Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PROJETO SOCIAL

Adolescente representará Estado em campeonato nacional de Luta Olímpica

Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão de 3 a 12 de setembro
01/09/2015 12:11 - Danielle Valentim


 

Assiria Daniela Maurício da Silva, de 14 anos, embarca na madrugada desta quarta-feira (2) rumo a Fortaleza. A adolescente irá representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão de 3 a 12 de setembro. Atletas entre 12 e 14 anos vão competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, wrestling (luta olímpica), natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. 

A adolescente participa do Projeto Guerreiros do Amanhã, desde 2014, quando começou a praticar jiu-jitsu. Há seis meses, Assiria passou a treinar wrestling e já conseguiu classificação para representar o Estado no campeonato nacional. Com sede no Bairro Tiradentes, o projeto ensina artes marciais a cerca de 150 crianças e adolescentes carentes para combater o possível contato com drogas. 

Segundo um dos treinadores do projeto, Agnaldo Pereira dos Santos, 39 anos, o foco não é a competitividade, mas o desejo de lutar é consequência. "Nosso foco é tirá-los da rua, mas eles querem e precisam competir", diz o treinador.

O treinador disse ao Portal Correio do Estado que o objetivo do projeto é chegar a sete polos e passar a atender 250 crianças em cada um. Questionado sobre o sentimento de ter uma aluna representando o Estado, Agnaldo não esconde a satisfação. "É o sinal de que nosso trabalho está dando certo. É o melhor sentimento possível", finaliza.

Assiria embarca rumo ao município cearense, com atletas de Três Lagoas, cidade classificada na etapa estadual. A viagem será custeada pelo Governo do Estado.

JOGOS ESCOLARES

Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR). 

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres. 

Além disso, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!