Esportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Bahia surpreende na Vila e encerra
série santista

Bahia surpreende na Vila e encerra
série santista

terra

29/08/2012 - 20h38
Continue lendo...

Na Vila Belmiro, o Bahia surpreendeu o Santos nesta quarta-feira ao frear a sequência de cinco jogos sem derrota dos donos da casa e vencer de virada, por 3 a 1, na primeira partida do returno do Campeonato Brasileiro. Contra um mandande apático, o time nordestino voltou dos vestiários bem organizado para o segundo tempo pelo estreante técnico Jorginho e somou três pontos importantes na briga para fugir do rebaixamento. André fez o primeiro gol da partida, mas Souza, Neto e Gabriel viraram para o Bahia.

O resultado leva o Bahia aos 20 pontos, situação que garante a equipe visitante na 16ª posição, sem chances de ser ultrapassada por Palmeiras e Figueirense. O Santos, por sua vez, segue com 26 pontos e pode perder a décima colocação dependendo dos resultados da 20ª rodada.

Na próxima rodada, o time alvinegro vai à Ilha do Retiro, no Recife, enfrentar o Sport. O Bahia recebe no Estádio Pituaçu o São Paulo e espera dar sequência ao bom início de segundo turno na competição nacional.

Como já é rotina, Neymar começou bem a partida, sendo responsável pela maioria das jogadas de ataque da equipe paulista. A primeira dela foi aos 8min da etapa inaugural. O camisa 11 carregou a bola e buscou tabelar com Ganso e André. A tentativa não deu muito certo, mas numa confusão na entrada da área, André ficou com a sobra e desperdiçou a chance de abrir o placar, ao arriscar uma cavadinha, que saiu a direita da meta de Omar.

Aos 14min, Neymar dominou marcado por Jussandro na ponta direita e deu um "chute no vácuo" para enganar o jovem lateral esquerdo do Bahia. Com tranquilidade, o atacante santista alçou a bola na área na sequência, na cabeça de André, que pulou para fazer seu terceiro gol pelo clube alvinegro desde sua chegada no meio do ano.

A equipe da casa continuou a pressionar e teve nova oportunidade com Ganso, após bela jogada individual do argentino Patito Rodríguez. O camisa 10, porém, mostrou que a má-fase técnica continua e concluiu torto, de chapa, longe do gol adversário. Precisando do resultado, o Bahia reagiu e esboçou uma pressão. Ansiosa, a equipe visitante se precipitou no último passe e não conseguiu finalizar com perigo para Rafael. A grance chance dos visitantes foi criada no final do primeiro tempo, em um chute de longe de Helder.

Não conformada com a derrota, a equipe nordestina foi superior no início da etapa complementar e chegou ao gol de empate com o centroavante Souza. Aos 14min, o lateral direito Neto cruzou da entrada da área. A zaga do Santos levou vantagem em um primeiro momento, mas a bola sobrou para o camisa 9 girar e e igualar o marcador, batendo no contrapé do goleiro santista.

Quatro minutos depois, o atacante Gabriel sofreu falta cometida por Adriano da entrada da área. Na cobrança, Neto colocou sobre a barreira, que não pulou, e virou o jogo para a equipe visitante. A revelação do Bahia ainda deixou o seu gol, aos 27min, após nova jogada pelo lado esquerdo da defesa santista. Souza dominou e ajeitou Gabriel chutar, de primeira, da meia-lua e garantir a vitória virada.

SUL-AMERICANO SUB-20

Atleta de MS é titular na vitória que coloca Brasil no Mundial Sub-20

Após cumprir suspensão, Arthur Dias foi titular pela 6ª vez na competição, desta vez na lateral-direita, ou seja, ocupou todas as posições defensivas durante o torneio

11/02/2025 10h15

Arthur Dias foi titular mais uma vez no Sul-America Sub-20

Arthur Dias foi titular mais uma vez no Sul-America Sub-20 Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Cumprindo suspensão na última rodada por ter sido expulso contra o Uruguai, o campo-grandense Arthur Dias voltou ao time titular e participou da vitória que colocou, de forma oficial, a seleção brasileira sub-20 na Copa do Mundo da categoria.

Pela 3ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20, o Brasil enfrentou o Paraguai. Com 100% de aproveitamento em dois jogos, a seleção precisava vencer os paraguaios para garantir a classificação no mundial, do qual apenas os quatro melhores colocados asseguram vaga na competição que acontece em setembro e outubro no Chile.

