Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira de canoagem segue em busca de mais vagas no Rio 2016. Por isso, a partir desta quarta-feira, a equipe nacional inicia a disputa do Campeonato Mundial de Canoagem nas modalidades Velocidade e Paracanoagem, que acontece em Milão, na Itália.
Trata-se do primeiro evento classificatório para as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Vale destacar que o Brasil já tem vaga garantida no C1 1000m masculino, K1 1000m masculino e K1 500m feminino. O destaque fica por conta do campeão mundial Isaquias Queiroz.
“A estratégia desse Mundial é focas nas vagas olímpicas e não nas medalhas. Às vezes, temos que pensar no que é importante, e agora são as vagas olímpicas de 2016. No Rio, eu não vou remar C1 200, vou remar apenas C1 1000”, explicou Isaquias.
Além dele, Nivalter Santos e Erlon de Souza chamam atenção, assim como os paraolímpicos Fernando Rufino e Fernando Fernandes. Dentre os 25 atletas brasileiros, 20 são financeiramente apoiados pelo Ministério do Esporte por meio dos programadas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio.
“Esse será o Mundial mais disputado da História. Temos um recorde de participantes, são 101 países. (…) O Brasil busca ampliar o número de vagas disponibilizadas por ser país-sede na disputa pelo Rio 2016 com um número recorde de atletas”, declarou Álvaro Koslowski, chefe da delegação brasileira de canoagem.