No dia 18 de dezembro, o Barcelona se sagrou campeão do Mundial de Clubes da Fifa no Japão, ao vencer o Santos por 4 a 0. Em decorrência da conquista, o clube catalão ganhou o direito de usar um escudo comemorativo na camisa.
O distintivo será usado pela primeira vez já nesta quinta, na partida contra o Osasuna, pela Copa do Rei da Espanha. No item, pode se visualizar o troféu da competição e a inscrição "Fifa World Champions 2011". Ela fará parte do uniforme barcelonista até a próxima edição do Mundial, no final de 2012.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, falou sobre a homenagem. "É um prazer para nós condecorar o FC Barcelona pela temporada memorável para o clube. Ganhar cinco grandes títulos em um só ano é uma proeza. Este escudo, que mostrarão os jogadores em suas camisas, recordará esse feito", afirmou, lembrando as vitórias no Campeonato Espanhol, na Liga dos Campeões e nas Supercopas Espanhola e Europeia, além, é claro, da conquista do mundo.
O técnico Pep Guardiola, eleito o melhor do ano pela entidade, seguiu o mesmo discurso. "Os jogadores devem ficar orgulhosos de exibir este escudo durante o próximo ano. Com o triunfo no Mundial de Clubes, no Japão, encerramos uma temporada fantástica. É uma honra receber da Fifa esta mostra de reconhecimento", declarou.