Economia
ECONOMIA

Veja se seu cartão de crédito dá direito à proteção de compras

Elas permitem o reembolso em casos específicos e funcionam como seguros para produtos adquiridos com o cartão

FOLHAPRESS

22/06/2022 10:28

Menos conhecidas do que benefícios tradicionais, como seguro de viagem, a compra protegida e a proteção de preços estão entre as vantagens oferecidas por bandeiras de cartão de crédito.

Elas permitem o reembolso em casos específicos e funcionam como seguros para produtos adquiridos com o cartão.

Alguns cartões podem estar submetidos a pagamentos de anuidade, o que varia conforme o banco emissor e deve ser levado em conta pelo consumidor.

Além disso, é necessário cuidado para que suas vantagens não estimulem o uso indevido, pois o cartão pode se tornar uma armadilha para o endividamento. 

Segundo dados do Banco Central, as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito podem chegar a 22,47% ao mês em instituições financeiras.

"Essas promoções são feitas para atrair os clientes, mas não podem ser fator determinante para que o produto seja adquirido", diz o economista e planejador financeiro Bruno Mori.

"O mundo vive esse movimento para tentar fidelizar os clientes, mas vejo que isso não pode ser um apelo determinante. Primeiro tenho de ter as coisas organizadas e depois, se for algo que sei lidar, focar os benefícios do cartão."

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba também acesso a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui