Esportes

JOGOS PAN-AMERICANOS 2019

Brasil conquista bronze no pólo aquático feminino

País segue em segundo lugar no quadro geral da competição neste sábado

Continue lendo...

No início da tarde deste sábado (10), penúltimo dia dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil garantiu mais uma medalha de bronze, mantendo-se em segundo lugar no quadro geral da competição. A vitória foi no polo aquático feminino, em que a equipe derrotou Cuba por 8 a 7. A expectativa é que o país consiga, amanhã, bater o recorde histórico de medalhas em disputa e superar o Pan de 2007, quando foram conquistados 52 ouros e 157 medalhas no geral. ​

Uma das maiores chances de ouro é com a equipe feminina de tênis de mesa, representada por Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jéssica Yamaha. No começo da tarde deste sábado, o trio ganhou de virada da equipe norte-americana por 3 a 2 e corre atrás da medalha de ouro hoje à noite, às 19h. A equipe masculina de tênis de mesa também tenta uma vaga na final e, neste momento, joga contra os Estados Unidos. 

A natação brasileira também termina hoje sua participação no Pan, com chances de ganhar medalha de ouro. Nas eliminatórias do início da tarde, o Brasil conseguiu vaga nas finais de todas as categorias -- seis, ao todo. A equipe brasileira é a favorita no revezamento 4x100m medley masculino. As finais são hoje à noite.

Karatê

As disputas na fase de grupos seguem durante a tarde na modalidade kumitê tanto feminina quanto masculina. Na categoria até 50kg, a brasileira Jéssica Linhares perdeu por 1 a 0 para a norte-americana Shannon Nishi. Ainda assim, ela vai para a semifinal, contra a mexicana Alicia Hernandez. Na categoria até 55kg, a brasileira Valéria Kumizake venceu por 1 a 0 a panamenha Yaremi Borzelli.

Patinação de velocidade

Gabriel Félix foi eliminado esta manhã na etapa classificatória dos 500m da patinação de velocidade. Ele ficou em terceiro lugar na segunda bateria, perdendo vaga para semifinal. Mas o patinador ainda pode conseguir medalha de ouro hoje, na final dos 10.000m masculino.

Corrida pelo bronze

A equipe brasileira feminina de Espada, composta por Nathalie Moellhausen, Victória Vizeu e Amanda Simeão, venceu hoje o México nas quartas de final e vai enfrentar Cuba na disputa pelo bronze. Já a equipe masculina de Sabre perdeu para a Colômbia, ficando de fora das semifinais. 

Nas quartas de final da luta olímpica, o brasileiro Antoine Braga ganhou do equatoriano Victor Mancheno. No entanto, perdeu para o cubano Oscar Pino na semifinal e vai lutar pela medalha de bronze às 18h30. 

Outra chance de bronze para hoje é no tiro com arco, com a equipe mista do arco composto. Depois de perder para a Guatemala na semifinal hoje de manhã, a busca pelo terceiro lugar será às 16h, contra a Colômbia. 

Mais expectativas

A vela é a modalidade que pode trazer mais pódios para o Brasil hoje. São cinco competições durante a tarde. Na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze precisam apenas largar e terminar a Medal Race -- corrida da medalha -- para garantirem o ouro, independentemente da posição em qual chegarem.

O país busca o pódio ainda hoje na final masculina de ciclismo de estrada, final feminina de basquete e nas finais de atletismo, judô e fisiculturismo. Ainda há as semifinais do vôlei feminino. No polo aquático, ainda há mais uma chance de medalha de bronze para o Brasil. Às 20h, a equipe masculina enfrenta a Argentina na busca pelo terceiro lugar. 

Quadro de medalhas

Os Estados Unidos continuam liderando com folga o quadro de medalhas, com 93 de ouro, 77 de prata e 73 de bronze. O Brasil está em segundo lugar, com 46 medalhas de ouro, 37 de prata e 60 de bronze. Em terceiro lugar está o México, que conquistou 33 ouros, 28 pratas e 54 bronzes. 

SUL-MATO-GROSSENSE

Ivinhema vence fora de casa e coloca "um pé" na final do Estadual

Com gol de Wendel, aos 11 minutos da segunda etapa, o Azulão fica bem próximo de voltar à decisão do Sul-Mato-Grossense após 10 anos, já que agora decide em casa

17/03/2025 09h45

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense Foto: Marcelo Berton

Continue Lendo...

Após liderar a fase inicial, o Ivinhema saiu na frente no primeiro jogo da semifinal e está próximo de voltar à decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense após 10 anos.

