Clique aqui e veja as últimas notícias!

AGRICULTURA FAMILIAR

UFMS será primeira universidade do país a implantar Mercado Escola dentro do campus

Com 60% das obras realizadas, Mercado Escola ofertará 28 box para vendas de produtos dos agricultores cadastrados, além de cursos
19/11/2020 10:16 - Thais Libni


A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), será a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ter um Mercado Escola implantado dentro do campus. 

O Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar ou mais conhecido (Mercado Escola), está em fase de construção, e ficará localizado no estacionamento do Estádio Morenão, próximo ao Ginásio Moreninho. 

A expectativa é que as obras sejam finalizadas até julho do ano que vem. O projeto consiste em um espaço voltado para a capacitação do Agricultor Familiar e a comercialização dos produtos. 

Segundo a coordenadora do projeto, Mirian Coura Aveiro a iniciativa é um grande fator de impulso para a agricultura familiar do estado.

É comum encontrar ações desenvolvidas em universidades que incentivam a comercialização de produtos da agricultura familiar, no entanto, acontecem em tendas, ao ar livre ou em lugares emprestados, diferente da proposta do Mercado Escola, que será fixo no campus universitário. 

 “É um projeto inovador no Brasil. Não temos outra universidade que tenha um espaço físico definitivo e exclusivo para a agricultura familiar. Tem espaços cedidos, terceirizados, feiras, mas essa será a primeira vez que uma universidade vai abrigar, construir a casa da agricultura familiar dentro do campus”, explicou Coura. 

A estrutura contará com 23 box disponíveis para a venda de produtos produzidos por pequenos agricultores.  O edital para ter acesso a um box ainda será aberto.

Interessados que forem aprovados terão acesso liberado durante um ano, com possibilidade de renovação em até cinco vezes, equivalente a cinco anos.

Ainda de acordo com Mirian Coura, “o espaço foi pensado diferente dos projetos de extensão e pesquisa, que tem um tempo determinado para início, meio e fim, o Mercado Escola será permanente, com espaço de ensino aprendizado. Teremos laboratório de desenvolvimento de produtos, laboratório de controle de qualidade, cozinha escola e os box de exposição”, informou a coordenadora.

Acompanhe as últimas notícias do Portal Correio do Estado.