Esportes

VÔLEI DE PRAIA

Ágatha/Duda bate lenda dos EUA e 3 duplas femininas do Brasil avançam

Ágatha/Duda bate lenda dos EUA e 3 duplas femininas do Brasil avançam

Continue lendo...

As duplas brasileiras Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Fernanda Berti/Bárbara Seixas garantiram classificação nesta quarta-feira às oitavas de final do naipe feminino do Mundial de Vôlei de Praia, em Hamburgo, na Alemanha. A competição teve o primeiro dia de disputas de uma fase eliminatória, na qual a parceria nacional Maria Elisa e Carol Solberg acabou dando adeus ao torneio.

O principal feito das brasileiras nesta quarta foi conquistado por Ágatha e Duda, que eliminaram a tricampeã olímpica Kerri Walsh e a sua parceira Brooke Sweat, ambas norte-americanas, com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/16. 

Kerri Walsh, de 40 anos, é uma das maiores lendas da história da modalidade, na qual faturou medalhas de ouro nos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012 atuando ao lado de Misty May-Treanor, com quem também ganhou os títulos mundiais em 2003, 2005 e 2007.

Atuando diante de Walsh e Sweat, as brasileiras exibiram regularidade e juntas somaram 34 pontos de ataque. Assim, Ágatha e Duda avançaram para encarar nas oitavas de final as russas Kholomina e Makroguzova.

"Foi nosso primeiro jogo eliminatório aqui, e logo contra uma dupla muito forte. Falei com a Duda antes que tínhamos que fazer o nosso trabalho, pois sabíamos que poderia ser um duelo muito difícil. Conseguimos ser constantes na virada de bola, e isso foi fundamental para conseguirmos o resultado. Acredito que ainda temos o que evoluir até o final da competição", disse Ágatha após o triunfo desta quarta.

Antes desta vitória expressiva, a primeira parceria do Brasil a assegurar classificação às oitavas foi a formada por Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que passaram pelas austríacas Schützenhöfer e Plesiutschnig por 2 sets a 0 (21/16 e 21/16). Nas oitavas, elas enfrentarão as alemãs Borger e Sude nesta quinta-feira.

"Nós trabalhamos bem em quadra, a Fernanda me ajudou muito. Conseguimos colocar em quadra o que combinamos, nossa tática funcionou. Estamos muito felizes com o resultado. Vamos continuar com nosso foco, e se preparar bem para o próximo confronto, pois todo jogo é uma decisão", disse Bárbara.

Já Ana Patrícia e Rebecca se classificaram para a próxima fase ao baterem as chinesas Xue e Wang com facilidade por parciais de 21/11 e 21/13. As rivais da dupla brasileira nas oitavas de final serão as suíças Betchart e Hüberli.

A única dupla brasileira derrotada nas disputas femininas foi a de Maria Elisa e Carol Solberg, que se despediram da competição ao serem superadas pelas norte-americanas Alix Klinemann e April Ross por 2 sets a 1, com 21/15, 13/21 e 15/11.

MASCULINO - A fase de grupos do naipe masculino do Mundial foi encerrada nesta quarta-feira e contou com mais duas duplas brasileiras se classificando para o primeiro estágio eliminatório desta competição. Evandro e Bruno Schmidt avançaram como líderes do Grupo I, enquanto André e George seguiram em frente como segundo colocados do Grupo H. Antes destas duas parcerias, Alison/Álvaro Filho e Pedro Solberg/Vítor Felipe já haviam assegurado classificação anteriormente e folgaram na rodada desta quarta.

Desta forma, o Brasil terá todos os seus representantes no torneio masculino na próxima fase. E Evandro e Bruno foram os primeiros atletas do País a entrar em quadra neste dia e asseguraram o topo de sua chave com uma vitória sobre os espanhóis Herrera e Gavira por 2 sets a 0, com 21/11 e 21/16.

"Acho que os espanhóis não jogaram o melhor deles hoje. Essa vitória foi importante para sairmos em primeiro do grupo. O nosso planejamento para esse jogo foi bem executado. Agora vamos para a fase mais complicada onde uma derrota significa dar adeus ao sonho do título. Quem vier é certeza de um grande jogo", comentou Evandro, campeão mundial em 2017 e atual detentor do título, antes de saber que ele e seu parceiro terão pela frente os norte-americanos Allen e Slick na próxima fase.

Já André e George fizeram a última partida do Grupo H e acabaram sendo superados pelos atuais vice-campeões olímpicos Nicolai e Lupo, da Itália, por 2 sets a 1, com parciais de 25/23, 16/21 e 15/12, mas avançaram como vice-líderes da chave. Eles medirão forças com Samoilovs e Smedins, da Letônia, no primeiro estágio eliminatório.

"A partir de agora o campeonato vai ficar ainda mais complicado. Fizemos uma boa campanha na primeira fase. Já tiramos um pouco o peso da ansiedade e vamos continuar fazendo o que estamos acostumados, que é ir para cima dos adversários, tentar o nosso melhor dentro de quadra", disse André, que foi campeão mundial em 2017 atuando ao lado de Evandro.