Com o primeiro jogo no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o Azulão do Vale tinha uma difícil missão, vencer o Águia Negra fora de casa, onde, até o jogo de ontem, o adversário tinha cinco vitórias e um empate em seis jogos na competição.

Porém, com certo favoritismo ao seu favor, o Ivinhema não se acovardou por jogar em território inimigo e foi para cima. No início da segunda etapa, após lançamento pelo lado direito, Wendel ganhou dos defensores na corrida e bateu no canto do goleiro para fazer o único gol da partida.

Após o tento, o Águia Negra ensaiou uma pressão, mas nada aconteceu. E o 1x0 permaneceu até o final.

Essa foi a primeira derrota do Águia Negra em casa na temporada e, do outro lado, o Ivinhema colocou “um pé” na final do Estadual, fase que não chega desde 2015, quando foi vice-campeão para o Comercial.

O jogo de volta acontece no próximo domingo (23), às 17h, no Estádio Saraivão. Ambas as equipes já se enfrentaram na casa do Ivinhema pela fase de grupos, partida com vitória do time mandante por 2x0.

NA OUTRA SEMIFINAL...

Na tarde deste domingo (16), pelo jogo de ida do outro lado da chave, Operário e SAF Pantanal empataram em 2x2, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Logo aos 4’ Tássio abriu o placar para os visitantes, após escorar a bola de cabeça entre os zagueiros operarianos. Dois minutos mais tarde, Bambello empatou para o Galo. Após falha da zaga adversária, o operariano bateu cruzado de perna direita e superou o goleiro Zuba.

No fim da primeira etapa, Raphinha marcou aos 41’ e colocou os mandantes em vantagem após bater de perna direita na entrada da área e não dar chances para o goleiro pantaneiro. A equipe alvinegra desceu para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Pantanal criou mais oportunidades e chegou ao empate aos 11’ com Léo Itaperuna, que marcou novamente de cabeça para os visitantes.

O jogo da volta será no sábado (22), às 16h, novamente no Estádio das Moreninhas, mas desta vez com o Pantanal como mandante.

SAIBA

Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano, do qual, nesta edição, participaram Operário e Dourados como representantes do Mato Grosso do Sul. Já a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro fica apenas com o campeão.

Assine o Correio do Estado

futebol

CBF anuncia data de eleições à presidência da entidade em 2025

Data é 24 de março, véspera do jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2026

16/03/2025 21h00

Prédio da CBF

Prédio da CBF DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, convocou oficialmente neste domingo a data da eleição para o cargo máximo da confederação: dia 24 de março, véspera do jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2026. Além do presidente, serão escolhidos oito vice-presidentes, três membros efetivos e mais três suplentes do Conselho Fiscal para mandato de quatro anos.

O manifesto da entidade prevê que as chapas deverão ser inscritas até cinco dias antes do pleito, ou seja, até a próxima quarta-feira, dia 19. Os candidatos ainda não estão confirmados e um dos nomes mais comentados era o do ex-atacante da seleção brasileira, Ronaldo, mas ele desistiu após alegar falta de apoio das federações estaduais.

O motivo que levou à saída do antigo jogador das eleições é o mesmo que configura Ednaldo Rodrigues como favorito, visto que, segundo ele, 23 das 27 filiadas indicaram "satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição". "Se a maioria com o poder de decisão entende que o futebol brasileiro está em boas mãos, pouco importa a minha opinião", escreveu o craque em postagem no Instagram.

Ronaldo precisava do apoio de pelo menos quatro das 27 federações, e de quatro clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Sem isso, ele sequer entraria na disputa. Pelas regras eleitorais da CBF, na eleição presidencial, o voto das federações tem peso três. Dos clubes da Série A é dois e dos clubes da Série B, um. Assim, é possível vencer o pleito somente com os votos das filiadas.

Ednaldo Rodrigues ocupa o cargo de presidência da CBF desde 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, quando assumiu como interino. Em 2022, foi eleito efetivamente. Um ano depois, em dezembro 2023, foi deposto por suspeitas de irregularidades no pleito em que foi vitorioso, sendo reinstalado no começo de 2024 através de uma liminar de Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A decisão de reintegrá-lo veio sob o risco da exclusão do Brasil da Copa do Mundo de 2026, já que a destituição de Ednaldo foi feita pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), caracterizando intervenção do judiciário em assuntos de autonomia das entidades esportivas. Tanto Fifa quanto Conmebol ameaçaram a CBF com a exclusão na época. Em fevereiro, a Justiça do Rio de Janeiro encerrou a ação.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).