Naiara Camargo
23/01/2021 11:42
As inscrições do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vão até amanhã (24). Os candidatos tem 54 opções de cursos para ingresso.
A prova será aplicada no próximo dia 6 de fevereiro, às 14h. O candidato deve levar documento com foto para identificar-se.
O gabarito definitivo será divulgado em 1º de março, no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), o resultado final em 12 de março, e a convocação dos aprovados será no dia 15 do mesmo mês, por meio do site da UEMS.
O cadastro deve ser feito na página da FAPEC. O valor da taxa é de R$90,00 e deve ser paga até a próxima segunda-feira (25).
As provas serão em 17 cidades diferentes: Campo Grande, Amambaí, Aquidauana, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O exame será aplicado presencialmente, seguindo todas as normas de biossegurança preconizadas pelas autoridades de Saúde em combate à pandemia do novo Coronavírus.
O vestibular possui 60 questões objetivas e uma redação. O candidato terá o tempo máximo de 5 horas para a realização.
Lembrando que também podem participar candidatos treineiros (não podem concorrer as vagas) ou concorrentes à graduação (já concluíram o ensino médio).
Conforme calendário divulgado pela instituição, as aulas começarão em 5 de abril e não devem retornar presencialmente, enquanto as condições epidêmicas forem desfavoráveis.
A ocupação das vagas oferecidas será da seguinte forma:
As áreas do conhecimento exigidas são: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação.
A partir da página 26 do edital é possível verificar detalhadamente os conteúdos de cada área do conhecimento cobrada.
A UEMS oferece 54 cursos de graduação em 15 cidades do Estado.
Amambaí, Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã são as cidades do interior que abrigam polos da universidade.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, instituições devem seguir rígidas normas de biossegurança para conter a proliferação do vírus, até em vestibulares. Algumas delas são: