Esportes

STOCK CAR 2019

Campos segura Serra e vence em Santa Cruz do Sul. Camilo, Fraga e Casagrande abandonam

Campos segura Serra e vence em Santa Cruz do Sul. Camilo, Fraga e Casagrande abandonam

RAFAEL RIBEIRO

21/07/2019 - 11h13
Continue lendo...

A abertura da rodada dupla de Santa Cruz do Sul teve Júlio Campos como grande vencedor da corrida 1 na manhã deste domingo (21). Mas também não é errado dizer que, em termos de título, o maior vitorioso da prova foi Daniel Serra. Campos coroou uma jornada absolutamente perfeita com vitória de ponta a ponta, exceção feita às voltas durante a janela de pit-stops obrigatórios. A vitória apenas ratifica o paranaense da Prati-Donaduzzi como um dos grandes nomes da temporada. Serra bem que tentou, mas terminou em um segundo lugar com sabor de triunfo em razão do abandono de Thiago Camilo em virtude de quebra do motor.

Na quarta volta da corrida, Camilo engatou uma marcha e, na mesma hora, viu o motor fumar. Como consequência, o carro acabou por espalhar óleo na pista, o que prejudicou muitos pilotos que vinham atrás. O maior prejuízo ficou com Felipe Fraga e Gabriel Casagrande, que perderam o controle dos seus carros e abandonaram, com o piloto da Cimed batendo forte na barreira de pneus. Para Camilo, prejuízo enorme, já que o piloto também não vai largar na corrida 2.

Para Júlio Campos, a vitória foi especial por ter sido a primeira na Stock Car desde a etapa de Tarumã em 2016. Para a equipe chefiada por Rodolpho Mattheis, igualmente especial em meio a um período de indefinição por conta do anúncio da saída da farmacêutica Prati-Donaduzzi como patrocinadora principal no fim da temporada.

Quem se deu bem e fechou o pódio foi Átila Abreu, da Shell V-Power, que garantiu o último lugar no pódio. Um terceiro lugar que veio na esteira de muita luta depois de o sorocabano segurar a pressão de Max Wilson, que cruzou a linha de chegada em quarto. Ricardo Zonta, também da Shell V-Power, fechou o top-5. Galid Osman fez ótima prova e terminou em sexto depois de ter largado em 13º. Cacá Bueno foi o sétimo, seguido por Bruno Baptista, Rubens Barrichello e Lucas Foresti, que vai abrir o grid da corrida 2.

Na classificação do campeonato, Serra assumiu a liderança e agora soma 147, contra 131 de Camilo. Barrichello tem 128, contra 120 de Campos, 116 de Maurício, enquanto Fraga ficou com 94 tentos.

Saiba como foi a corrida 1 da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car


Júlio Campos manteve a ponta depois de largar na pole. Thiago Camilo colocou seu carro lado a lado, mas na sequência da volta foi ultrapassado por Daniel Serra, que subiu para segundo. Quem ganhou uma posição foi Felipe Fraga, de quinto para quarto, enquanto Valdeno Brito caiu de sexto para oitavo. Átila Abreu foi quem mais ganhou colocações dentre os primeiros e subiu de décimo para sexto, sendo seguido pelo seu companheiro de equipe Shell V-Power, Ricardo Zonta.

Mais atrás, quem fazia sua corrida de recuperação era Rubens Barrichello, que largou em 20º, mas completou as primeiras voltas em 16º lugar.

Com forte ritmo de corrida, Serra passou a atacar Campos na luta pela liderança da corrida. Mas Júlio, mesmo com o #29 acionando o botão de ultrapassagem, conseguiu se manter bem na frente. Até que a história da corrida mudou drasticamente na quarta volta. Ao engatar uma marcha, Camilo teve de lidar com a quebra do motor do carro. O problema acabou por espalhar óleo na pista, e quem vinha atrás perdeu o controle dos respectivos carros. Felipe Fraga bateu forte na barreira de pneus e abandonou, assim como Gabriel Casagrande e o próprio Camilo. Valdeno e Ricardo Maurício escaparam, mas conseguiram voltar para os boxes. Safety-car na pista.

