Economia
EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS

Vale confirma a venda de toda a estrutura de mineração que tem em Corumbá

Empresa emprega, hoje, em torno de 1 mil pessoas no município e ainda não se sabe os impactos econômicos e sociais desse desinvestimento

Rodolfo César

04/04/2022 10:29

Agora é oficial, a empresa Vale fez o comunicado ao mercado nacional e internacional que sua unidade em Corumbá de exploração de minérios de ferro e manganês e o sistema logístico que tem disponível no município está em processo de venda e em estágio avançado de negociação. 

Essas tratativas tem gerado alerta para a economia do Mato Grosso do Sul e de Corumbá, além de Ladário, porque não se sabe se a exploração vai ser paralisada, com isso ocorrer redução de arrecadação aos cofres públicos, além do registro de demissões.

Em fevereiro, o Correio do Estado antecipou a informação e divulgou que as negociações já ocorriam e poderiam ser fechadas com a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), mas há também uma empresa canadense envolvida na negociação.

A mineradora apontou que a decisão na venda ocorreu para atender uma linha de estratégia de simplificação de portfólio e foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinada, conforme nota, enviada para o mercado na sexta-feira (1º).

Nesta segunda-feira (4), o secretário da Semagro, Jaime Verruck, posicionou-se que o governo do Estado acompanha as negociações para verificar qual será o impacto econômico e social para a região.