Esportes

BRASILEIRÃO

Atlético-MG decide no primeiro tempo e vence o Santos em casa

Atlético-MG decide no primeiro tempo e vence o Santos em casa

Continue lendo...

Eficiente e com dois gols marcados no primeiro tempo, o Atlético-MG encerrou um jejum de cinco jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro e conquistou o seu primeiro triunfo sob o comando de Vagner Mancini ao superar o Santos por 2 a 0, neste domingo, no Estádio Independência, pela 27ª rodada.

O resultado dá um pouco de tranquilidade ao time, que vinha em queda livre e já começava a se assustar com o risco de rebaixamento. E agora o Atlético-MG chegou aos 35 pontos, em 12º lugar, com vantagem de nove para a degola e a sete da zona de classificação à Copa Libertadores.

O jogo, inclusive, acabou sendo decidido por jogadores remanescentes da conquista do torneio continental pelo clube em 2013, com os gols sendo marcados por Luan e Leonardo Silva, sendo o primeiro após lindo lançamento de Réver, que atuou novamente fora de sua posição e se lesionou durante o primeiro tempo, ainda que só tenha sido substituído no intervalo.

Derrotado em tarde de atuação ruim e sem qualquer criatividade de meio-campistas como Carlos Sánchez e Jean Mota, o Santos vai se distanciando da possibilidade de brigar pelo título nacional, tendo parado nos 51 pontos, em terceiro lugar, sendo que o revés encerrou uma série invicta de seis jogos da equipe.

O Atlético-MG voltará a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo, quando vai visitar o São Paulo, no Morumbi. Um dia antes, o Santos tentará se reabilitar em clássico contra o Corinthians, em Itaquera.

O JOGO - Pressionado pela sequência de resultados ruins, o Atlético-MG deu a reposta que o seu torcedor esperava logo em sua primeira ação ofensiva. Réver, novamente improvisado como volante, deu lançamento do campo de defesa para Luan, que dominou nas costas de Jorge, e finalizou às redes, colocando o time em vantagem.

O gol precoce determinou a postura atleticana no restante do primeiro tempo. Foi um time compacto e fechado no campo de defesa, com marcação forte e pouca posse de bola. Mas bastante eficiente nas oportunidades que teve, também para aproveitar os erros santistas, tanto que as suas três finalizações foram perigosas, com duas delas rendendo gols.

O segundo gol do time, inclusive, saiu após Di Santo exigir defesa difícil de Everson. Na sequencia, na cobrança de escanteio, executada na direção da primeira trave, Leonardo Silva se antecipou aos marcadores santistas e cabeceou às redes, marcando, aos 22 minutos, o seu 36º gol pelo Atlético-MG.

A marcação forte imposta pelo time da casa, com várias faltas, e a vantagem no placar deixaram o primeiro tempo tenso, tanto que o árbitro Caio Max Augusto Vieira aplicou cinco cartões amarelos Além disso, minou a criatividade do Santos, que dessa vez jogou com um trio ofensivo composto por Soteldo, Derlis Gonzalez e Marinho.

Assim, mesmo povoando o campo de ataque, só ameaçou o Atlético-MG em jogadas aéreas e de bola parada. O time assustou em cabeceio de Lucas Veríssimo, aos 20, quase viu Leonardo Silva marcar contra após cobrança de escanteio ao 23, e em uma cobrança de falta colocada de Carlos Sánchez aos 38 minutos.

O segundo tempo da partida foi menos quente, mas repetiu o cenário do primeiro, com o Santos tendo a posse de bola, mas sem qualquer criatividade, o que levou o técnico Jorge Sampaoli a promover três alterações nos 20 minutos iniciais. Mas o time não reagiu.

Já o Atlético-MG, aguerrido na marcação, pouco se arriscava no ataque, o que deixou a etapa final praticamente protocolar. Ainda assim, teve as principais oportunidades de gol do segundo tempo, como em um cabeceio de Elias. Nos minutos finais, já com o Santos entregue, Otero quase marcou em cobrança de falta, dando trabalho a Everson.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG 2 X 0 SANTOS

ATLÉTICO-MG - Cleiton; Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Rever (José Welison), Nathan, Elias, Luan (Maicon Bolt) e Otero; Di Santo. Técnico: Vagner Mancini.

