Esportes

NO SUFOCO

Atlético-MG vence o Coritiba e é lider

Atlético-MG vence o Coritiba e é lider

g1

09/08/2012 - 22h53
Continue lendo...

Foi no sufoco, apesar do domínio maciço durante toda a partida. Mas o Atlético-MG fez valer o mando de campo e o melhor futebol e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. Com um gol de cabeça de Réver, no segundo tempo, após cobrança de escanteio de Ronaldinho Gaúcho, o Galo venceu o Coritiba na noite desta quinta-feira, no Estádio Independência. Festa dos mais de 19 mil atleticanos na arena.

O gol solitário do zagueiro fez com que o Galo chegasse aos 35 pontos, um ponto a mais e um jogo a menos que o vice-líder, o Vasco. Apesar de Réver ter sido o autor do tento do triunfo atleticano, Ronaldinho Gaúcho, ao exibir toda a sua qualidade, foi decisivo para mais uma vitória do Atlético-MG e acabou como destaque da partida.

Satisfeito com a atuação, o zagueiro atleticano disse que a jogada do gol da vitória - escanteio batido no primeiro pau na medida para a chegada de um homem de trás - é treinada à exaustão durante a semana.

- A gente procura revezar os três mais altos nos treinamentos, Jô, Léo Silva e eu, e desta vez tive a felicidade de marcar. 

O Coritiba limitou-se a se defender, mas, após a desvantagem no placar, tentou sem sucesso furar a melhor defesa da competição. Os paranaenses, com 15 pontos, estão em 15º lugar, próximos da zona de rebaixamento. 

Marcelo Oliveira pôde apenas lamentar o resultado.

- Pelo equilíbrio da partida, foi um resultado ruim.

O próximo adversário do Galo está na briga direta pelo título, o Vasco. A partida, neste domingo, às 16h (de Brasília), será no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Coxa, no mesmo dia e horário, em casa, pega o Corinthians.

Vai que é sua, Vanderlei!

Depois de 11 dias sem jogar, o Atlético-MG mostrou que o período sem jogos por conta do adiamento da partida contra o Flamengo não prejudicou o ritmo do time. Com menos de dez minutos, o goleiro Vanderlei teve que salvar o Coxa ao fazer defesa arrojada nos pés de Jô.

Desde a reunião dos titulares no meio-campo antes de a partida começar, Ronaldinho demonstrava que queria ser o nome da noite ao agitar os companheiros. Com dois passes primorosos, o primeiro para Jô, que parou em Vanderlei, e o segundo para Bernard, que furou na frente do goleiro alviverde, R49 mostrou o cartão de visitas para os curitibanos.

O técnico Marcelo Oliveira apostava na retranca. Com duas linhas de quatro, o Coxa se defendia com todos os jogadores em determinadas situações e tentava surpreender no contra-ataque. E Everton Costa, na única vez que a zaga alvinegra cochilou, quase surpreendeu ao tocar na saída de Victor, mas a bola foi para fora.

Aos poucos, o Coxa foi equilibrando a marcação, e o Galo tinha dificuldades de penetrar. Mas o amplo domínio alvinegro quase foi recompensado quando, no fim do primeiro tempo, em bola mandada no ângulo por Guilherme. Vanderlei queria roubar o posto de Ronaldinho como o dono da noite e mandou para escanteio. A bola ainda raspou na trave.

O trio de arbitragem foi um caso à parte. Totalmente perdido, inverteu várias marcações e desagradou às duas comissões técnicas, que, ao término da primeira etapa, partiram para cima dos três homens de amarelo.

Pelos pés de R49

Se o gol era um detalhe, a supremacia atleticana foi premiada logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Ronaldinho cobrou escanteio na cabeça de Réver, que abriu o placar e levou a Massa ao delírio. O zagueiro, que quase ficou de fora da partida por conta de dores na costela, chegando a ser poupado de um treinamento durante a semana, tirou o grito de gol da garganta dos atleticanos e fez justiça no placar.

Com o gol, Marcelo Oliveira resolveu colocar o Coritiba no ataque. Rafinha e Roberto entraram nas vagas de Lincoln e Everton Costa, respectivamente. Já Cuca optou por trocar os centroavantes. Jô, que teve uma noite apagada, deu lugar a André, que não fez muito.

