Com a ajuda dos medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, o Brasil conquistou o título por equipes no judô tanto no masculino quanto feminino neste sábado (03), durante a disputa dos Jogos Mundiais Militares que têm ocorrido na Coreia do Sul.
Estas foram as primeiras medalhas de ouro da delegação brasileira na competição. Com isso, o gesto esperado nas cerimônias de premiação aconteceu pela primeira vez e os brasileiros prestaram continência no pódio após as vitórias nos tatames.
Dos 282 atletas brasileiros no Mundial, 39 são militares de carreira e 243 são temporários (86%) -ou seja, selecionados em edital, com contrato de até oito anos e salário médio de R$ 3.000, além de outros benefícios. Com o resultado, o Brasil largou na frente e está em primeiro lugar com duas medalhas de ouro.
No feminino, a equipe formada pelas judocas Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela e Rochele Jesus Nunes terminou no topo do pódio após vencer as equipes da Mongólia, do Quênia, da China e Polônia. Na final, a equipe brasileira venceu as polonesas por 5 a 0.
Já o masculino conseguiu repetir a primeira colocação nos jogos de 2011 no Rio de Janeiro ao superar Chile, Azerbaijão, Coreia do Sul e Mongólia, que ficou com a medalha de prata. Charles Chibana, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Eduardo Bettoni da Silva e Walter Santos foram os lutadores do Brasil. Na final, apenas Guilheiro não lutou por causa de uma lesão sofrida durante a semifinal, o que não impediu a vitória dos brasileiros por 4 a 1 na decisão.
O dia ainda teve vitórias da seleção militar masculina de basquete, que venceu o Catar por 77 a 75, e da equipe feminina de futebol, que derrotou a Holanda por 1 a 0.
O único tropeço brasileiro ficou por conta da seleção feminina de vôlei, que foi superada pela China por 3 sets a 2.