Esportes

FEITO HISTÓRICO

Atleta se torna o 1º de MS a ingressar na Marinha graças ao Taekwondo

A cerimônia de formatura aconteceu no tradicional Centro de Educação Física Almirante Newton Braga (CEFAN), no Rio de Janeiro

Continue lendo...

Com medalhas em torneios estaduais, nacionais e internacionais, o sul-mato-grossense Luiz Felipe Aquino, de 20 anos, conquistou outro feito histórico: o primeiro do estado a ingressar na Marinha do Brasil através do Taekwondo.

Na semana passada, a formatura do jovem atleta aconteceu no Centro de Educação Física Almirante Newton Braga (CEFAN), no Rio de Janeiro. Em postagem nas redes sociais, Luiz compartilhou a realização e descreveu a sensação de entrar na Força Naval brasileira.

“Vestir essa farda é mais do que uma honra. É carregar nos ombros a responsabilidade de representar uma instituição centenária, feita de valores que eu aprendi a viver: honra, coragem, lealdade”, disse o sul-mato-grossense.

Ainda, agradeceu às pessoas que estiveram presentes durante sua jornada, tanto na vida pessoal quanto no esporte. “Não cheguei aqui sozinho. Trago comigo a força da minha família, o apoio dos meus mestres, o incentivo dos amigos e a inspiração de todos que acreditaram em mim mesmo quando eu duvidei de mim mesmo. Obrigado, Deus. Obrigado, Brasil. Obrigado, taekwondo”.

Ao Correio do Estado, Fábio Costa, treinador de Luiz, disse que a conquista de entrar nas Forças Armadas é fantástica, já que além dele representar a Marinha nos Jogos Militares, "ele passa a ter um recurso a mais para poder estar disputando as competições internacionais".

Ainda, completou que o foco está voltado para o Rio Open, que acontece no início de junho. Para isso, os treinos seguem de segunda a sexta, das 17h até às 22h, e nos sábados de manhã.

Passado, presente e futuro

Nos últimos anos, Luiz se acostumou a carregar muito peso no pescoço devido às medalhas conquistadas em competições. Por exemplo, em 2024, foi prata no II Panamericano Séries Sub-22, disputado em Lima, no Peru, e ouro nos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), na categoria até 63 kg para faixas pretas.

Já neste ano, em fevereiro, ficou em segundo lugar no US Open de Taekwondo 2025, em Reno, Nevada, nos Estados Unidos. Além das conquistas, o atleta é titular da seleção brasileira e, caso siga garantindo boas colocações nas competições, poderá representra o Brasil nas próximas olimpíadas, que será em Los Angeles, em 2028.

"[As expectativas] são as melhores. Nós quase nos classificamos para as Olimpíadas de Paris, fizemos que era para fazer e, por uma questão de escolha, não fomos escolhidos. Agora, começa esse novo ciclo e a gente tem um tempo aí para trabalhar e conseguir um bom resultado para classificar ele para as próximas Olimpíadas", afirmou seu treinador Fábio Costa.

Em agosto do ano passado, após o fim de Paris-2024, o Correio do Estado listou atletas sul-mato-grossenses que podem entrar no ciclo olímpico nos próximos quatro anos para disputarem vagas no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que representará o Brasil em Los Angeles 2028. Para conhecê-los, clique aqui.

Homenagem

Nesta segunda-feira (19), atletas que representam a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em competições de alto rendimento, incluindo Luiz, receberam menção honrosa, durante cerimônia de abertura do 7º Festival Mais Esporte.

Assine o Correio do Estado

NOVOS RUMOS

Em busca de "milagre" na Série D, Operário anuncia novo técnico

Raphael Pereira foi anunciado na manhã desta terça-feira (10), em coletiva de imprensa, e terá a difícil missão de tirar o Galo da última colocação de seu grupo

10/06/2025 12h15

Raphael Pereira, novo treinador do Operário

Raphael Pereira, novo treinador do Operário Foto: Felipe Machado/Correio do Estado

Continue Lendo...

Com a corda no pescoço na Série D do Campeonato Brasileiro, o Operário anunciou Raphael Pereira como novo treinador para o restante da competição.

Com apenas uma vitória em oito jogos, ele chega para substituir o bicampeão estadual Leocir Dall'Astra, que pediu demissão no último final de semana após quatro revés consecutivos na quarta divisão nacional.

Até agora, o Operário tem a segunda pior defesa da competição, com 16 gols sofridos, e o novo treinador disse que o primeiro passo para melhorar os resultados é parar de tomar gols, para então focar na eficiência ofensiva.

"Na verdade, a defesa começa no ataque, a gente vai organizar em bloco baixo. Porém, pessoal da frente e pressão precisa ser feita. Então, a gente vai tentar sincronizar os setores, os setores da equipe, para poder se estruturar e começar a iniciar a construção, a marcação, independente da altura da bola", reforçou Raphael.