Já nos minutos finais, o Coxa ainda perdeu um homem em campo. Rafinha, que já estava amarelado, deu uma cotovelada em Leandro Donizete e recebeu o cartão vermelho. Aí, ficou mais difícil ainda arrancar um empate no fim. A noite era do Galo.
 

É PÓDIO!

De MS, Léo de Deus conquista bronze no "Brasileirão de Natação"

Maior campeão individual do Troféu Maria Lenk, o nadador campo-grandense foi 3º colocado nos 200m borboleta, além de ter disputado a final dos 100m costas

28/04/2025 10h30

De Campo Grande, Leonardo de Deus conquista bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk 2025

De Campo Grande, Leonardo de Deus conquista bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk 2025 Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Nascido em Campo Grande, Leonardo de Deus conquistou a medalha de bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk de 2025, conhecido como “Campeonato Brasileiro de Natação”, disputado este ano no Rio de Janeiro, na piscina do Clube de Regatas do Flamengo.

Maior campeão individual da competição em atividade com 21 títulos, o nadador campo-grandense terminou a prova, em que é um dos “especialistas”, em 1min58s91, atrás apenas de Gustavo Saldo (1min57s46) e de Gabriel Moura (1min57s78), ambos do Minas Tênis Clubes.

Nas redes sociais, o atleta sul-mato-grossense exaltou a conquista, destacando a superação após desafios pessoais.

“Bronze com gostinho de ouro. Um ano de muitos obstáculos pessoais, altos e baixos e o mais importante é sair da água com esse sentimento de felicidade e superação. Se alegrar e se motivar com pequenas conquistas”, disse.

Além dos 200m borboleta, Leonardo nadou em outra prova e estilo. Na última terça-feira (22), ele ficou em 8º lugar nos 100m costas, que foi vencido por Guilherme Basseto, com tempo de 54s01. 

Vale ressaltar que o Troféu Maria Lenk também serve para definir os atletas que irão integrar a seleção brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos 2025, que será realizado em Singapura, entre os dias 11 de julho e 2 de agosto. Abaixo, veja a lista dos 12 nadadores que irão representar o Brasil na competição:

  • Maria Fernanda Costa (Unisanta)
  • Gabrielle Roncatto (Unisanta)
  • Stephanie Balduccini (Unisanta)
  • Guilherme Costa (SESC-RJ)
  • Stephan Steverink (Flamengo)
  • Guilherme Caribé (Unisanta)
  • João Gomes Júnior (Pinheiros)
  • Letícia Romão (Minas Tênis Clube)
  • Guilherme Basseto (Unisanta)
  • Lorrane Ferreira (SESI-SP)
  • Victor Alcará (Pinheiros)
  • Beatriz Bezerra (Pinheiros)

Como observado, cinco dos 12 atletas classificados são da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP), clube que Leonardo de Deus também representa. Atualmente, o vice-diretor da instituição privada é Marcelo Teixeira, também presidente do Santos Futebol Clube (SP).

"Como eu falei, é como se fosse minha primeira medalha de campeonato absoluto. Unisanta, obrigado pela oportunidade de defender essas cores e essa camisa com muito orgulho", afirmou o nadador campo-grandense após a conquita do bronze.

Principais conquistas - Léo de Deus

Mundiais

  • Ouro no 4×200m livre - Hangzhou 2018

Jogos Pan-Americanos

  • Ouro no 200m borboleta - Guadalajara 2011
  • Ouro no 200m borboleta - Toronto 2015
  • Ouro no 200m borboleta -  Lima 2019
  • Ouro no 4x100m medley misto - Lima 2019
  • Prata no 4x200m livre - Guadalajara 2011
  • Prata no 4×100 m medley - Lima 2019
  • Prata no 200m borboleta - Santiago 2023
  • Bronze no 400m livre - Toronto 2015
  • Bronze no 200m costas - Toronto 2015
  • Bronze no 200m costas - Lima 2019

Jogos Sul-Americanos

  • Ouro no 200m borboleta - Medellín 2010
  • Ouro no 200 m costas - Medellín 2010
  • Ouro no 200 m borboleta - Santiago 2014 
  • Ouro no 200 m costas - Santiago 2014
  • Ouro no 200 m borboleta  - Assunção 2022
  • Ouro no 100m costas - Assunção 2022
  • Ouro no 200 m costas - Assunção 2022
  • Prata no 4×200 m livre - Medellín 2010

Disputou os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2020, em Tóquio. Já representou os seguintes clubes:  Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, Sport Club Corinthians Paulista e, atualmente, defende a Unisanta.

