Nessa sexta-feira (17) e sábado (18), Campo Grande recebe mais uma competição esportiva. Dessa vez, são os pequenos atletas da natação que disputarão as medalhas do Festival Centro-Oeste Mirim-Petiz de Natação, que acontece no Rádio Clube.
Essa é a competição de clubes mais importante para os atletas dessa categoria. Ao todo, estão inscritos 260 nadadores, entre 9 e 12 anos de idade, que representarão 26 clubes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e São Paulo, que está na edição como convidado.
A funcionária pública, Michelle Bittar Nobre, é mãe de três competidores, que treinam de segunda a sábado, de duas a três horas por dia. Helena, de 12 anos; Catarina e João, ambos de 10 anos, participam de competições há alguns anos. A mãe comenta que esse é o terceiro Centro Oeste da filha mais velha e o primeiro dos mais novos.
"Para essas categorias, Mirim (9 e 10 anos) e Petiz (11 e 12) ainda não tem Campeonato Brasileiro, só a partir dos Infantil (13 e 14), por isso o Centro Oeste é tão importante", aponta Michelle.
Sempre em família, a funcionária pública relata que é sempre um nervosismo ver os filhos competir, mas também uma sensação de orgulho de ver a dedicação e coragem diária dos jovens atletas de encararem as competições, independente do pódio.
"O esporte, fora de competição, agrega muito as crianças, pois traz a atividade física, o convívio social, o esforço na busca de um objetivo", finaliza Bittar.
A competição é dividida em quatro categorias, com 60 provas individuais e 10 revezamentos. Aos interessados em assistir o evento, o local abre às 8h40, e as provas iniciam às 9hrs dessa sexta-feira.