Esportes

show de socos

Bem antes de McGregor e Mayweather,
Ali levou milhões por luta

Bem antes de McGregor e Mayweather,
Ali levou milhões por luta

FOLHAPRESS

22/06/2017 - 15h41
Continue lendo...

 Muito antes de Conor McGregor e Floyd Mayweather anunciarem que se enfrentariam em um combate de boxe, outra lenda da arte suave protagonizou um duelo contra um adversário de outra modalidade.

Em 26 de junho de 1976, Muhammad Ali viajava ao Japão para enfrentar Antonio Inoki, um lutador de pro wrestler, a luta combinada famosa nos Estados Unidos e no Japão.

Assim como promete acontecer no duelo McGregor x Mayweather, a luta entre Ali e Inoki movimentou milhões. Para participar do confronto precursor das artes marciais mistas, a lenda do boxe recebeu US$ 6 milhões, enquanto o japonês ficou com US$ 2 milhões.

A "superluta" de 1976, porém, acabou se transformando em uma grande decepção. Combinada para 15 rounds, o duelo tinha tantas regras que acabaram "engessando" os dois lutadores. Inoki foi proibido de derrubar Ali, agarrá-lo ou chutá-lo acima dos joelhos. Os chutes, inclusive, só poderiam ser desferidos com um dos joelhos no chão.

O regulamento fez com que Inoki passasse quase a luta toda deitado no chão, enquanto Ali se mantinha em pé tentando escapar dos chutes. Em um determinado momento, a lenda do boxe foi encurralada e alvo de diversos chutes, que o obrigaram a escalar as cordas do ringue para escapar.

De acordo com Ian Wooldridge, jornalista do "Daily Mail" e testemunha do combate, a lenda do boxe terminou o duelo tendo desferido apenas seis socos. "Nunca teria aceitado a luta se soubesse que ele lutaria assim", criticou Ali à imprensa após a luta.

Depois de longos e intermináveis 15 rounds, a luta acabou em um insosso empate.

A aventura, porém, quase custou muito caro para Ali. De acordo com o dito por Bob Arum, promotor de boxe, a Thomas Hauser, biógrafo do boxeador, os sucessivos chutes na perna fizeram com que vasos sanguíneos da perna de Ali se rompessem. Ali correu o risco, inclusive, de ter sua perna amputada.

ROTEIRO

No relato de Arum, a luta era para ter um roteiro totalmente diferente. E a palavra "roteiro" seria utilizada em seu sentido literal. Inicialmente, os dois fariam um combate combinado, que terminaria por volta do sétimo round.

"Ali socaria Inoki por seis ou sete rounds. Ele sangraria muito e Ali pediria ao árbitro para parar a luta. No meio de um gesto humanitário, Inoki pularia em Ali e o derrubaria. Seria Pearl Harbor tudo de novo", disse Arum, em menção ao ataque japonês à base aérea norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao presenciar um treino de Inoki, porém, Ali teria percebido que o japonês não estava disposto a participar de um combate combinado. "Essa não é uma exibição, é uma luta real", teria dito o japonês ao norte-americano.

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Fernando Lopes é anunciado como o novo comandante do Naviraiense

O novo comandante chega a Naviraí nesta quarta-feira, onde deve conhecer a estrutura do clube e iniciar os trabalhos na montagem do elenco para a temporada de 2025

03/12/2024 18h30

Fernando Lopes conquistou o título estadual Sub-20 com o Operário Caarapoense

Fernando Lopes conquistou o título estadual Sub-20 com o Operário Caarapoense Foto: @polygon_fotografia

Continue Lendo...

Faltando pouco mais de 45 dias para o início do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025, os clubes do estado estão se movimentando no mercado de contratações. Na tarde desta terça-feira (3), o técnico Fernando Lopes, de 46 anos, foi anunciado como o novo comandante do Naviraiense. Ele estava emprestado pelo Operário Caarapoense e pediu demissão do clube após enfrentar problemas pessoais.

O técnico Fernando Lopes é considerado um dos mais promissores do estado por saber trabalhar com jovens talentos. Ele comandou o Caarapoense na conquista do título estadual Sub-20, levando o clube, pela primeira vez em sua história, à Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Antes de pedir demissão, Fernando Lopes comandou o Operário Caarapoense na Série B, mas, após quatro derrotas consecutivas, deixou o clube alegando enfrentar problemas pessoais.

Ele deve chegar a Naviraí apenas amanhã (4) para conhecer a estrutura de trabalho e iniciar a montagem do elenco para a temporada de 2025.