Assine o Correio do Estado

JOGO DE 9 GOLS

Operário vence na estreia do Brasileirão Feminino com virada heroica nos acréscimos

Em jogo emocionante, o Galo da Capital bateu o xará mato-grossense com três gols a partir dos 40 minutos do segundo tempo, após partida ficar paralisada por 12 minutos

28/04/2025 09h45

Operário vence o Operário-MT em jogo de nove gols na estreia pelo Brasileirão Feminino

Operário vence o Operário-MT em jogo de nove gols na estreia pelo Brasileirão Feminino Foto: Rodrigo Moreira/FFMS

Continue Lendo...

Em jogo de 9 gols e com direito a três pênaltis, o Operário venceu seu xará mato-grossense, o Operário-MT, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A3, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

No início da partida, o Galo pressionou em busca de um gol rápido e conseguiu. Brenda, após bela jogada de Ronaldinha pela direita, abriu o placar ao bater na saída da goleira Mirian Paixão. Porém, a alegria do time da casa durou pouco.

Aos 16 minutos, a zagueira Sarah superou as defensoras campo-grandenses e cabeceou no canto esquerdo de Bárbara, empatando a partida. Pouco tempo depois, a equipe mato-grossense chegaria a virada em pênalti cobrado por Victoria, após a zagueira Kaillane colocar a mão na bola com o braço aberto. Fim de primeiro tempo com balde de água fria no Operário, depois de um começo ótimo.

Ao voltarem para a segunda etapa, o time visitante foi “para cima” para tentar sacramentar a vitória, e chegou ao 3º gol com Janiely, aos 12 minutos, em chute forte da jogadora. A partir deste momento, começaria a reação do Operário diante de sua torcida.

Aos 28 minutos, Gi foi derrubada na área por Emanuele e a juíza assinalou pênalti, cobrado por Aíssa com perfeição para diminuir o placar. Já no finalzinho do jogo, aos 44 minutos, Kerolyne empatou em chute cruzado no alto que venceu a goleira adversária. Porém, aos 46, Janiely marcou mais um gol e recolocou o Operário-MT na frente. 

No lance do gol, uma jogadora da equipe mato-grossense bateu a cabeça e precisou de atendimento médico, deixando o jogo paralisado por 12 minutos. Diante disso, a arbitragem marcou 16 minutos de acréscimos.

Aos 57 minutos, Brenda empataria a partida novamente, em pênalti marcado após a bola resvalar no braço de Karoline. Diante das circunstâncias, um empate seria ótimo para o Operário, mas as campo-grandenses não desistiram.

No último minuto, Marta fez jogada pela direita e cruzou para Aíssa, que se antecipou à zaga e marcou o gol da virada heroica. Placar “maluco” e três pontos para a equipe da casa na estreia da competição. A equipe campo-grandense volta a campo no próximo sábado (3), em Goiânia, contra o Vila Nova, que também venceu na 1ª rodada.

Ajuda financeira

Durante a palestra “Inclusão Social através do Esporte”, o Operário recebeu cerca de R$ 1,5 milhão oriundo de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos), sendo R$ 1 milhão somente para o futebol feminino da equipe, que vai disputar duas competições este ano.

Segundo a assessoria da ex-candidata à presidente, este repasse é por convênio com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), motivado pelo clube ter sido campeão estadual na semana passada no masculino e ser tetracampeão sul-mato-grossense consecutivo no feminino.

Série A3 do Feminino

Este ano, o Operário será o único representante de Mato Grosso do Sul na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino.

O Galo está no Grupo A2 e enfrenta Operário VG-MT, Vila Nova-GO e Cresspom-DF. Para se classificar à segunda fase, precisa terminar entre os dois primeiros colocados, e a partir desta fase os confrontos serão definidos em ida e volta. Garantem acesso à Série A2 os quatro semifinalistas do torneio.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).