Esportes

Líder

Corinthians recupera nomes desacreditados

Corinthians recupera nomes desacreditados

portal terra

24/03/2011 - 08h45
Continue lendo...


O desempenho de Paulinho, um dos melhores em campo diante do Oeste na noite de quarta, empolga o técnico corintiano Tite. O volante que ganhou a titularidade com a saída de Jucilei simboliza um grupo de jogadores desacreditados que, somados à base remanescente de 2010 e ao acréscimo de Liedson, conduz o Corinthians para a liderança do Campeonato Paulista após 15 rodadas.

Leandro Castan, titular em 16 dos 17 jogos no ano, é mais um desses. Fábio Santos, que naufragou em Ibagué diante do Tolima e depois marcou gols importantes, também. Morais, que retorna de empréstimo ao Bahia, jogou a sétima partida consecutiva como titular e entregou sua quinta assistência. Justamente para Paulinho, que parece ser o melhor da turma ascendente que contraria as expectativas pouco positivas que carregava no início do ano.

"Eles são merecedores desse registro e quero enaltecer isso. Perdemos atletas de qualidade alta, jogadores de Seleção, e o grupo teve de ser remontado e está se fortalecendo. Essa é a oportunidade de um grupo que é muito ambicioso se afirmar. É bacana o grupo ter compreendido essa rivalidade entre eles. Quem tá jogando se apressa, porque quem está fora quer jogar", avaliou Tite após a vitória de 3 a 0 sobre o Oeste.

Números do Footstats destacam Fábio Santos em vários fundamentos, especialmente o número de passes. Com média de 44,9 por partida, ele é o sétimo principal passador do Paulista. Entre os laterais, ele é ainda o maior ladrão de bolas. Com um estilo de jogo que o torna dependente de seu físico privilegiado, Fábio tem crescido com o intervalo maior entre as partidas desde a queda na Copa Libertadores. "Ele quer intensidade, quer marcar", aponta Tite.

Morais, que só foi titular em oito das 15 rodadas do Paulista, é o terceiro principal garçom com cinco assistências - só perde para o são-paulino Dagoberto, com seis, e Xuxa, do Mirassol, que tem sete. Paulinho, que havia participado do gol marcado por Liedson no domingo, repetiu a dose na quarta e abriu o caminho ao marcar contra o Oeste.

"O Leandro Castan quer se firmar, o Paulinho quer desempenho o tempo, isso é muito legal", elogia Tite, que reputa o volante como um dos melhores da equipe nas últimas rodadas. "Aí o Liedson sai, mas entra o Willian fazendo fumaceira, com velocidade, querendo o contato físico", lembra o treinador. "Contra o Mirassol, o Liedson não jogou, mas vencemos e o Willian fez dois gols. Se a equipe joga bem, o cara da última bola aparece", avalia.

Até Bruno César, que foi o principal nome da equipe no último Campeonato Brasileiro e ainda oscila, foi elogiado por Tite. Contra o Oeste, ele entrou aos 27min da segunda etapa, mas roubou bola importante e criou toda a jogada do gol concluído por Dentinho. Especulado em clubes portugueses, Bruno fica no que depender do treinador.

"Ele não seria o que é sem o Corinthians e o Corinthians ganhou muitos jogos em função da qualidade dele. Qualquer um que saia agora, vai prejudicar. O grupo está dando resposta, ele não pode perder esse momento", defendeu Tite em mais um jogador que consegue recuperar durante o Paulista.

Estreia vitoriosa

Com metade da seleção de MS, Brasil goleia Canadá no mundial de paralisados cerebrais

Gols foram marcados por Evandro de Oliveira, Dudu Felipe e Heitor Luiz

10/11/2024 16h15

Brasil goleou Canadá na estreia

Brasil goleou Canadá na estreia Foto: IFCP

Continue Lendo...

Com oito jogadores de Mato Grosso do Sul, a seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) estreou com vitória no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Salou, na Espanha. Neste domingo (10), os brasileiros golearam o Canadá por 4 a 0, na abertura do Grupo B da competição, gols marcados por Evandro de Oliveira (duas vezes), Dudu Felipe e Heitor Luiz.

