Esportes

copa do mundo

Argentina e Alemanha terão decisões neste fim de semana

Seleções têm de vencer para evitar eliminação na segunda rodada da fase de grupos

Continue lendo...

O fim de semana será decisivo para duas grandes seleções na Copa do Mundo do Catar. Com possibilidade de serem eliminadas já nesta segunda rodada da fase de grupos, Argentina e Alemanha entrarão em campo com a obrigação de um bom resultado contra adversários complicados.

O primeiro jogo será da Argentina, que enfrenta o México, às 15h (horário de Mato Grosso do Sul), neste sábado, no Estádio Nacional de Lusail, em Lusail, no Catar.

Como os hermanos perderam o jogo de estreia contra a Arábia Saudita, em uma virada inesperada, por 2 a 1, a seleção argentina não pode perder a partida, pois uma derrota encerra o sonho de Lionel Messi e companhia.

Ao fim da primeira rodada, a Argentina estava na última posição do Grupo C, sem nenhum ponto e com saldo negativo de um gol. O líder era a Arábia Saudita, com três pontos, seguida por México e Polônia, empatadas com um ponto cada.

Os argentinos entrarão em campo sabendo o resultado dos outros dois integrantes da chave, pois Polônia e Arábia Saudita jogam também no sábado, às 9h (de MS).

Uma vitória da Polônia obriga a Argentina a pontuar para permanecer viva até a última rodada da competição.

Para a partida decisiva, o técnico Lionel Scaloni teve uma boa notícia, o camisa 10 Messi entrará em campo. Depois de receber tratamento para dores na região da panturrilha, ele participou do treino desta sexta-feira.

O técnico deve fazer algumas mudanças para a partida. Entre elas está a retirada de Cuti Romero, Molina, Tagliafico e Papu Gómez. 

A imprensa argentina afirmou que, no lugar de Romero, Scaloni deve escalar Lisandro Martínez, do Manchester United.

Já Papu Gómez pode deixar o time titular para o meia Enzo Fernández entrar.

Do lado do México, o treinador da seleção, o argentino Tata Martino, afirmou nesta sexta-feira que o rival é um dos candidatos ao título do mundial e favorito na partida. “Estamos falando de um dos candidatos à Copa do Mundo, e isso não mudou com o resultado contra a Arábia, longe disso”, disse.

“Estou ciente de que o futuro das equipes provavelmente depende muito do que acontecer amanhã [sábado], inclusive, até quando o sorteio colocou México contra a Argentina no mesmo grupo. Nunca imaginamos um cenário como o que acontecerá amanhã, mas trabalhamos para o México e queremos o melhor para o México”, completou Tata.

ALEMANHA

O caso da Alemanha é ainda mais difícil. Isso porque a tetracampeã mundial enfrenta a Espanha, neste domingo, às 15h (de MS), no estádio Al Bayt, em Al Khor, no Catar.

Os alemães perderam para o Japão, também de virada na primeira rodada, por 2 a 1. Uma nova derrota elimina a equipe precocemente.

A adversária desta vez é a líder do Grupo E. A Espanha passou por cima da Costa Rica na primeira rodada, por goleada de 7 a 0, a maior desde o 7 a 1 de 2014.

Para o jogo, o técnico Hansi Flick teve uma boa notícia, o atacante Leroy Sané treinou com o grupo nesta sexta-feira. O atacante foi cortado da partida contra o Japão por conta de uma lesão no joelho direito. Na quinta-feira ele havia feito uma atividade separada. A presença dele entre os titulares, no entanto, não é uma certeza, mas há possibilidade de estar entre os relacionados.

Do lado espanhol, os jogadores ficaram felizes pela vitória, mas pregaram concentração para o segundo jogo, que pode garantir a seleção nas oitavas de final.

“Obviamente que temos que ser cuidados e humildes. Não podemos baixar a guarda. Nós temos que nos concentrarmos em nós e no que podemos fazer. É verdade que perderam, mas a Alemanha é uma equipe forte, tem ótimos jogadores”, disse o meia Soler.

Assine o Correio do Estado

Esportes

IA projeta tabela do Brasileirão 2026: grande time é campeão e gigantes em risco

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas

08/12/2025 06h00

Continue Lendo...

Uma simulação realizada por inteligência artificial projetou como poderia terminar o Campeonato Brasileiro de 2026 e o resultado surpreende pela disparidade entre candidatos ao título, postulantes à Libertadores e clubes ameaçados de rebaixamento.

Segundo a previsão, o Palmeiras seria o campeão, somando 81 pontos e mantendo a hegemonia recente no futebol nacional.

Logo atrás, Flamengo (78 pontos) e Atlético-MG (72) completariam o pódio, enquanto o Cruzeiro apareceria em quarto lugar, reforçando a retomada esportiva do clube. O Fluminense, atual potência técnica, ficaria em quinto, seguido por um competitivo Botafogo.

A grande surpresa positiva seria o Mirassol, que terminaria em 7º lugar, à frente de gigantes como São Paulo (8º), Bahia (9º) e Red Bull Bragantino (10º). Já Athletico e Grêmio, tradicionais concorrentes por vagas internacionais, aparecem em posição intermediária, fechando a Série A sem grandes destaques.

Zona de rebaixamento tem pesos-pesados

A projeção também indica um cenário dramático para grandes clubes. O Santos, recém-retornado à elite, terminaria em 17º e voltaria a ser rebaixado.

O Corinthians, outro gigante do país, aparece em 18º, consolidando um dos piores anos de sua história. Coritiba (19º) e Remo (20º) completam o grupo dos quatro últimos colocados.

