A seleção brasileira feminina de vôlei estreia neste sábado em busca do bicampeonato olímpico. Se comparar as 12 convocadas em 2012 com as campeãs em Pequim 2008, metade do time foi alterado. Entretanto, entre as titulares, há apenas uma novidade: a levantadora. Quem deve comandar as ações durante os Jogos é Fernandinha, veterana de 32 anos, mas que estreou na seleção apenas neste ano, durante o Grand Prix. Dani Lins, mais uma novata em Olimpíadas, é a outra levantadora.
Fernandinha já estava nos planos de Zé Roberto desde 2009, mas não conseguiu atender à convocação por causa de problemas nas costas. Ela chega para suprir uma posição carente desde o fim dos reinados de Fernanda Venturini e Fofão. E, além de ter conseguido uma vaga para Londres, desbancou Fabíola, que era apontada como titular por Zé Roberto.
Nas demais posições, campeãs olímpicas em ação na equipe principal, com a oposta Sheilla, as ponteiras Jaqueline e Paula Pequeno, as centrais Fabiana e Thaísa e a líbero Fabi. Completam o elenco as estreantes Fernanda Garay, Adenízia, Tandara e Natália, confirmada no time nesta semana, já em Londres.