O multifunções Arthur, que já atuou como zagueiro e lateral-esquerdo durante o torneio, pode adicionar mais uma posição na sua lista: lateral-direito. Ramon Menezes, treinador da seleção brasileira sub-20, escalou o campo-grandense no lugar que era de Igor Serrote, que foi expulso na vitória contra a Colômbia na última rodada.

Porém, o defensor não ficou muito tempo em campo, sendo substituído no intervalo pelo lateral-direito de origem Paulinho, da base do Vasco da Gama (RJ). Durante os 45 minutos que ficou em campo, o sul-mato-grossense efetuou dois cortes, duas interceptações, um desarme e acertou 79% dos passes (15 dos 19 tentados), recebendo uma nota 6,6 no Sofascore, site especializado em estatísticas esportivas.

Com gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson Santana, a seleção brasileira venceu por 3x1 e garantiu a classificação antecipada para a Copa do Mundo sub-20. Porém, ainda há dois jogos a serem feitos para decidir o título da competição: contra a Argentina, na quinta-feira (13), às 22h; e diante do Chile, no próximo domingo (16), ainda sem horário definido pela Conmebol.

Mundial sub-20

A Copa do Mundo da categoria acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro, no Chile, país que já está classificado automaticamente para a competição por ser país-sede.

Além do Chile e Brasil, outras 11 seleções já estão garantidas no torneio: Nova Caledônia, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Noruega, Ucrânia, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá.

A seleção brasileira tem cinco títulos mundiais da categoria, conquistados em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Este último, erguido há 14 anos, contava com um elenco recheado de jogadores que viriam a ser destaque na seleção principal no futuro, como: Philippe Coutinho, Casemiro, Oscar, Danilo e Alex Sandro.

Na última edição, disputada em 2023 e vencida pelo Uruguai, o Brasil decepcionou e foi eliminado por Israel, pelo placar de 3x2, nas quartas de final. Marcos Leonardo, revelado pelo Santos e atualmente no Al-Hilal (ARA), venceu a chuteira de prata, prêmio dado ao vice-artilheiro da competição.

Porém, mesmo com cinco títulos, a seleção brasileira não é a maior vencedora da Copa do Mundo Sub-20. Com seis títulos, a Argentina lidera este quesito, o último conquistado há 18 anos, em 2007, geração que tinha Aguëro, Dí Maria, Romero e Banega.

Campeões do Mundial Sub-20 por edição:

1977: União Soviética (Brasil ficou com o 3º lugar)
1979: Argentina
1981: Alemanha Ocidental
1983: Brasil
1985: Brasil

1987: Iugoslávia
1989: Portugal (Brasil ficou com o 3º lugar)
1991: Portugal (Brasil foi vice-campeão)
1993: Brasil
1995: Argentina (Brasil foi vice-campeão)
1997: Argentina
1999: Espanha
2001: Argentina
2003: Brasil
2005: Argentina (Brasil ficou com o 3º lugar)
2007: Argentina
2009: Gana (Brasil foi vice-campeão)
2011: Brasil
2013: França
2015: Sérvia (Brasil foi vice-campeão)
2017: Inglaterra
2019: Ucrânia
2023: Uruguai

VS PARAGUAI

Antes de a bola rolar em Caracas, o técnico Ramon Menezes pregou total respeito ao Paraguai tentando evitar a euforia na seleção brasileira. Queria a equipe concentrada e sem clima de "já ganhou". No discurso, alertou sobre a campanha de superação semelhante dos rivais, que também passaram aperto na fase de classificação.

Depois de levar 4 a 0 da Colômbia na estreia do hexagonal, os paraguaios se reabilitaram diante do Chile e queriam superar os brasileiros na tabela. Para isso, necessitavam ganhar a partida

Postados mais à frente e pressionando a saída brasileira, deram trabalho para Felipe Longo logo no início, com roubada de bola e batida forte de Aguayo. O goleiro espalmou, evitando que o Brasil levasse seu primeiro gol no hexagonal.

O jogo ficou alguns minutos parado por causa de lesão séria do paraguaio Max Duarte - acabou substituído chorando com problema não joelho - e o retorno veio com gol brasileiro. Gustavo Prado brigou com os marcadores e bateu sem ângulo. O goleiro aceitou.

