Esportes

ESPORTE

Brasil bate Cuba no handebol, e fecha 1º dia do Pan de Lima só com vitórias

Brasil bate Cuba no handebol, e fecha 1º dia do Pan de Lima só com vitórias

RAFAEL RIBEIRO

25/07/2019 - 08h24
Continue lendo...

Após o hasteamento da bandeira e as vitórias no vôlei de praia, o Brasil fechou o primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Lima com mais um momento de celebração. Estreando no handebol feminino, a equipe do espanhol Jorge Dueñas soube se comportar diante do bom time de Cuba e superou o rival por 29 a 20 no Ginásio Polideportivo 1, na Villa Deportiva Nacional, na capital peruana, durante a noite desta quarta-feira.

Depois de demonstrar um pouco de dificuldades diante da força física cubana no começo da partida, as brasileiras acertaram a marcação com o passar do primeiro tempo, viraram o marcador e assumiram o controle do jogo. Mesmo sem abrir uma larga vantagem, o time verde e amarelo foi para o intervalo com um triunfo parcial de 13 a 9.

A parada fez bem para o Brasil. Sem dar a menor oportunidade de reação para Cuba, a equipe sul-americana foi balançando as redes seguidamente, complicou o ataque rival e confirmou a estreia com o pé direito ao fazer um placar contundente: 29 a 20.

Atual pentacampeão, o time brasileiro conta com seis remanescentes do título mundial de 2013 – Ana Paula, Babi, Deonise, Duda Amorim, Elaine e Mariana Costa – e defende uma invencibilidade de 24 anos. Desde Mar del Plata (Argentina), em 1995, quando perdeu para os Estados Unidos na semifinal, o Brasil não sofre uma derrota na competição.

Com o resultado, a Seleção se junta a Porto Rico, que bateu o Canadá mais cedo, na liderança do Grupo A. A equipe de Jorge Dueñas volta às quadras já nesta quinta-feira, quando encara as canadenses, às 22h30 (de Brasília). Os melhores de cada chave vão à semi e apenas o campeão garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Desse modo, o Brasil fecha o primeiro dia do Pan-Americano apenas com vitórias. No vôlei de praia, Thiago e Oscar venceram Sebastian Valenciano e Victor Alpizar, da Costa Rica, por 2 sets a 0 (parciais de 21/13 e 21/14). No feminino, Carol Horta e Ângela, por sua vez, bateram a dupla Melanie Valenciana e Mannika Charles, de Ilhas Virgens, pelo mesmo placar (parciais de 21/8 e 21/7).

Confira os outros resultados do handebol nesta quarta-feira de Pan Americano:

Porto Rico 23×9 Canadá
República Dominicana 46×16 Peru
Argentina 26×15 Estados Unidos

Esportes

Novak Djokovic desiste de jogar o ATP de Doha sob alegação de fadiga

Sérvio já conquistou o título do torneio em duas ocasiões: 2016 e 2017

11/02/2026 23h00

Novak Djokovic

Novak Djokovic Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Vice-campeão do Australian Open após ser superado pelo espanhol Carlos Alcaraz em final de quatro sets, o sérvio Novak Djokovic anunciou nesta quarta-feira que não vai participar do ATP 500 de Doha, que será realizado entre os dias 16 e 21 de fevereiro, devido à fadiga.

A informação foi divulgada pelos organizadores do torneio, que lamentaram a ausência do tenista. "O Catar sentirá sua falta. Desejamos uma rápida recuperação", lamentou a organização por meio de suas redes sociais.

O sérvio já conquistou o título do torneio em duas ocasiões: 2016 e 2017. A sua última participação foi no ano passado, quando acabou sendo eliminado logo na estreia.

Dono de 24 títulos de Grand Slam, Djokovic resolveu rever seus planos após ser submetido a um grande desgaste físico no mês passado, quando disputou o Australian Open.

Aos 38 anos, ele vai dar uma atenção especial à parte física e agora centra o foco para competir no Masters 1000 de Indian Wells e Miami, agendados para o mês de março.

O espanhol Carlos Alcaraz, que já abriu a temporada com um título de Grand Slam, vai ser um dos cabeças de chave em Doha. Quem também está confirmado é o número 2 do mundo, o italiano Jannik Sinner.

Assine o Correio do Estado

Time da fronteira avança

Em noite inspirada de Martínez, 2 de Mayo se classifica na Libertadores

Goleiro fez defesas difíceis e defendeu um pênalti ainda no 1º tempo

11/02/2026 22h40

Martinez, goleiro do clube paraguaio

Martinez, goleiro do clube paraguaio Foto: Club 2 de Mayo / Twitter

Continue Lendo...

Em noite inspirada do goleiro Angel Martínez, o Club Sportivo 2 de Mayo, localizado no lado paraguaio da fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã se classificou de forma inédita à 2ª fase da Copa Libertadores. 

Com 90 anos de história, o "Galo Norteño", estreante na competição, avançou após empate em 1 a 1 fora de casa contra o Alianza Lima, do Peru. 

Vitoriosa na partida de ida, a equipe pedrojuanina asseguraria a classificação em caso de empate, conquistado graças ao ótimo desempenho do goleiro.  Apesar da pressão inicial do time da casa, o jogo seguiu equilibrado e a primeira grande defesa de Matínez foi realizada aos 34' do primeiro tempo. 

Após lance de bola na mão do defensor dentro da área, o goleiro pulou ao canto direito e defendeu a cobrança batida por Eryc Castillo. 

Na volta do intervalo, defendeu boa finalização do ex-corintiano Paolo Guerrero. Aos 14' da etapa complementar, novamente defendeu chute de Castillo. 

Seguro na defesa, o 2 de Mayo foi surpreendido por grande finalização do lateral Luis Advíncula, que chutou de pé direito e abriu o placar no Estádio Villanueva aos 17' da etapa complementar. 

Após o gol sofrido, o clube de Pedro Juan Caballero não se acovardou e seguiu firme na partida. Aos 26', o árbitro brasileiro Flávio Rodrigues de Souza viu pênalti de do goleiro rival Alejandro Duarte em Á.Gomez, marcação checada pelo VAR e finalização convertida por Ayala que bateu forte no centro do gol, sem chances para o time peruano.

Após o gol de empate, o time da fronteira ainda viu Martínez defender duas finalizações dentro da pequena área e garantir a classificação do clube paraguaio, que agora enfrentará o Sporting Cristal na 2ª fase do torneio. Botafogo e Bahia são os brasileiros nesta fase da competição, disputada entre os dias 18 e 25 deste mês. 

Competição

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio. Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa. O sorteio da fase de grupos acontece dia 18 de março. 

Assine o Correio do Estado 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).