Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PROVIDÊNCIAS

Shoppings suspendem aluguel e dão descontos aos lojistas

Medidas visam ajudar na manutenção dos negócios
01/04/2020 18:14 - Súzan Benites


 

Os shoppings de Campo Grande estão fechados desde o dia 19 de março, atendendo ao decreto municipal nº 14.195. Por ser um ambiente fechado e com fluxo alto de movimentação de pessoas, os locais ficaram impedidos de abrir para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Para os empresários algumas medidas foram tomadas para  amenizar o impacto do fechamento dos locais.

De acordo com o representante da Associação dos Lojistas dos Shoppings Campo Grande e Norte Sul, Kermson Martins, cada estabelecimento comercial adotou uma postura diferente. “O Shopping Norte Sul Plaza deu um desconto tanto no preço do aluguel, quanto no condomínio, referente ao mês de março”, explicou. 

A estratégia adotada pelo Shopping Campo Grande foi diferente. Segundo o representante dos lojistas também foram concedidos os descontos no aluguel e condomínio. “Além de dar os descontos, eles jogaram o vencimento para fevereiro de 2021. Agora em relação a abril a gente ainda não sabe como vai ser, mas acredito que teremos algum desconto”, afirmou Martins. 

No Shopping Bosque dos Ipês a cobrança foi suspensa. Segundo a superintendente do centro comercial, Adriana Flores, a administração suspendeu a cobrança de aluguéis de todos os varejistas referentes ao mês de março. “Para ajudá-los com fluxo de caixa. Além disso, eles estarão isentos também do fundo de promoção”, explicou.

RETOMADA

O retorno das atividades é muito aguardado pelos lojistas. “Os empresários estão esperançosos em voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (6)”, disse Martins.

Durante reunião virtual realizada com representantes dos empresários nesta quarta-feira (1°) o secretário Luis Eduardo Costa, da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), adiantou que as atividades do comércio voltam a partir de segunda-feira (6). Os locais e atividades que voltarão por último são os considerados de alto risco de contágio como academias e atividades em grupo, shoppings, serviços de Buffet, festas, eventos, casas noturnas, parques, clubes, entre outros.

 “Os shoppings devem voltar às atividades até dia 13 de abril, mas nada impede que a administração dos shoppings apresente um plano e a gente discuta a melhor forma para a reabertura”, disse o titular da Semadur. 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.