SANTOS - Everson; Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique, Luan Peres e Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez (Evandro) e Jean Mota; Soteldo (Tailson), Derlis González e Marinho (Eduardo Sasha). Técnico: Jorge Sampaoli.

GOLS - Luan, a 1, e Leonardo Silva, aos 22 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).

CARTÕES AMARELOS - Elias e Luan (Atlético-MG); Lucas Veríssimo, Soteldo, Derlis González Luan Peres e Jorge Sampaoli (Santos).

RENDA - R$ 104.562,00

PÚBLICO - 21.771 torcedores.

LOCAL - Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Esportes

Roberval Andrade e André Marques vencem etapa de Campo Grande na Copa Truck

Evento contou com 12 mil pessoas e abriu a temporada 2025 da categoria

23/03/2025 14h28

Roberval Andrade venceu 1ª corrida da categoria

Roberval Andrade venceu 1ª corrida da categoria Foto: Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Cerca de 12 mil campo-grandenses acompanharam as vitórias de Roberval Andrade e André Marques pela 1ª etapa da Copa Truck de 2025, disputada no autódromo internacional Orlando Moura, neste domingo (23).

Primeiro colocado geral nos treinos de sábado (22), Roberval Andrade confirmou o favoritismo e venceu a primeira corrida do dia. O piloto da ASG Motorsport (Mercedes-Benz) protagonizou uma chegada emocionante com  Beto Monteiro (R9 Competições /Volkswagen). Raphael Abbate (ASG Motorsport (Mercedes-Benz) fechou o pódio.

Na 2ª corrida, André Marques da (R9 Competições/Volkswagen), venceu com tranquilidade, acompanhado por Wellington Cirino, segundo colocado, e o atual campeão, Felipe Giaffone, o terceiro. 

“Venci a primeira corrida, não estou 100% por causa da faringite, senti um pouco o físico na segunda prova, sofri uma pressão bastante grande no fim, mas consegui superar o Beto Monteiro e conquistar a vitória”, disse o experiente Roberval Andrade. 

Na categoria elite, as corridas foram vencidas por Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e pelo estreante Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições). Entretanto, o líder do campeonato é Diogo Moscato, que corre com a Scuderia Chiarelli, que terminou as duas corridas na segunda posição.

“Fizemos bons treinos, boa classificação, conseguimos nossa primeira vitória na Copa Truck. Minha estreia foi aqui ano passado. Não posso me acomodar, mesmo porque teremos um ano muito duro pela frente”, declarou o piloto.

Outro estreante no certame, Nicolas Giaffone, de apenas 20 anos, sustentou a primeira colocação, embora seguido bem de perto por Pedro Perdoncini e Diogo Moscato. Arthur Scherer e Hugo Cibien completaram a ordem dos cinco primeiros da Elite.

Roberval Andrade venceu 1ª corrida da categoria

Nicolas Giaffone venceu umas das corridas na categoria elite

“Nic” trilhou não se intimidou com a maior experiência de Perdoncini. O jovem piloto abriu vantagem ligeira para seu oponente mais próximo e construiu a vitória. “A gente precisava administrar. É oleo, caldo, eu errei na primeira, não podia errar na segunda, e na minha cabeça eu só pensava que seria o momento da minha redenção”, destacou o piloto, que recebeu o troféu das mãos do pai, Felipe Giaffone.

 
Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra disse que o evento que abre a temporada  foi um “presente para o Brasil”.

“Essa abertura do campeonato é um presente para o Brasil, para os profissionais do automobilismo. Espero que a gente consiga demonstrar para os governantes de todos os níveis, do vereador ao governador, o quão importante é o automobilismo, gerador de renda, autoestima e inclusão.”, frisou Guerra. 

Torcedor 

Acadêmico de educação física, Bruno Nascimento, 25, esteve presente pela primeira vez em um evento desta magnitude. O jovem campo-grandense falou sobre a importância que o esporte de velocidade tem para os apaixonados por corrida.

"Estou fascinado, minha primeira vez em um evento como esse. A magnitude de uma corrida como esta só faz com que a gente se apaixone ainda mais pela modalidade, e além disso, consiga fazer com que mais pessoas também sejam tocadas pelo esporte de alguma maneira", disse Bruno.
 
Para o professor Igor Filgueiras, 33, a competição foi muito prazerosa. Acompanhado da família, ele disse que o esporte de velocidade é uma alternativa bastante consistente para reerguer o cenário desportivo sul-mato-grossense.