A seleção ainda vibrava quando saiu o segundo. Contragolpe em velocidade, Wesley toca para Rayan ampliar em batida entre as pernas do goleiro. Com apenas 17 minutos, a esquadra verde e amarela tinha vantagem gigante.

Mas os valentes paraguaios não se abateram e descontaram de imediato. Cobrança de escanteio, a defesa deu mole e Aguayo surgiu livre, para descontar de cabeça. O jogo era repleto de chances de gols pela carência de marcação de ambos os lados. Rayan, cara a cara, mandou para o alto, enquanto a cobertura de Pedrinho passou raspando, e Felipe Longo fez milagre na cabeçada de León.

Mais adiantados pela necessidade da igualdade, os paraguaios assumiram o risco dos contra-ataques e viram o Brasil criar e desperdiçar boas chances na etapa final. Pedrinho parou no goleiro, Jair errou a cabeçada e Wesley optou por cruzamento ruim.

A resposta veio com Alfonso carimbando o travessão e depois em cobrança de falta nas mãos de Longo. O Paraguai ainda investia nos chuveirinhos, sem sucesso. Sem "fome" para buscar o gol do alívio, como já visto em todo o Sul-Americano, o Brasil se postou todo na defesa, passando por um sufoco desnecessário.

Já na reta final, porém, uma saída em velocidade definiu o jogo e a vaga. Pedrinho passou pelo marcador e bateu forte, o goleiro espalmou para a área e Alisson deslizou para fechar a conta. Ramon Menezes ainda trocou dois atacantes por defensores para segurar o resultado.

Classificação de momento

  • 1º - Brasil (9 pontos - 3 PJ)
  • 2º - Argentina (9 pontos - 3 PJ)
  • 3º - Colômbia (3 pontos - 3 PJ)
  • 4º - Paraguai (3 pontos - 3 PJ)
  • 5º - Uruguai (1 pontos - 3 PJ)
  • 6º - Chile (1 pontos - 3 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas
** Em negrito = aqueles que, por enquanto, estão se classificando ao Mundial Sub-20 (Chile já está classificado por ser país-sede da competição)

JOGOS DA PRÓXIMA RODADA

  • Paraguai x Uruguai | 13/02 | às 16h
  • Chile x Colômbia | 13/02 | às 18h30
  • Brasil x Argentina | 13/02 | às 21h

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

MULTIFUNÇÕES

Defensor de MS começou como atacante antes de sub-20 na seleção

Campo-grandense Arthur Dias, de 17 anos, já atuou como zagueiro e lateral-esquerdo neste Sul-Americano, e é o "homem de confiança" do treinador, mesmo sendo o mais novo do elenco

10/02/2025 10h45

Arthur Dias é o mais novo entre os jogadores brasileiros no Sul-Americano Sub-20

Arthur Dias é o mais novo entre os jogadores brasileiros no Sul-Americano Sub-20 Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Com apenas 17 anos, o campo-grandense Arthur Dias integra o elenco da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 e foi titular em todos os jogos até aqui. Porém, mesmo sendo um defensor, o jogador começou como atacante na base do Athletico (PR).

Em entrevista à CBF TV, o sul-mato-grossense contou um pouco sobre sua curta carreira até ser convocado pelo técnico Ramon Menezes para disputar a competição.

Durante os jogos em que atuou, ele fez os dois primeiros como zagueiro, sua posição original, e o restante participou como lateral-esquerdo. Porém, ele relatou que essa mudança de função não é uma novidade em sua jornada, tanto por clube, quanto pela seleção.

"Comecei como atacante, depois fui ponta e, no Sub-15 desci para a lateral-esquerda. Em 2022, fiz alguns jogos de lateral-esquerdo e sei jogar ali, me acostumei porque aos 15 anos comecei a jogar bem. Em 2023, virei zagueiro e gosto de jogar de zagueiro, mas faço a lateral-esquerda e, se precisar, faço outras funções também”, afirma Arthur.

Rodrigo Bellão, treinador que fez parte do desenvolvimento do campo-grandense na base do Athletico (PR), explicou como foi feita a mudança de atacante para zagueiro.

