Esportes

CALENDÁRIO

Campeonato Brasileiro não para durante jogos olímpicos

Serão cinco rodadas da série A durante os jogos Rio-2016

FOLHAPRESS

25/08/2015 - 20h20
Continue lendo...

Os jogos do Campeonato Brasileiro não vão parar durante a Olimpíada do Rio, em agosto do ano que vem.

A CBF divulgou nesta terça-feira (25) o calendário da próxima temporada, com cinco rodadas da Série A durante a Rio-2016. Além do Rio, o futebol terá partidas em mais cinco cidades -Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Salvador.

Levantamento da reportagem mostra que em três datas (3, 7 e 10 de agosto) ocorrerão rodadas do Brasileiro simultaneamente a jogos de futebol da Olimpíada no Engenhão (Rio), Itaquerão (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena da Amazônia (Manaus) e Fonte Nova (Salvador).

A CBF, apurou a reportagem, vai tentar organizar a tabela dos torneios do ano que vem para evitar que haja jogos das quatro divisões do Brasileiro, ou da Copa do Brasil e Sul-Americana, nos meios de semana, em cidades onde acontecerem confrontos da Rio-2016. Antes é preciso, porém, conhecer os participantes desses torneios.

Os clubes também podem ficar desfalcados por causa da competição. A seleção brasileira disputará o torneio com um time sub-23, como pede o regulamento, com três reforços acima dessa idade.

Na convocação para amistoso da seleção olímpica, que será realizado em 8 de setembro, o técnico Dunga (que acumula funções dos dois times) chamou 22 jogadores, sendo que 12 atuam em times brasileiros.

ELIMINATÓRIAS

A CBF evitou marcar jogos da Série A quando a seleção brasileira estiver atuando nas eliminatórias da Copa-2018, nos meses de março, setembro, outubro e novembro, algo que já havia feito para 2015.

No entanto, haverá partidas do Brasileiro logo no dia seguinte dos jogos do classificatório. Em outubro, por exemplo, o Brasil enfrentará a Venezuela fora de casa, e os jogadores teriam longo deslocamento para defender seu time no dia seguinte.

ESPORTES

Rayssa Leal confirma domínio e é pentacampeã do STU Pro Tour Rio

Etapa foi realizada na Praça Duó, no Rio de Janeiro

16/11/2025 20h00

Rayssa Leal

Rayssa Leal Alexandre Loureiro / COB

Continue Lendo...

Rayssa Leal confirmou o favoritismo e conquistou, na manhã deste domingo, o título do STU Pro Tour Rio no skate street. Foi a quinta vez que a brasileira venceu a etapa realizada na Praça Duó, no Rio de Janeiro, ampliando seu domínio na principal competição do calendário nacional.

A decisão colocou frente a frente Rayssa e a australiana Chloe Covell, repetindo uma rivalidade frequente nas últimas temporadas. Covell abriu a final com 70,55 pontos, mas Rayssa respondeu na primeira volta com 75,69, nota que se manteria como a melhor da disputa. O formato da final previa três voltas de 45 segundos e uma manobra extra ao fim de cada linha, deixando a definição em aberto até as últimas tentativas.

Na segunda volta, Covell mostrou consistência, mas errou a manobra extra e não conseguiu melhorar sua nota. Rayssa também desperdiçou a best trick, mantendo a disputa aberta. Uma pausa por causa da chuva adiou a terceira sequência de voltas, e, na retomada, a australiana voltou a falhar em dois movimentos decisivos, perdendo a chance de pressionar a brasileira.

Com a liderança assegurada, Rayssa entrou para a última tentativa já com o título encaminhado. A holandesa Keet Oldenbeuving completou o pódio.

"Estou feliz demais. É uma emoção muito grande. Consegui fazer o que queria, acertar as minhas voltas. Estou animada com tudo este ano. Fico muito feliz com a oportunidade de andar de skate aqui no Brasil", disse a campeã.

Assine o Correio do Estado

ESPORTES

Dupla com sul-mato-grossense derrota campeões olímpicos e avança no Mundial

A ivinhemense Vic Lopes e sua companheira já estão classificadas e, agora, disputam a primeira posição do Grupo A com as ucranianas

16/11/2025 15h00

A vitória de 2 a 1 sobre os suecos garantiu o segundo lugar do grupo para Saymon e George

A vitória de 2 a 1 sobre os suecos garantiu o segundo lugar do grupo para Saymon e George Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

Das sete duplas brasileiras que disputam o Campeonato Mundial de vôlei de praia, em Adelaide, na Austrália, seis passaram da fase de grupos e confirmaram vaga nas eliminatórias, que serão disputadas a partir de quarta-feira. Vitória e Hegê ainda têm chance de avançar e deixar o Brasil com 100% de seus atletas na próxima etapa.

No masculino, as três duplas estão classificadas. Neste domingo, George e Saymon derrotaram os atuais campeões olímpicos, David Ahman e Jonatan Hellvig, e asseguraram o segundo lugar no Grupo C, atrás dos conterrâneos André e Renato. Os brasileiros venceram por 2 a 1, com parciais de 24/22, 12/21, 15/12, e mandaram os suecos para a repescagem.

A liderança da chave ficou com André e Renato, que depois de perderem o duelo brasileiro na estreia se recuperaram e conquistaram duas vitórias seguidas. Neste domingo, André e Renato passaram pelos anfitriões Paul Burnett e Thomas Hodges de virada (18/21, 21/19, 15/10), no tie-break, assegurando a liderança da chave. 

Evandro e Arthur Lanci também têm vaga assegurada no mata-mata e disputam às 20h30 (horário de Brasília) deste domingo - manhã de segunda-feira na Austrália -, a primeira posição do Grupo D com os alemães Paul Henning e Lui Wüst.

No feminino, pelo Grupo A, a ivinhemense Victória Lopes e sua dupla Thâmela já estão classificadas e, agora, disputam a primeira posição do Grupo A com as ucranianas Tetiana Lazarenko e Daria Romaniuk, enquanto Carol e Rebecca enfrentam Valentyna Davidova e Anhelina Khmil, também da Ucrânia, pela liderança do Grupo B.

As campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia contaram com a desistência das checas Marie-Sara Stochlova e Marketa Svozilova para consolidar a primeira posição do Grupo F. Já a dupla formada por Vitória e Hegê perdeu para as americanas Taryn Brasher e Kristen Nuss por 2 a 0, parciais de 21/11 e 21/19, e precisarão vencer as checas Kylie Neuschaeferova e Martina Maixnerova, neste domingo, para avançar no Grupo C.

No Campeonato Mundial, 28 das 48 duplas se classificam diretamente para a segunda fase e aguardam outras quatro parcerias vindas da repescagem. A partir daí, o torneio continua em sistema de eliminatória simples até a final. Maior vencedor da competição, o Brasil conquistou uma prata na última edição, no México, em 2023, com Duda e Ana Patrícia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).