como home office”, disse ao Correio do Estado Lidiane Miquilini, especialista em gestão estratégica de RH..

O mercado vai esperar o que ela chama de “senso de dono”, ou seja, um nível maior de auto gerenciamento. 

“Não tenho mais que ter alguém cuidando dos meus afazeres. Os níveis de liderança provavelmente serão reduzidos e acreditamos que os profissionais terão mais clareza dos seus papéis e responsabilidades, das suas entregas, e vão assumir mais responsabilidades”, diz a especialista. 

Quando Lidiane fala a respeito das novas habilidades, ela não se refere apenas à formação técnica. Durante muito tempo, afirma, as pessoas focaram em cursos profissionalizantes, faculdades, especializações e pós-graduações, mas nesse novo cenário essas qualificações são importantes, mas é preciso ir além.

“Nós deixamos de cuidar do comportamento, do nosso processo de comunicação ,de negociação, inteligência emocional. A partir de agora, tudo isso ganha ainda mais força: essa habilidade de coordenar pessoas para entregar aquilo que precisamos toma o protagonismo”, afirma.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui