Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FUTEBOL

Brasileirão e Copa do Brasil retornam em agosto e vão até fevereiro

Calendário revisado foi publicado pela CBF nesta quinta-feira (9), detalhando as datas das disputas nacionais
09/07/2020 18:31 - Nyelder Rodrigues


 

Foi publicado nesta quinta-feira (9) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o calendário revisado de competições de 2020, que confirma o reinício do Brasileirão em agosto, com encerramento em fevereiro, no modelo de pontos corridos por 38 rodadas. Além disso, a Copa do Brasil também será disputada no mesmo período.

Parado desde março por causa da pandemia da covid-19, o futebol vem sendo retomando gradualmente no Brasil. Por ora, apenas o Campeonato Carioca já está sendo disputado, mas outros estados já possuem data de reinício.

Segundo a CBF, as tabelas das séries A, B e C serão mantidas conforme originalmente anunciadas. O detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado no início da próxima semana com as diretrizes para realização das partidas - normas de operação que devem incluir também medidas de biossegurança.

No caso da Série A do Brasileirão, a competição será disputada entre os dias 9 de agosto de 2020 e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, assim como a Série B, que irá de 8 de agosto deste ano a 30 de janeiro do ano que vem.

Ambos torneios terão acesso e rebaixamento. Enquanto isso, a Copa do Brasil que ainda tem 11 rodadas para serem cumpridas, vai ser reiniciada no dia 26 de agosto, também encerrando só em 2021, no dia 10 de fevereiro. O regulamento segue o mesmo.

Já a Série C deve será disputada em 26 datas, de 9 de agosto a 31 de janeiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico realizado no mês de março deste ano.

Série D e Eliminatórias

Torneio com dois clubes de Mato Grosso do Sul na disputa, a Série D está prevista para ser retomada no dia 6 de setembro, com final em 7 de fevereiro. Os representantes do Estado nesta edição são Águia Negra, atual campeão de 2019, e Aquidauanense, o vice.

Segundo a CBF, o calendário confirmado pela Fifa prevê seis datas para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. São duas no mês de setembro, entre os dias 3 e 8, duas em outubro (dias 8 e 13), e duas em novembro, nos dias 12 e 17. Ainda não há previsão de retorno da Copa Sul-americana e da Copa Libertadores.

Já a maior competição regional do país, a Copa do Nordeste, ainda precisa disputar cinco rodadas, reiniciando em sua oitava e última rodada da primeira fase no dia 21 de julho. A Copa do Nordeste terá quartas e semifinais disputadas em jogo único.  

A decisão será em dois jogos, com o inicial marcado para 1º de agosto e o segundo para o dia 4 do mesmo mês. Os jogos terão como sede única o Estado da Bahia, modelo inédito nas competições do futebol brasileiro.

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.