"Eu não podia colocar direto como zagueiro. Puxei para ponta, depois lateral e depois zagueiro. Até lateral foi indo bem, para virar zagueiro ele pediu para ir embora. Aí sentei sozinho com ele e conversei. Ele conta a história: 'não sei que o Bellão falou para mim, mas aquele dia ele mudou minha vida'", disse Bellão ao portal UmDois Esportes.

Além disso, ex-treinador de Arthur afirmou que Luiz Felipe Scolari, que comandou o time principal da equipe paranaense durante 2022, ano em que Arthur chega ao clube, gostou do futebol do menino.

“Foi o ano [da mudança de posição] que o Felipão estava e começou a gostar muito dele. Falei brincando: 'imagina treinadinho mesmo'. Ele cresceu, explodiu e foi convocado no mesmo ano", lembra Bellão.

Ainda, no decorrer de sua entrevista à TV da Confederação Brasileira de Futebol, Arthur falou sobre a sensação de ser o mais novo dentre os 23 convocados para representar a amarelinha no Sul-Americano Sub-20, além das brincadeiras que “sofre” dos demais justamente pela “pouca” idade.

“Fico muito feliz por ser o mais novo e representar o meu país, (quero) agradecer a confiança que os colegas, o treinador e a comissão têm em mim. É normal (brincarem comigo), sempre pegam no meu pé, Pedrinho e Wesley estão toda hora na minha cabeça. Na hora do rondo (jogo reduzido em que um grupo tenta manter a posse de bola enquanto outro busca roubá-la), eu sempre tenho que ser o primeiro a marcar. Quem é o mais novo, só se ferra”, reforça o campo-grandense.

No último jogo da "canarinho" na competição, Arthur ficou de fora por ter sido expulso contra o Uruguai na estreia do Brasil no hexagonal final. Mesmo assim, a seleção brasileira venceu os colombianos pelo placar de 1x0, e o defensor contou como foi assistir ao jogo e sofrer do lado de fora do campo.

"Foi muito difícil olhar meus companheiros jogando, sentindo a apreensão por não estar dentro de campo para ajudar. Mas graças a Deus, a gente conseguiu sair com a vitória, eu estava torcendo bastante. Foi um jogo muito difícil, a equipe da Colômbia é muito boa".

Nesta segunda-feira (10), a seleção volta a campo contra o Paraguai, às 16h (horário de MS), e pode selar a classificação ao Mundial da categoria, que acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro, no Chile. Com a suspensão já cumprida, há grandes chances de Arthur voltar ao time titular, atuando novamente pela lateral-esquerda.

Em caso de vitória, o Brasil chega aos 9 pontos em 3 jogos nesta fase final do torneio. “Se Deus quiser, a gente vai sair com o título e vai terminar todos os jogos com um grande desempenho."

Após a partida contra o Paraguai, a seleção ainda tem mais dois compromissos a serem cumpridos no Sul-Americano Sub-20: contra a Argentina, na quinta-feira (13), às 22h; e diante do Chile, no próximo domingo (16), ainda sem horário definido pela Conmebol.

Classificação de momento

  • 1º - Argentina (6 pontos - 2 PJ)
  • 2º - Brasil (6 pontos - 2 PJ)
  • 3º - Colômbia (3 pontos - 2 PJ)
  • 4º - Paraguai (3 pontos - 2 PJ)
  • 5º - Uruguai (0 pontos - 2 PJ)
  • 6º - Chile (0 pontos - 2 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas
** Em negrito = aqueles que, por enquanto, estão se classificando ao Mundial Sub-20 (Chile já está classificado por ser país-sede da competição)

JOGOS DESTA RODADA

  • Paraguai x Brasil - às 16h
  • Argentina x Colômbia - às 18h30
  • Chile x Uruguai - às 21h

Sul-Americano Sub-20

Ao todo, 10 seleções participam da competição. Elas foram divididas em dois grupos com cinco seleções cada. Nesta edição, o grupo A foi formado por Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Já o grupo B foi composto por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador.

Os três melhores de cada grupo (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Paraguai) foram à próxima fase, do qual é formado um sexteto com essas seleções classificadas. Diante disso, todos se enfrentam e aquele com maior pontuação é o campeão.

O primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados garantem vaga no Mundial Sub-20, que será disputado em setembro e outubro deste ano, no Chile. Obviamente, por ser país-sede, a seleção chilena já está garantida na competição.

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).