Esportes

futebol

A+ A-

Aposta de Fernando Diniz, Brenner se firma e vira artilheiro do ano no São Paulo

Oportunista e eficiente, o jovem atacante foi decisivo para a classificação do clube paulista às quartas de final da Copa Brasil

Continue lendo...

Lançado no time profissional do São Paulo em 2017 por Rogério Ceni, Brenner virou a solução dos problemas do ataque da equipe treinada por Fernando Diniz. 

Oportunista e eficiente, o jovem atacante foi decisivo para a classificação do clube paulista às quartas de final da Copa Brasil ao marcar dois gols e se tornou o artilheiro são-paulino em 2020. O duelo terminou empatado em 2 a 2 e a vaga foi assegurada nas penalidades.

Quis o destino que Brenner fosse decisivo na eliminação do Fortaleza, treinado pelo técnico que o lançou para a equipe profissional do São Paulo. 

Se o Tricolor paulista oscila e ainda está longe de encantar o seu torcedor, a culpa não é do atacante de 20 anos, que se consolidou como titular e vem melhorando sua média de gols a cada jogo.

Brenner tem 11 gols em 21 jogos e passou Pablo, que tem nove, e Luciano e Daniel Alves (ambos com seis), para assumir a artilharia do São Paulo na temporada. 

O jogador ostenta uma média superior a 0,5 gol por jogo e vive a melhor fase de sua curta, mas promissora carreira. Ele balançou as redes sete vezes nas últimas seis partidas e comprovou que Diniz acertou em cheio ao colocá-lo entre os titulares no começo deste mês.

Nos dois confrontos diante do Fortaleza, Brenner foi responsável por marcar quatro dos cinco gols são-paulinos. O repertório de finalizações é vasto. No Morumbi, neste domingo, ele abriu o placar com um lindo voleio no canto esquerdo e anotou o segundo em arremate de primeira, sem deixar a bola cair. 

O jovem se destaca pelo bom posicionamento dentro da área e pelo alto índice de aproveitamento nas finalizações. É técnico, rápido e versátil, já que também pode atuar pelos lados.

Mas as atuações de destaque demoraram um pouco a vir. Algo comum na carreira de um atleta promissor, o jogador subiu das categorias de base para o profissional com muitas expectativas e teve dificuldade para deslanchar. 

Em 2018, em um ambiente turbulento, dentro de um clube que não conquista títulos desde 2018, e sob intensa pressão, o garoto marcou três gols em 25 aparições. 

Na temporada seguinte, foi emprestado para o Fluminense a pedido de Diniz e teve passagem discreta. Disputou seis jogos e deixou o clube carioca sem balançar as redes.

"O Brenner hoje vive um momento especial na carreira, na vida dele. É um garoto que tem uma aposta muito grande. Há jogadores que devido ao talento, sobem para o profissional com uma expectativa muito grande e se cria uma pressão enorme para um jovem de 16, 17 anos e que não é fácil administrar", analisou o goleiro Tiago Volpi, que enalteceu no companheiro o seu amadurecimento e a virtude de ter paciência para esperar a sua oportunidade.

"No caso do Brenner os anos que tem passado, o que tem acontecido nesse processo, para ele, foram benéficos. De até mesmo ter rodado no ano passado, pegado uma outra experiência no Fluminense e retornado nesse ano com mais sequência, principalmente depois da pandemia. Ele soube esperar, soube trabalhar. O Diniz faz um trabalho muito bacana com ele, já tinha levado ele para o Fluminense e, como eu falei, tudo tem seu tempo e sua hora e acho que esse período de maturidade do Brenner tem chegado e ele está cada vez mais pronto para assumir essa responsabilidade que ele está assumindo agora", acrescentou Volpi.

Diniz deu confiança a Brenner e apostou no atacante em um momento ruim do time, que havia sido eliminado da Libertadores. O jovem retribuiu com gols e conseguiu se afirmar. 

Suas atuações foram determinantes para as vitórias que mantiveram o treinador no cargo e resgataram a confiança da equipe em 2020. Ele personifica a arrancada do São Paulo, que briga entre os líderes do Brasileirão e tem chances de título na Copa do Brasil e sul-americana.

O técnico acompanha o jogador desde 2017, quando havia acabado de ser promovido aos profissionais, e teve participação fundamental na evolução do garoto. O comandante costuma conversar muito com seu elenco, especialmente os mais jovens, para entender a situação de cada um.

"Temos que saber se aproximar dos jogadores. A maior parte dos problemas não é tático, físico ou técnico. É saber oferecer um continente em que o jogador possa se sentir confortável. O Brenner eu levei para o Fluminense, entrava quase todo jogo. Quando saí, ele não foi mais relacionado. Pedi que se reintegrasse aqui. É muito talentoso, tem carisma do gol, é frio, técnico. Mas é jogador que precisa de apoio e tempo. Não dá para resolver o problema de todo mundo, mas quando tem a predisposição de ajudar a pessoa que está por trás do jogador", frisou Diniz.