Fraga se mostrou bastante irritado com Camilo. "O motor dele quebrou na curva 1 e ele quis fazer a pista inteira com o motor quebrado", disparou o piloto da Cimed. Casagrande lamentou a forma como abandonou a corrida. "É uma pena, porque o carro estava muito bom. Não podemos abaixar a cabeça e vamos para a próxima".

O abandono de Camilo comprometeu não apenas a disputa da primeira corrida, mas também da segunda. O resultado de Santa Cruz do Sul compromete diretamente sua luta pelo título.

A corrida foi retomada com bandeira verde na nona volta. Campos manteve a ponta, com Serra em segundo e Ricardo Zonta em terceiro, seguido por Átila Abreu e Max Wilson, com Galid Osman aparecendo em uma boa sexta colocação, enquanto Barrichello aparecia em décimo, logo à frente do argentino Agustín Canapino. A posição de Rubens era excelente quanto ao grid invertido para a corrida 2.

A sequência da corrida reservava a abertura da janela para a troca de pneus. Antes, Diego Nunes enfrentava problemas no carro #70 da KTF e ficava lento na pista. A série de paradas obrigatórias nos boxes foi aberta quando restavam 17 minutos para o fim da corrida. Dentre os líderes, Serra fez seu pit-stop antes de Campos, que aproveitou a pista livre para tentar abrir vantagem e se manter na frente. Mais atrás, em meio a um pelotão cheio, Gaetano di Mauro fazia a ultrapassagem na raça e superava Denis Navarro.

Na volta do seu pit-stop, Campos voltou à frente, com uma vantagem consistente em relação a Serra. E Barrichello foi o último dentre os melhores colocados a fazer a parada obrigatória. Depois do fim da janela, Campos reassumiu a liderança com 2s5 de vantagem para Serra, enquanto Átila Abreu aparecia em terceiro, seguido por Max Wilson e Zonta fechando o top-5.

Nas voltas finais, Átila e Max lutaram pelo pódio em Santa Cruz do Sul, mas o sorocabano da Shell V-Power conseguiu se defender bem. Daí em diante, a corrida ficou praticamente definida, restando a bandeira quadriculada que coroou a grande jornada de Júlio Campos no interior gaúcho.

Stock Car 2019, Santa Cruz do Sul, corrida 1, final:

1 J CAMPOS Prati Donaduzzi 42:13.596 27 voltas
2 D SERRA RC Eurofarma +1.067  
3 A ABREU Shell V-Power +8.033  
4 M WILSON RCM +8.847  
5 R ZONTA Shell V-Power +16.259  
6 G OSMAN Shell Helix Ultra +26.323  
7 C BUENO Cimed +28.418  
8 B BAPTISTA RCM +29.340  
9 R BARRICHELLO Full Time +30.833  
10 L FORESTI Vogel +35.997  
11 A CANAPINO Hot Car +36.463  
12 R SUZUKI Hot Car +36.952  
13 P CARDOSO Hot Car +1:26.420  
14 C RAMOS Blau +1 volta  
15 G DI MAURO Shell Helix Ultra +1 volta  
16 N PIQUET Full Time +1 volta  
17 D NAVARRO Cavaleiro +1 volta  
18 M COLETTA Crown +1 volta  
19 F LAPENNA Cavaleiro +1 volta  
20 G LIMA Vogel +1 volta  
21 M GOMES KTF +2 voltas  
22 R MAURÍCIO RC Eurofarma +2 voltas  
23 B FIGUEIREDO A. Mattheis +7 voltas  
24 A KHODAIR Blau +12 voltas  
25 D NUNES KTF +12 voltas  
26 V BRITO Prati Donaduzzi +18 voltas  
27 G CASAGRANDE Crown +20 voltas  
28 T CAMILO A. Mattheis +23 voltas  
29 F FRAGA Cimed +23 voltas  

CATEGORIA

Campo-grandense faz golaço de falta contra o Fortaleza pelo Nordestão

Revelado pelo Comercial, Luan Rodrigues fez dois gols na vitória do Sousa-PB diante da equipe cearense, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste

20/03/2025 09h45

Campo-grandense Luan Rodrigues, autor de dois gols contra o Fortaleza na Copa do Nordeste

Campo-grandense Luan Rodrigues, autor de dois gols contra o Fortaleza na Copa do Nordeste Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Revelado pelo Comercial em 2015 e nascido em Campo Grande, o meia Luan Rodrigues fez dois gols na vitória do Sousa-PB diante do Fortaleza, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (19).