Equilíbrio no meio da tabela

Entre os times que escapariam por pouco da queda, Chapecoense, Vitória e Vasco figuram com campanhas irregulares, mas suficientes para permanecer na primeira divisão. Internacional, por sua vez, aparece apenas em 13º, distante de competições continentais.

Leitura do cenário

A tabela projetada destaca tendências recentes do futebol brasileiro:

  • A força das estruturas financeiras e de gestão, refletida no desempenho de Palmeiras e Flamengo.
  • A ascensão de equipes emergentes, como Mirassol e Bahia.

A instabilidade de gigantes tradicionais, caso de Santos e Corinthians, que enfrentam dificuldades administrativas e esportivas.

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas. Para torcedores, dirigentes e analistas, a projeção funciona como um alerta tanto para quem busca o topo quanto para quem luta contra o declínio.

brasileirão

Santos, Inter e Vitória escapam da Série B; Ceará e Fortaleza são rebaixados

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7)

07/12/2025 18h01

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B Foto: Vagner Nascimento / Fortaleza EC

Continue Lendo...

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7). A rodada final começou com vários times lutando para escapar do rebaixamento e terminou com o Fortaleza e o Ceará se juntando ao Sport e Juventude, que já estavam rebaixados, para disputar a série B em 2026.

O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2, e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. O Leão vinha de uma recuperação incrível no campeonato, com nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas. Mas a derrota na tarde deste domingo (7) deixou a equipe na 18ª posição, com 43 pontos.  

Aos 16 minutos de jogo, Breno Lopes acertou um belo chute na entrada da área e abriu o placar. Nos acréscimos da etapa inicial, aos 49, Montoro colocou com categoria no ângulo para empatar a partida. Aos 2 minutos da etapa final, Vitinho cruzou e Arthur Cabral virou para o Botafogo. Aos 6 minutos, ocorreu uma lance incrível.

Depois da finalização do Fortaleza, a bola bateu no braço de Barrera dentro da área. No contra-ataque rápido, os cariocas fizeram o terceiro gol com o mesmo Barrera. Só que o árbitro, auxiliado pelo VAR, anulou o gol e marcou o pênalti para o Fortaleza. Aos 10 minutos, Bareiro bateu e empatou o jogo em 2 a 2. Aos 38 minutos, Santi cobrou escanteio e Marçal mandou de cabeça para o fundo da rede para ampliar o placar.

Já nos acréscimos, Mateo Ponte definiu o contra-ataque e fez  4 a 2. O Botafogo finalizou o torneio na 6ª posição com 63 e aguarda o final da Copa do Brasil para saber se jogará a Pré-Libertadores ou já entrará direto na fase de grupos do torneio continental em 2026.  

A outra vaga do Z-4 ficou com o Ceará. O Vozão perdeu de virada por 3 a 1 para o Palmeiras, no Castelão lotado, e vai jogar a Série B do futebol brasileiro em 2026.

O Vozão saiu na frente no duelo desta tarde com o centroavante Pedro Raul, aos 11 minutos. Lucas Mugni cobrou falta na segunda trave, Willian Machado escorou para o meio e o artilheiro definiu. Mas logo, aos 16 minutos, o Palmeiras empatou.

Bruno Fuchs cruzou e Facundo Torres definiu. Na etapa final, aos 15 minutos, Ramón Sosa cobrou falta no canto e definiu a virada do Verdão. Aos 19 minutos, o Palmeiras ainda marcou mais um com Flaco López. Jefté cruzou e o artilheiro argentino fez o 3 a 1. Com os resultados, o Ceará fechou na 17ª posição com 43 pontos. O Palmeiras, que já era vice-campeão brasileiro, fechou o Nacional com 76 pontos.      

Vitória bate São Paulo e escapa do rebaixamento

O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador, e conseguiu se manter na Série A do Brasileirão para 2026. O gol dos baianos foi marcado aos 22 minutos da etapa final. Após boa troca de passes, Kayzer tocou para Fabri. Ele ajeitou e deu boa assistência para Baralhas fazer o gol.

Com o resultado, o Vitória foi aos 46 pontos e subiu para a 15ª posição. O São Paulo finalizou o campeonato na 8ª posição, com 51 pontos. Dessa forma, o Tricolor Paulista ainda aguarda o final da Copa do Brasil para saber se irá disputar a Pré-Libertadores ou a Sul-Americana em 2026. Para jogar a principal competição continental, o São Paulo precisa que o Cruzeiro ou o Fluminense vença a Copa do Brasil.  

Inter bate Bragantino no sufoco e segue na Elite do Brasileirão

O Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na tarde deste domingo, pela 38ª rodada do Brasileirão 2025. Dessa forma, jogará a Série A do Nacional em 2026. O Colorado fechou o torneio com 44 pontos, na 16ª posição.

Além da vitória do Inter, o clube de Porto Alegre precisou contar com a vitória do Palmeiras sobre o Ceará, por 3 a 1, e com a vitória do Botafogo, no Rio de Janeiro, por 4 a 2 sobre o Fortaleza. O Bragantino ficou na 9ª posição, com 49 pontos.  

Os gols da vitória do Inter foram marcados pelo zagueiro Mercado, de cabeça, aos quatro minutos da etapa final, Alan Patrick, de pênalti, aos 31 minutos, e Carbonero, em rápido contra-ataque, aos 35. Aos 42 minutos, Jhon Jhon ainda teve tempo para descontar para o Bragantino.    

Outros resultados

  • Fluminense 2 x 0 Bahia
  • Corinthans 1 x 1 Juventude
  • Atlético-MG 5 x 0 Vasco
  • Sport 0 x 4 Grêmio
  • Santos 3 X 0 Cruzeiro 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).