Na próxima quarta-feira, Brenner deve fazer seu sétimo jogo seguido como titular pelo São Paulo, que enfrenta o Lanús, na Argentina, no duelo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana Mais uma oportunidade para o atacante melhorar ainda mais sua média de gols.

Esportes

"Dentro de casa, mostramos por que merecíamos ser campeões", diz atacante do Operário

Matheus Bidick marcou o primeiro gol do Operário na partida, e abriu caminho para o 13º título estadual

22/04/2024 13h10

Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Com a vitória, por 3 a 1, contra o Dourados Atlético Clube (DAC), o Operário voltou ao topo do futebol sul-mato-grossense, conquistando o 13º título estadual de sua história. Os gols do Galo foram marcados por Matheus Bidick, Pedrinho e Matheus Freire.

O clima estava tenso no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas. De um lado, o Operário precisava de uma vitória por dois gols de diferença, do outro, o DAC precisava segurar a vantagem de 1 a 0 conquistada na primeira partida.

A comemoração de Matheus Bidick após o gol. Gerson Oliveira/Correio do Estado

O primeiro tempo começou equilibrado, com o Operário propondo o jogo, mas de forma cautelosa. Aos 30 minutos, Matheus Bidick abriu o placar para o Galo, deixando tudo igual no agregado. Menos de 10 minutos depois, Bidick cruzou para Pedrinho, que ampliou o placar.

O terceiro gol veio aos 35 minutos do segundo tempo. Matheus Freire chutou cruzado de canhota e marcou.

Durante a comemoração, uma provocação no banco de reservas do Operário deu início a uma confusão, que envolveu jogadores, treinadores e comissão técnica. 

O jogador Hildo, do DAC, foi “tirar satisfação”, seguido por jogadores e equipe técnica. A briga paralisou a partida e resultou em dois cartões vermelhos para cada equipe, sendo um deles para o técnico do Dourados, Rogério Henrique.

O gol do DAC saiu apenas aos 59 minutos do segundo tempo, com Nonato.

Após a conquista, Matheus Bidick, autor do gol que abriu o placar para o Operário, relembrou a partida de ida e destacou a atuação de ontem como reflexo de toda a temporada.

“Feliz que a gente fez uma grande campanha. O primeiro jogo que fizemos da final não refletiu em nada o que a gente fez na competição. Dentro de casa, mostramos por que merecíamos ser campeões. Eu vinha sendo muito cobrado, e essa cobrança me fez querer mais. Hoje fui feliz, sendo coroado com um gol”, declarou.

O goleiro Elissom, que fez defesas fundamentais, também relembrou o baixo  desempenho em Dourados. 

Escreva a legenda aquiJogadores do Operário comemoram com a taça do Campeonato Estadual e aproveitam para fazer uma provocação ao Dourados. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

“Sabíamos que aqui, em casa, nós resolveríamos. Foi uma semana difícil, de trabalho, cobrança e críticas. O futebol é feito disso. Pegamos o clube com um calendário de apenas dois campeonatos, deixamos o clube com quatro competições para o ano que vem. Então, agora vamos festejar muito, porque o clube merece”, declarou o goleiro.

Muito emocionado após o fim da partida, o treinador Leocir Dall’Astra disse apenas “foram eles”, dando o mérito a seus jogadores.

Após a partida, o zagueiro do Dourados, João Teixeira, fez críticas ao gramado do Jacques da Luz.

“Eu creio que esse campo aqui impossibilita a prática do futebol bonito. O Operário tem seus méritos, mas eles montam o time já pensando nisso”, reclamou.

Os dois finalistas garantiram vaga para a Copa do Brasil de 2025, e o Operário ainda disputará a Série D do Brasileiro e a Copa Verde de 2025.

Confira a galeria de imagens da partida:

Assine o Correio do Estado.

Esportes

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Maranhense brilha na competição disputada em San Diego (EUA)

21/04/2024 21h00

Rayssa Leal ganhou o título da etapa de San Diego (EUA) da SLS (Liga Mundial de Street Skate) Foto: Julio Detefon / CBSK

Continue Lendo...

A brasileira Rayssa Leal conquistou, no final da noite do último sábado (20), o título da etapa de San Diego (EUA) da SLS (Liga Mundial de Street Skate). Já na disputa masculina Giovanni Vianna garantiu a segunda colocação.

A maranhense de 16 anos de idade somou 33,9 pontos na final da competição para garantir a primeira posição, ficando à frente da australiana Chloe Covel (prata com 29,8 pontos) e da japonesa Momiji Nishiya (bronze com 23,0 pontos).

Esta é a segunda medalha de Rayssa Leal na temporada da competição, após o vice-campeonato na etapa de Paris (França).

Na disputa masculina Giovanni Vianna somou o total de 33,4 pontos na decisão para assegurar uma medalha de prata para o Brasil.

O ouro ficou com o norte-americano Braden Hoban, que alcançou o total de 35,5 pontos.

A próxima etapa da SLS será disputada em Las Vegas (EUA), a partir do dia 25 de maio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).