A equipe paraibana entrou para esta partida precisando de um resultado positivo para se manter vivo na competição regional, já que apenas os quatros primeiros colocados de cada grupo se classificam às quartas de final. Já o clube cearense foi para o jogo com a classificação praticamente encaminhada e precisava de um empate para garantir a vaga na próxima fase.

Aos 30 minutos da primeira etapa, Luan recebeu lançamento pela esquerda, fintou dois jogadores adversários e contou com a “sorte” do desvio para a bola parar nos fundos da rede. Porém, três minutos depois, Yago Pikachu roubou a bola no meio-campo e lançou para Kervin Andrade estufar o gol com um chute cruzado.

No segundo tempo, aos 12 minutos, o campo-grandense cobrou uma falta próxima à área com perfeição e matou o goleiro Brenno do Fortaleza. Ainda, o defensor Wellisson, do Sousa-PB, foi expulso aos 28 minutos, mas nada aconteceu e o jogo terminou 2x1 para os mandantes.

Com isso, a equipe paraibana chegou aos 6 pontos na quarta colocação, enquanto o Fortaleza estagnou nos 9 pontos na terceira posição. Ambos os times estão no grupo A e se classificando ao mata-mata da Copa do Nordeste.

A próxima rodada será a última desta fase, que ocorrerá na próxima quarta-feira (26). O Sousa-PB enfrenta o Ferroviário-CE, fora de casa. Já o Fortaleza recebe o CRB-AL, no Castelão.

Agora, pelos próximos dois finais de semana, o Luan e companhia terão a missão de erguer a taça do Campeonato Paraibano. Nos dias 23 e 30, o Sousa-PB, atual campeão, enfrenta o Botafogo-PB, maior campeão com 30 títulos, pela grande decisão, com o jogo de volta sendo na casa do adversário.

Trajetória - Luan Rodrigues

Nascido no dia 16 de julho de 1996 em Campo Grande, Luan Rodrigues começou sua trajetória profissional no tradicional Comercial. No clube campo-grandense, conquistou o Sul-Mato-Grossense de 2015 e o vice-campeonato em 2016.

Desde então, sua carreira é baseada em rodar por clubes de vários estados do país. Por exemplo, o meia já atuou pelo Luverdense (MT), Jacobina (BA), Uberlândia (MG), Remo (PA), São Paulo (RS), Porto (BA), além de equipes do estado, como Portuguesa (atual SAF Pantanal), Aquidauanense, Dourados, Novoperário e União.

Além do Sul-Mato-Grossense de 2015, o campo-grandense conquistou o Paraense pelo Remo, em 2022, e a segunda divisão do estadual em 2023, com a camisa da Portuguesa.

Assine o Correio do Estado

EM BREVE

Superliga feminina pode chegar a Campo Grande após sucesso de jogos masculinos

Segundo Fabiano Rodrigues, organizador do evento, Minas ou Flamengo são as equipes mais prováveis de jogarem na capital, mas partida deve acontecer no final do segundo semestre deste ano ou em 2026

19/03/2025 10h45

Minas ou Flamengo podem vir a Campo Grande em breve

Minas ou Flamengo podem vir a Campo Grande em breve Foto: Montagem

Continue Lendo...

A quatro dias de Sada Cruzeiro x Vôlei Suzano pela Superliga Masculina, Campo Grande pode receber o naipe feminino da competição em breve, segundo Fabiano Rodrigues, organizador dos dois jogos trazidos à capital sul-mato-grossense.

De acordo com resposta enviada à reportagem, Fabiano afirma que está em negociações para trazer a Superliga feminina na próxima temporada, que começa em outubro deste ano, mas ainda não há nada confirmado.