Ainda, o novo treinador disse que, antes de qualquer mudança tática, há a necessidade de implementar novos ânimos na equipe, para restaurar a confiança dos jogadores, a fim de melhorar postura e comportamento dentro de campo, mesmo com tempo curto de trabalho até o próximo jogo.

Sobre a classificação para a próxima fase e o "milagre" que precisa fazer para conquistá-la, Raphael disse que só depende do Operário.

"Não depende de ninguém, depende só de nós, da nossa atitude, o que a gente quer ir. Vamos conversar com os jogadores, a gente sabe que o futebol não tem longo prazo, é curto prazo, é pra agora, a gente sabe que a gente precisa de resultado, e isso a gente tá ciente, os jogadores têm que estar cientes disso", afirmou.

Acerca de novas contratações, o novo treinador "desconversou" e disse contar com um elenco de bons jogadores, mas confirmou estar conversando com a diretoria para buscar soluções para setores do campo que estão sofrendo no departamento médico.

Neste próximo sábado (14), às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, Raphael terá seu primeiro desafio como treinador do Operário, contra o Cascavel (PR), e convocou a torcida para ir em busca de uma vitória que pode reascender a chama do time na competição.

"Gostaria que dessem esse voto de confiança, eu sei que eles estão vindo, eu sei que estão apoiando e a gente não tá correspondendo. Apresentando bom futebol, apresentando vontade, disposição, e é isso que a gente pede para dar esse voto de confiança no sábado", disse o novo treinador.

Atualmente, o Operário ocupa a 8ª colocação do grupo G, com sete pontos conquistados. Já o Cascavel é o 3º, com 12 pontos. Lembrando que, apenas os quatro primeiros conseguem classificação para a fase de mata-mata da Série D.

Assine o Correio do Estado

Promissor

Manchester City apresenta argelino Rayan Ait-Nouri para Mundial e se empolga: 'Lateral voador'

O reforço aproveitou para comemorar a oportunidade de ser comandado pelo espanhol Pep Guardiola

09/06/2025 23h00

Lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri

Lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri Foto: Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Sem esconder que passará por enorme reformulação para a próxima temporada, o Manchester City apresentou nesta segunda-feira seu primeiro reforço para o Mundial de Clubes: o lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri assinou por cinco temporadas e chegou sob enorme expectativa na equipe de Pep Guardiola.

"O Manchester City tem o prazer de anunciar a contratação de Rayan Ait-Nouri do Wolverhampton Wanderers. O lateral-esquerdo de 24 anos assinou um contrato de cinco anos no Etihad Stadium, o que significa que permanecerá no clube até o verão de 2030", anunciou o City, encantado com sua contratação, denominada de "lateral voador."

"Jogador da seleção argelina, Ait-Nouri construiu uma reputação como um dos laterais mais promissores da Premier League nos últimos cinco anos, graças à sua produtividade no último terço do campo e à sua capacidade de frustrar os ataques adversários", definiu. "Ele se destacou principalmente no ataque e, na temporada passada, marcou quatro gols e deu sete assistências na primeira divisão, o que foi crucial para o Wolves consolidar seu status no Campeonato Inglês."

O ainda jovem jogador não escondeu sua alegria pela transferência. "Estou extremamente feliz e honrado por ter ingressado no Manchester City, um dos maiores clubes do mundo e a oportunidade de jogar pelo clube é um sonho que se tornou realidade", destacou.

O reforço aproveitou para comemorar a oportunidade de ser comandado pelo espanhol Pep Guardiola. "Também estou animado em trabalhar e aprender com Pep e sua equipe técnica, além de poder treinar e jogar ao lado de um grupo de jogadores de classe mundial", disse. "Entrar para o City é um momento de muito orgulho para minha família. Agora, mal posso esperar para começar e jogar diante dos nossos torcedores."

Antes de jogar na Inglaterra, Ait-Nouri reforçará o elenco no Mundial dos Estados Unidos, onde a equipe encara, na fase de grupos, o marroquino Wydad (dia 18), o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos (22) e a italiana Juventus (26). E,a depender da empolgação do clube, rapidamente será um dos titulares.

"Lateral voador", definiu o City, antes de mais elogios ao contratado. "Firme na defesa e perigoso no ataque, seu valor em cada terço não pode ser subestimado. E, com apenas 24 anos, o céu é o limite para o jogador da seleção argelina."

Além de Ait-Nouri, o City está perto de oficializar a joia francesa Rayan Cherki, do Lyon, de somente 21 anos. O meia seria o substituto do experiente belga De Bruyne, que anunciou sua saída do clube ao término da temporada. O jogador foi fotografada em Manchester nesta segunda-feira. Quem também está perto é o meia holandês Reijnders, do Milan.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).