Pedro Solberg e Vítor Felipe terão pela frente Plavins e Tocs, também da Letônia, na próxima fase, enquanto Alison e Álvaro Filho vão encarar os canadenses Pedlow e Schachter. As quatro partidas eliminatórias envolvendo os duplistas brasileiros serão nesta quinta-feira em Hamburgo.

Somando os desempenhos no masculino e feminino, o Brasil contabiliza 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze em 11 edições do Mundial, que é o principal torneio da temporada do vôlei de praia, tem uma premiação total de US$ 1 milhão (US$ 500 mil para cada naipe) e distribui a maior pontuação no ranking da temporada.

ginástica artística

Campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti anuncia aposentadoria

Depois de 16 anos no alto rendimento, agora ex-ginasta será treinador

12/01/2025 19h00

Ginasta Arthur Zanetti irá se tornar treinador

Ginasta Arthur Zanetti irá se tornar treinador Foto: Divulgação / COI

Continue Lendo...

O ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, no Reino Unido, em 2012, anunciou, neste domingo (12), a aposentadoria como atleta profissional. O paulista de 34 anos, a maior parte deles no esporte, continuará ligado à modalidade, agora como treinador de ginástica em São Caetano do Sul (SP), onde nasceu e vive.

Antes dos Jogos de Paris, na França, no ano passado, Zanetti já dizia que aquele seria o último ciclo olímpico da carreira. Em reportagem da Agência Brasil publicada em junho de 2023, o agora ex-ginasta relatou que, após 16 anos treinando e competindo em alta intensidade, "às vezes a mente quer fazer [o movimento], mas o corpo acaba não correspondendo".

Outra razão, segundo o paulista, era passar mais tempo com o filho, Liam, que completa cinco anos em 2025.

Por conta de lesões, Zanetti perdeu eventos importantes do ciclo de Paris, como o Mundial de Antuérpia, na Bélgica, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ambos em 2023.

A contusão derradeira foi um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, em maio do ano passado, quando ainda buscava vaga para os Jogos da capital francesa.

A aposentadoria rendeu homenagens de personalidades esportivas. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antônio La Porta, disse que Zanetti "é a prova de que é possível, de que podemos chegar lá com muito treino, dedicação e talento" e que será um privilégio tê-lo "na formação de grandes cidadão e novos campeões" como técnico.

O grego Eleftherios Petrounias, grande adversário de Zanetti, também se manifestou. Pelo Instagram, o ginasta tricampeão mundial e medalhista de ouro nas argolas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, afirmou que o paulista o tornou "um atleta melhor, uma pessoa melhor", que acredita ter um grande amigo no Brasil e que ele deveria pensar o mesmo. Petrounias ainda disse que o brasileiro terá sempre seu "respeito e amizade".

Além do ouro de Londres, o primeiro da ginástica brasileira em Olimpíadas, Zanetti foi prata na Rio 2016, também nas argolas. Nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2021, tentou executar uma apresentação que lhe garantiria um lugar no pódio do aparelho, sem ter sucesso.

Ele ainda obteve quatro medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo uma dourada na edição de Antuérpia, em 2013, e três prateadas.

Esportes

Gabriel Medina sofre lesão no ombro e perde temporada 2025 do circuito mundial de surfe

o surfista brasileiro passou por uma cirurgia no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e deve estar apto a competir novamente apenas daqui a oito meses

11/01/2025 23h00

Continue Lendo...

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e tricampeão mundial, o surfista Gabriel Medina sofreu uma lesão no ombro e não poderá disputar a temporada 2025 da World Surf League (WSL), o circuito mundial de surfe. Ele passou por uma cirurgia no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e deve estar apto a competir novamente apenas daqui a oito meses.

"Gabriel Medina passou por uma cirurgia no ombro esquerdo após uma lesão enquanto surfava e infelizmente ficará fora da temporada de 2025. Mesmo longe das competições, sabemos que sua determinação e dedicação vão guiá-lo nesse processo de recuperação. Estamos com você, Medina! Boa recuperação e que essa pausa seja o começo de um retorno ainda mais forte", informou a WSL.

O multicampeão do surfe se lesionou enquanto treinava em Maresias, sua cidade natal, no litoral norte de São Paulo. Ao tentar a execução de um aéreo, machucou o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo. Depois da cirurgia, neste sábado, o surfista fez uma publicação no Instagram para tranquilizar os fãs.

"Escrevendo só pra dizer a vocês que tá tudo bem por aqui! Na quinta, em Maresias, sofri uma lesão no peitoral e hoje pela manhã passei por um procedimento cirúrgico para iniciar o tratamento dessa lesão. Deu tudo certo e já estamos olhando para o período de recuperação e próximos passos. Estava me preparando e muito focado para a temporada 2025, mas infelizmente ficarei fora por um tempo. Foco total agora na minha recuperação pra voltar mais forte", escreveu.

Será a segunda vez em quatro anos em que Medina fica de fora da temporada do circuito mundial. Em 2022, o paulista decidiu não disputar a WSL para dedicar mais tempo aos cuidados com a saúde mental.

Após retornar, não conseguiu ir à disputa dos Finals de 2023 e 2024, mas alcançou a conquista inédita do bronze olímpico, após se classificar para os Jogos de Paris ao vencer o ISA Games, em Porto Rico.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).