Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

JUDÔ

Campeonato Estadual de Judô Funcional começa neste sábado através de plataforma online

Atletas realizarão golpes e exercícios de casa, que serão avaliados virtualmente por árbitros
03/10/2020 14:33 - Alicia Miyashiro


A primeira edição do Campeonato Estual de Judô Funcional terá início neste sábado (3). A competição é organizada pela Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), em apoio com o Governo do Estado e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Pela primeira vez, o Campeonato acontecerá de forma virtual, devido às medidas de proteção contra o Covid-19. As transmissões ao vivo acontecerão no canal oficial da entidade no Youtube e segue até o dia 9 de outubro.

O evento, que estava agendado para o dia 23 de setembro em forma de comemoração aos 40 anos da FJMS, teve de ser adiado em razão da atualização para a nova plataforma e avaliação das disputas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da entidade.

A comunidade do Caminho Suave participará do torneio, que servirá também como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Funcional, realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em 28 de outubro.

Conforme explicação da FJMS, os judocas, em suas residências, deverão executar movimentos de golpes da modalidade e exercícios físicos, que serão avaliados pela comissão de árbitros coordenada pela Federação.

As classes que entrarão na disputa são: classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veteranos, nas categorias de peso leve e pesado, nos gêneros masculino e feminino.

Totalizando 115 atletas (78 no masculino e 37 no feminino) de 13 clubes.

De acordo com o regulamento, ganhará o atleta que fizer o maior número de repetições de golpes válidos, dentro do tempo de cada classe.

Nos casos de empate, haverá um tempo extra até que haja um campeão.

“É uma competição que, mesmo virtual, vai aproximar os atletas das mais diversas localidades ao longo de uma semana, mobilizando toda a comunidade do judô sul-mato-grossense neste momento atípico pelo qual o mundo passa”. Conta o presidente da FJMS, José Ovídio da Silva.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda explica que medidas precisaram ser estudadas, para que o evento não fosse cancelado. “Nesse cenário de pandemia, é muito interessante observar a Federação Estadual de Judô em busca de adaptação a este 'novo normal', com estratégias inteligentes para manter o esporte vivo e os atletas motivados”

 
 

Confira abaixo, o cronograma do evento:

03/10 (sábado)

— Abertura oficial (15h30)

— Fase eliminatória: sub-18 (16h), sub-21 (16h45) e sênior (17h30)

06/10 (terça-feira)

— Fase eliminatória e finais: sub-13 (19h30) e sub-15 (20h15)

08/10 (quinta-feira)

— Fase eliminatória e finais: veteranos 1 (19h30) e veteranos 2 (20h)

09/10 (sexta-feira)

— Finais: sub-18 (19h30), sub-21 (19h50) e sênior (20h20)

 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!