Na final mais esperada desta quarta-feira, no Mundial de natação em piscina curta, disputado em Dubai, o Brasil garantiu sua primeira medalha: o bronze no 4x100 livre masculino. Nicolas Santos abriu a prova para o Brasil, entregando abaixo das três primeiras posições. César Cielo caiu na água, recuperou o espaço perdido e assumiu a ponta. Marcelo Chierighini e Nicolas Oliveira fecharam a final em 3min05s74.
A França venceu a disputa, ficando com o ouro e a Rússia terminou com a prata. O selecionado brasileiro ficou a frente de grandes potências do esporte como Estados Unidos e Australia. O Mundial, disputado em Dubai, marca a volta das competições sem as roupas especiais, que ajudam no deslize e na flutuação na água.
O brasileiro Felipe França, competindo nos 100m peito, disputará a final com o segundo melhor tempo do Mundial e é esperança de medalha. Quem também garantiu seu lugar na decisão foi Guilherme Guido, nos 100m costas, com o quinto tempo, e Kaio Márcio, nos 100m borboleta.
O primeiro ouro do Mundial saiu nesta quarta-feira, nos 200m livre masculino. A prova, sem brasileiros ¿ Fernando Ernesto e Rodrigo Castro ficaram de fora ¿, teve a presença do atual recordista mundial Paul Biedermann (ALE), que terminou apenas em quinto. O americano Ryan Lochte, 1min41s08 de prova, ficou com ouro. Danila Izotov, da Rússia, foi prata e Oussama Mellouli, da Turquia, levou o bronze.
As mulheres caíram na água para as semifinais dos 50m peito. Rebecca Soni cravou 30s00 e venceu a primeira semi, seguida da jamaicana Alia Shanne Atkinson e da chinesa Wang Randi, que garantiu o sétimo melhor tempo para a final. Na segunda classificatória, a chinesa Zhao Jin se garantiu com o melhor tempo ao marcar 29s96.
O primeiro brasileiro a competir foi Guilherme Guido, na semifinal dos 100m costas. No seu terceiro mundial, Guido liderou os primeiros 50m e terminou a bateria em terceiro. O tempo de 50s83 foi a quinta melhor marca e garantiu sua vaga na final, a ser disputada na próxima quinta-feira.
Nesta quarta-feira também saíram as medalhistas dos 200m borboleta. A espanhola Mireia Belmonte Garcia ficou com o ouro e cravou o recorde do campeonato: 2min03s69. A britânica Jemma Lowe levou a prata e o bronze ficou com Petra Granlund, da Suécia.
Nos 100m peito masculino, Felipe França, de 23 anos, foi muito bem na saída e nas viradas, perdeu ritmo na segunda metade da prova, mas estará na final. O tempo de 57.19, foi o segundo melhor entre todos os competidores.
Quem também nadou bem nesta quarta-feira foi Kaio Márcio, que vai com chances de medalha para a final. O brasileiro assegurou a vaga nesta terça-feira, ao nadar os 100m borboleta para 50s62 ¿ a terceira melhor marca.
Já Fabíola Molina, no seu quinto Mundial, competiu na semifinal dos 100m costas. Nadando na raia sete, Molina fez 58s63, ficou com o 11º tempo, e está fora da final da modalidade.
Em outra final disputada nesta quarta-feira, a espanhola Mireia Garcia conquistou sua segunda medalha de ouro (4min24s21), nos 400m medley, seguida das chinesas Ye Shiwen e Li Xuanxu, com prata e bronze, respectivamente.
Os melhores nadadores do mundo estão reunidos em Dubai, para a disputa do 10º Mundial de Natação em piscina curta (25m). O campeonato segue até o próximo domingo, dia 19 de dezembro. A grande ausência, no entanto, é o americano Michael Phelps.
Confira as medalhas conquistadas nesta quarta-feira
200m livre - Ryan Lochte,EUA (ouro); Danila Izotov, Rússia (prata); Oussama Mellouli, Turquia (bronze)
200m borboleta - Mireia Garcia, Espanha (ouro); Jemma Lowe, Grã-Bretanha (prata); Petra Granlund, Suécia (bronze)
400m medley - Mireia Garcia, Espanha (ouro), Ye Shiwen, China (prata), Li Xuanxu, China (bronze)
4x100m livre França(ouro), Rússia(prata), Brasil(bronze)