Ainda segundo ele, há duas equipes que atraem interesse: Minas Tênis Clube (MG) e Sesc RJ Flamengo. Atualmente, o clube mineiro ocupa a segunda posição nesta atual temporada, com 48 pontos em 21 jogos, sendo 17 vitórias. Já o time carioca está na sexta colocação, com 39 pontos, sendo 12 triunfos.

O Minas é um dos grandes expoentes da vôlei feminino no Brasil, 15 títulos nacionais e oito do Campeonato Sul-Americano de Clubes. Hoje, conta com jogadoras estreladas no elenco, como a central Thaísa Daher, campeã olímpica duas vezes (2008 e 2012) e bronze em Paris-2024, a ponteira Pri Daroit, prata no Mundial de 2022 com a seleção brasileira, e Julia Kudiess, também prata no Mundial há três anos.

Já o Flamengo é treinado desde 2021 pelo técnico Bernardinho, que já conquistou dois ouros (2004 e 2016) e duas pratas (2012 e 2008) nas Olímpiadas com a seleção masculina e um bronze (1996) com a feminina. Recentemente, assinou com oposta e ponteira Tainara Santos, de 25 anos e medalhista com a seleção em Paris-2024, mas ainda resta o anúncio oficial por parte do clube carioca. Mikaela Hestmann, ponteira de 17 anos e uma das maiores revelações brasileiras no esporte, também compõe o elenco flamenguista.

No último dia 14, ambas as equipes se enfrentaram pela competição nacional, com vitória "fácil" da equipe mineira, com parciais de 27/29, 25/19, 25/23 e 25/22. Porém, em novembro do ano passado, ainda na atual temporada, foi a vez da equipe carioca vencer por 3 sets a 1, com parciais de 25/14, 19/25, 25/13 e 25/23.

A presença da Superliga feminina em Campo Grande pode acontecer devido ao sucesso de vendas nos dois jogos do masculino. Em dezembro, 6 mil pessoas assistiram Vôlei Renata (SP) x Vedacit Guarulhos (SP), com vitória dominante por 3 sets a 0 da equipe do levantador Bruninho.

Já no próximo domingo (23), é a vez de Sada Cruzeiro (MG) e Vôlei Suzano (SP) jogarem com casa cheia na capital sul-mato-grossense, a partir das 17h. De acordo com Fabiano, três mil ingressos foram vendidos para este jogo, mas as vendas continuam com cinco tipos diferentes de ingresso no site totalingressos.com:

  • Arquibancada - R$ 60,00
  • Arquibancada infantil - R$ 35,00
  • Cadeira - R$ 120,00
  • Cadeira infantil - R$ 60,00
  • Experiência em quadra, com open food e bar - R$ 350,00

Ainda, antes do jogo principal da noite, os fãs poderão assistir um duelo de "aquecimento" entre Sesi MS e Sesi SP, pelo sub-17, a partir das 13h30.

Cruzeiro e Suzano

Hoje, o Sada Cruzeiro é o principal time de vôlei em solo brasileiro. Somente em 2024, a equipe mineira conquistou cinco títulos: Sul-Americano de Clubes, Copa Brasil, Mineiro, Supercopa e Mundial de Clubes. Além disso, é o segundo colocado da Superliga 24/25, com 45 pontos (16 vitórias e três derrotas), torneio que é o maior campeão, com oito títulos. No elenco, conta com jogadores estrelados e conhecidos do público, como os campeões olímpicos Lucão, Wallace e Douglas Souza.

Já o Suzano (SP) não tem grandes títulos, assim como seu adversário, muito pela criação recente da equipe profissional, que aconteceu há três anos e meio. Em 2021, foi campeão da Superliga C (Etapa de Suzano) e, no ano seguinte, campeão da Superliga B. Na década de 90, chegou a ser conhecida como "Capital do Vôlei", impulsionada pelas conquistas expressivas do antigo time do município.

Atualmente, a equipe do interior paulista ocupa a 6ª colocação, com uma campanha bem equilibrada. São 29 pontos conquistados em 20 jogos, sendo nove vitórias e 11 derrotas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).