“É bastante gratificante ver o reconhecimento que a Copa Truck e as outras categorias recebem do campo-grandense. Ao contrário de outros esportes, principalmente o futebol local, que não tem prestígio algum há pelo menos uns 30 anos, completamente defasado, sucateado”, declarou.

A Copa Truck volta no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.


Saiba* 

Cabe destacar que recebem troféus os pilotos classificados da “Super Truck Pro”” de 1º ao 3º lugares na primeira prova e de 1º ao 5º na segunda prova. 2. Os pilotos classificados da sub-categoria “Super Truck Elite” serão sempre os 3 primeiros lugares em cada uma das provas. 

Assine o Correio do Estado

FÓRMULA 1

Oscar Piastri conquista pole position inédita no GP da China; Gabriel Bortoleto larga em 19º

Já o britânico Lewis Hamilton, da Ferrari, ficou em 5º no treino classificatório, mas venceu a corrida sprint pela primeira vez na sua carreira

22/03/2025 21h00

Oscar Piastri, da McLaren, irá largar em primeiro neste domingo (23)

Oscar Piastri, da McLaren, irá largar em primeiro neste domingo (23) Foto: Divulgação/McLaren

Continue Lendo...

Oscar Piastri conquistou a primeira pole da carreira na Fórmula 1 durante o treino classificatório no Circuito Internacional de Xangai, na madrugada deste sábado. O piloto da McLaren fez o melhor tempo com 1min30s641 e cravou o primeiro posto para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Na sequência vieram George Russell, que ficou em segundo com 1min30s723, seguido por Lando Norris, que fechou com 1min30s793.

Gabriel Bortoleto não conseguiu um bom desempenho e irá largar em 19º neste domingo. Já Lewis Hamilton, que mais cedo havia conquistado a corrida sprint pela primeira vez em sua carreira e na história da Ferrari, ficou em 5º no treino classificatório.

Antes do início das sessões, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aplicou uma penalidade de dez segundos no resultado final da corrida sprint a Jack Doohan, por bater na Sauber de Bortoleto, que perdeu posições na última volta da prova.

No Q1, Lando Norris levou a melhor. Já os pilotos da Racing Bulls, Isack Hadjar, na segunda posição, e Yuki Tsunoda, em terceiro, tiveram destaque e avançaram ao Q2.

A sessão também foi marcada por algumas surpresas e dificuldades para pilotos importantes. Doohan teve uma escapada e saiu da pista, mas conseguiu voltar ao traçado sem maiores problemas. Lando Norris viu uma volta rápida ser desconsiderada após cometer um erro ao sair do traçado na curva 9.

Já o brasileiro Gabriel Bortoleto não conseguiu superar o Q1, terminando em 19º após uma última volta complicada, enquanto Liam Lawson, da Red Bull, teve uma performance decepcionante, ficando na última posição.

Na sequência, em uma sessão menos movimentada, com destaque para as duas RBs, não passaram para o Q3 Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso, Lance Stroll e Carlos Sainz.

Na última etapa da atividade, Kimi Antonelli saiu da pista e Verstappen quase atingiu Hadjar no pit lane. Lando Norris desistiu de sua volta e foi para os boxes. Cravando a pole, Oscar Piastri fechou o Q3 do treino classificatório para o GP da China, que acontece neste domingo às 4h (de Brasília).

Confira o grid de largada do GP da China de Fórmula 1:

1º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1min30s641

2º - George Russell (ING/Mercedes), em 1min30s723

3º - Lando Norris (ING/McLaren), em 1min30s793

4º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min30s817

5º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), em 1min30s927

6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 1min31s021

7º - Isack Hadjar (ARG/Racing Bulls), em 1min31s079

8º - Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), em 1min31s103

9º - Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls), em 1min31s638

10º - Alexander Albon (TAI/Williams), em 1min31s706

11º - Esteban Ocon (FRA/Haas), em 1min31s625

12º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), em 1min31s632

13º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), em 1min31s688

14º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), em 1min31s773

15º - Carlos Sainz (ESP/Williams), em 1min31s840

16º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), em 1min31s992

17º - Oliver Bearman (ING/Haas), em 1min32s018

18º - Jack Doohan (AUS/Alpine), em 1min32s092

19º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), em 1min32s141

20º - Liam Lawson (NZL/Red Bull), em 1min32s174

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).