De acordo com o presidente Carlos Talão, a escolha pelo novo treinador se deu pela experiência que ele tem com jovens atletas.

"Acompanhamos o trabalho vitorioso no Operário Caarapoense no Sub-20, e essa também é a natureza do nosso trabalho: buscar jovens talentos e mesclar com jogadores mais experientes. Assim como fizemos no título da Série B, com alguns atletas do elenco campeão, vamos manter esse perfil de trabalho, aproveitando muitos jogadores da base e com idade mais baixa", explica.

O novo comandante do Naviraiense tem passagens pelo futebol nordestino, por times do interior paulista e também pelo Paraná Clube (PR).

 

Fernando Lopes conquistou o título estadual Sub-20 com o Operário Caarapoense

 

Assine o Correio do Estado

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Ex-Palmeiras e Fluminense, volante Jean é contratado pela Pantanal SAF

Além do experiente volante de 38 anos, o Pantanal SAF também tem acerto encaminhado com o atacante Thiago Ribeiro, ex-Santos e Cruzeiro. As negociações estão avançadas, e o clube segue confiante

03/12/2024 16h30

Jean, volante do Retrô

Jean, volante do Retrô Foto: Raphael Cunha/Retrô FC Brasil

Continue Lendo...

Com planos ambiciosos no futebol sul-mato-grossense, o Pantanal SAF confirmou, nesta tarde (3), a contratação do volante Jean Moreira, ex-jogador de São Paulo, Fluminense, Palmeiras e da Seleção Brasileira. Ele estava no Retrô (PE) e deve chegar a Campo Grande até o final desta semana. O clube também planeja agendar um evento nas próximas semanas para anunciar a contratação à imprensa e aos torcedores.

De acordo com o presidente do clube, Gilmar Ribeiro, conhecido como Mazinho, outros nomes de destaque nacional devem ser anunciados nos próximos dias. Outro alvo do clube é o atacante Thiago Ribeiro, ex-Santos e Cruzeiro, que nesta temporada passou pelo Catanduva Futebol Clube (SP) e pelo Patrocinense (MG).  

"Estamos empenhados em montar um time competitivo para alcançar grandes resultados no campeonato estadual da próxima temporada. Na semana passada, conversamos com o Jean e apresentamos o projeto do Pantanal SAF, que o agradou. Posso afirmar que há outros nomes apalavrados e, se tudo correr bem, faremos os anúncios nas próximas semanas."

Natural de Campo Grande, o experiente atleta, com cinco títulos brasileiros e vasta experiência na Seleção Brasileira, jogou nesta temporada pelo Retrô (PE), onde conquistou o título do Brasileirão da Série D.

Outro nome com o qual o Pantanal SAF iniciou conversas é o atacante Thiago Ribeiro. A negociação recebeu sinal positivo do atleta, e faltam apenas alguns detalhes no contrato para o anúncio do experiente jogador de 38 anos.

O Pantanal SAF não deve parar por aí. Outro nome que pode chegar a Campo Grande é o meio-campista Luiz Fernando Yamada, ex-Athletico Paranaense.

"A situação de Thiago Ribeiro e Yamada está avançada, e vamos nos reunir novamente com os atletas para apresentar os termos do contrato. Estamos confiantes de que tudo dará certo e, em breve, poderemos anunciar os nomes", relatou ao Correio do Estado o presidente Gilmar Ribeiro.

Jean, volante do Retrô Atacante Thiago Ribeiro tem conversas avançadas com o Pantanal SAF- Atacante Thiago Ribeiro tem conversas avançadas com o Pantanal SAF 

Estrutura de treinos 

O Pantanal SAF, antiga Portuguesa, desde o anúncio da primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em Mato Grosso do Sul, adotou o lema da mudança estrutural do futebol sul-mato-grossense.

Com o objetivo de surpreender com planos ambiciosos, o Pantanal SAF assinou, na última semana, o contrato para reformar o campo do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis) e ampliar o alojamento para receber atletas de fora da cidade.

"Além de contratar jogadores para montar um elenco competitivo, também precisamos de uma estrutura física adequada para receber os atletas. No caso do Jean, que já está com o contrato fechado, vamos fornecer moradia para ele, mas também precisamos de uma estrutura para os treinamentos, tanto para o time profissional quanto para as categorias de base", explicou.

Com o calendário brasileiro apertado, o Pantanal SAF tem pressa em apresentar seu elenco completo. A equipe de Campo Grande estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense no dia 19 de janeiro, contra o Dourados Atlético Clube, no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).