Clique aqui e veja as últimas notícias!

PLANEJAMENTO

União desenha linhas de crédito para compensar fim do auxílio emergencial, mas vale a pena

Economista recomenda cautela, pois ao contrário da ajuda, empréstimo é uma dívida
24/11/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

O Governo Federal está desenhando novas linhas de crédito voltadas aos trabalhadores informais e microempresários em 2021 como forma de compensar o fim do auxílio emergencial. Além disso, também devem ser mantidas algumas possibilidades de financiamentos já lançadas, mas vale a pena procurar um banco em busca de dinheiro ano que vem?

Quem responde esta pergunta ao Correio do Estado é a economista Daniela Dias. Para ela, depende da situação financeira de cada um. 

“Essas linhas de créditos poderão ajudar, sim, as pessoas de uma forma geral, mas exige-se um pouco mais de cautela. Desta vez, estamos lidando com recursos que têm taxas de juros e que têm que ser devolvidos. Ou seja, algo que precisa ser pago. Então, questões de priorizações financeiras continuam muito importantes”, pontua.

Segundo a economista, em se tratando de informais, microempresários e microempreendedores individuais, a questão é muito mais delicada. Nesses casos, existe a necessidade de um planejamento a longo prazo para que a empresa se mantenha em pé, mesmo em momentos de crise, e consiga quitar a dívida contraída com as instituições financeiras. 

“Quando realmente não houver outro jeito, se de fato o empréstimo é necessário, compare as taxas de juros de diferentes bancos e instituições financeiras, veja se as possibilidades estão adequadas e se vão caber no bolso. Endividamento é sempre um risco. Se atrasar as parcelas por mais de três meses, isso vai prejudicar o score e a pessoa passa a ser inadimplente”, diz Daniela.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui