Esportes

Denúncias

Adidas quer reforma na Fifa, mas não pede saída de Blatter

Adidas quer reforma na Fifa, mas não pede saída de Blatter

Folhapress

04/10/2015 - 02h00
Continue lendo...

Diferentemente da reação de quatro patrocinadores da Fifa divulgada na sexta (2), a Adidas, parceira mais antiga da entidade, não pediu a renúncia do presidente Joseph Blatter em comunicado enviado à imprensa neste sábado (3).

"Como já foi destacado várias vezes, a Fifa deve implementar mudanças fundamentais para o bem do futebol. Portanto, o processo de reforma iniciado deve continuar de forma rápida e transparente", diz a nota da Adidas, sem citar o suíço.

A montadora sul-coreana Kia e a empresa de energia russa Gazprom, outras patrocinadoras da Fifa, também não se manifestaram sobre o assunto.

Em comunicados separados, mas divulgados praticamente ao mesmo tempo na sexta, as gigantes Coca-Cola, Visa, McDonald´s e Budweiser (AB InBev) alegaram que a saída do suíço é fundamental para que o processo de reforma na Fifa tenha credibilidade.

"A cada dia que passa, a imagem e a reputação da Fifa continuam a ser manchadas. A Fifa precisa de uma reforma ampla e urgente, que só pode ser realizada com uma abordagem verdadeiramente independente", disse a Coca-Cola, patrocinadora desde a década de 1970.

"Nós acreditamos que a renúncia de Joseph Blatter da Fifa imediatamente seria o melhor", afirmou o McDonald´s, que atua desde 1994 na entidade.

Todas as empresas têm contratos pelo menos até a Copa de 2022, no Qatar. Estima-se que só a Coca-Cola, por exemplo, gaste pelo menos US$ 30 milhões por ano com a Fifa.

Segundo o jornal inglês "The Guardian", o contrato da Adidas com a Fifa vai até 2030. De acordo com a publicação, o filho do fundador da empresa, Horst Dassler, ajudou a alavancar a carreira de Blatter na entidade, e a história de ambas está entrelaçada.

NEGATIVA
O advogado de Blatter, Richard Cullen, emitiu nota informando que o dirigente não vai atender ao pedido dos patrocinadores.

"Blatter respeitosamente discorda e acredita firmemente que deixar seu posto agora não seria de melhor interesse para Fifa, nem avançaria o processo de reforma, e, portanto, ele não vai renunciar", disse.

Blatter promete sair oficialmente em 26 de fevereiro, quando ocorre a eleição convocada por ele em 2 de junho, dia em que anunciou que desistiria do mandato de quatro anos para o qual acabara de ser reeleito.

A pressão dos patrocinadores é mais um revés para o cartola, praticamente isolado no cargo. O gesto das gigantes ocorre uma semana depois da abertura de uma investigação criminal contra Blatter por parte do Ministério Público da Suíça por supostas irregularidades num contrato de direitos de transmissão na América Central e em um pagamento de 2 milhões de francos (R$ 8,3 milhões) ao presidente da Uefa, Michel Platini, favorito para sucedê-lo na eleição.

FUTEBOL

Atual campeão, Operário começa o Estadual vencendo o Águia Negra

A partida ocorreu no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, e o Galo venceu por 2 a 0

20/01/2025 09h45

A equipe do Operário Futebol Clube estreou com vitória, por 2 a 0, contra o Águia Negra, na Capital

A equipe do Operário Futebol Clube estreou com vitória, por 2 a 0, contra o Águia Negra, na Capital Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Atual campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, o Operário Futebol Clube começou a competição com uma vitória contra o Águia Negra. Pela primeira rodada do Estadual, a partida realizada na tarde de sábado, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo, com Mauri e Matheus Bidick. O Galo teve amplo domínio sobre o Águia Negra e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da primeira etapa. 

Leonardo fez jogada pela esquerda e, na área, tocou para trás procurando Mauri, que guardou. Ele chutou mascado, mas a bola acabou passando por todo mundo, enganando o goleiro Bruno Henrique.

Já aos 26 do primeiro tempo, o camisa 10 do Operário cruzou da esquerda para Matheus Bidick, que, de cabeça, marcou o segundo gol contra o Águia Negra. 

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda física e, em decorrência disso, foram poucas oportunidades de gol. O Galo administrou o resultado, com mudanças feitas pelo técnico Leocir Dall’Astra, para conquistar a primeira vitória na competição.

Depois da vitória na estreia, o Operário voltará a jogar pelo estadual apenas na terceira rodada, contra o Ivinhema, no domingo, também no Jacques da Luz. 

Antes, o Galo enfrentará o Luverdense, de Mato Grosso, pela Copa Verde, nesta quarta-feira, às 20h, também na Capital. Já o Águia Negra receberá, nesta quarta-feira, às 19h30min, o Naviraiense, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante.

OUTRA PARTIDA

Já na outra partida do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, o Pantanal apenas empatou, por 1 a 1, com o Dourados, também no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, só que na noite de sábado. 

O jogo teve como destaque a estreia do volante campo-grandense Jean, que fez toda sua carreira fora de Mato Grosso do Sul. Com 38 anos, é o capitão e líder técnico no meio-campo do Pantanal. 

Ele teve uma grande carreira no futebol nacional jogando como lateral direito e no meio-campo por São Paulo, Fluminense, Palmeiras e Cruzeiro. De títulos, conquistou a Copa das Confederações com a seleção brasileira, em 2013, e quatro campeonatos brasileiros de Série A, entre os principais.

Em campo pela primeira vez profissionalmente no Estado, Jean fez o gol de empate no fim do 1º tempo. Ele recebeu o passe de Léo Itaperuna na área, dominou e bateu no canto do goleiro Felipe.

O primeiro gol da partida foi do Dourados, aos 15 minutos do primeiro tempo. Adison lançou o cruzamento vindo da direita e Bahia cabeceou para o fundo da rede. Na segunda etapa, os goleiros se destacaram e evitaram que saíssem mais gols. 

Zuba fez ao menos quatro boas defesas para manter o placar em igualdade. No fim da partida, Diogo Fogliato tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na falta, o goleiro Felipe defendeu uma bola à queima-roupa.

O próximo jogo do Pantanal será na quarta-feira, às 15h, contra o Ivinhema, no Estádio Saraivão, enquanto o Dourados voltará a campo somente no domingo, às 15h30min, contra o Águia Negra.

SAIBA

Nas demais partidas da primeira rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, o Naviraiense empatou, por 0 a 0, com o Corumbaense, no Estádio Virotão, enquanto o Aquidauanense empatou, por 2 a 2, com o Ivinhema. Já a partida entre Costa Rica e Coxim teve vitória da primeira equipe, por 1 a 0.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Neymar aceita proposta salarial do Santos e tenta liberação do Al-Hilal

Com restrições financeiras, o Santos oferece ser parceiro de Neymar em ações comerciais e conversa até sobre uma futura SAF

19/01/2025 20h00

Arquivo

Continue Lendo...

O Santos está mais perto de contratar Neymar. As partes avançaram nas conversas e há otimismo pelo retorno no astro ao clube que o revelou.

O Santos chegou a um acordo com Neymar e agora espera uma posição definitiva do Al-Hilal, onde o meia-atacante tem contrato até junho.

O Peixe julga ter conseguido o mais importante: o "sim" de Neymar. Detalhes contratuais já foram acertados.

O Santos agora espera que Neymar e Neymar Pai consigam a liberação do Hilal. A expectativa é por esse desfecho positivo ainda no mês de janeiro.

Há duas possibilidades: empréstimo até junho, quando termina o atual contrato, ou a rescisão. De ambos os jeitos, Neymar está disposto a abrir mão de dinheiro para voltar ao Santos. Neymar Pai crê que conseguirá a rescisão.

Se Neymar rescindir, o Santos acertaria um contrato curto, a princípio de seis meses, com possibilidade de extensão até a Copa do Mundo de 2026.

O Peixe está muito otimista, mas adota cautela oficialmente. O clube da Vila Belmiro afirma que não tem nada fechado e teme que as notícias atrapalhem a liberação do Al-Hilal.

Neymar decidiu que jogar no Santos é o melhor para a sua carreira. Ganhar sequência de partidas e estar onde é querido.

Com restrições financeiras, o Santos oferece ser parceiro de Neymar em ações comerciais e conversa até sobre uma futura SAF santista com investimento e gestão de Neymar Pai.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).