Titular na estreia, o campo-grandense Matheus Aparecido Cardoso de Souza, 27, atleta do Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira-MS) falou sobre a possibilidade de título. “Estamos no mundial, grandes equipes , grandes jogadores, vários postulantes ao título , mas sabemos da nossa qualidade, do nosso potencial e vamos em busca desse título inédito , não atravessamos o (Oceano) Atlântico atoa não.”

Além dele, representam o Caira-MS: Angelo dos Santos Mota, Jefferson Miranda Cardoso, Bruno Silva Ayva, Moacir Fernando Silva Matos, Heitor Luiz Ramires Camposano, Eduardo Felipe da Silva Martins, além de Hebert Honório Lemes Oviedo, natural de Mato Grosso do Sul, atleta do Vasco da Gama.

“Estou otimista, é meu segundo mundial, estamos com um grupo muito unido , estreamos bem contra o Canadá , vencemos por 4 a 0 , e terça tem um grande jogo contra a Inglaterra que vai definir possivelmente o primeiro colocado do grupo , estamos bem focados”, completou o campo-grandense.

Brasil goleou Canadá na estreia
Matheus Cardoso, camisa 11, comemora vitória junto dos companheiros (Foto/ Arquivo Pessoal)

O Brasil volta a jogar nesta terça-feira (12), às 10h (horário de MS), contra a Inglaterra. Já na quinta-feira (14), às 7h30 de MS,  fecha a participação na primeira fase diante do Japão. Os dois primeiros da chave vão às quartas de final do torneio, que possui a Ucrânia como atual campeã.

Segunda melhor seleção do mundo na modalidade, conforme o ranking mundial, o Brasil busca um título inédito. A equipe bateu na trave em 2003 e 2013, quando ficou com o vice-campeonato. Na última edição, em 2022, também disputada em Salou, os brasileiros conquistaram a medalha de bronze.


Modalidade 

No futebol de PC, os atletas são divididos em três classes - FT1, FT2 e FT3. A classe FT1 é composta por atletas de maior comprometimento físico. Por regra, cada equipe deve ter pelo menos um destes atletas em campo. A classe FT2- composta por Matheus Cardoso, integra atletas de comprometimento médio.

Por fim, a classe FT3 reúne os jogadores com menor grau de paralisia. O jogo permite que apenas um atleta por time esteja no gramado.

Regras

As regras são semelhantes às do futebol convencional. As diferenças estão no número de jogadores por equipe (sete), partidas com duração de 30 minutos cada tempo, campo 70x50 metros, traves — dois metros por cinco. Os confrontos não possuem impedimento e as cobranças de lateral podem ser feitas com uma das mãos.

Lista de Convocados

  • Hebert Honório Lemes Oviedo 
  • Angelo dos Santos Mota
  • Evandro de Oliveira
  • Jefferson Miranda Cardoso
  • Matheus Aparecido Cardoso de Souza 
  • Bruno Silva Ayva
  • Vinícius Ribeiro Araújo
  • Moacir Fernando Silva Matos
  • João Victor Batista Cortês
  • Heitor Luiz Ramires Camposano
  • João Batista de Araújo 
  • Jefferson Luiz da Silva 
  • Eduardo Felipe da Silva Martins 
  • Thomasson Pereira Nunes

Treinador - Paulo Alberto Da Veiga

Serviço

As partidas são transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, na sigla em inglês) no YouTube.

Assine o Correio do Estado
 

Esportes

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção

Anúncio é feito após as lesões de Éder Militão e Rodrygo

09/11/2024 20h00

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção

Léo Ortiz e Gabriel Martinelli são convocados para a seleção Marcelo Cortes / CRF

Continue Lendo...

O técnico Dorival Júnior convocou, neste sábado (9), o zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal (Inglaterra), para substituírem o zagueiro Éder Militão e o atacante Rodrygo, ambos do Real Madrid (Espanha), nas próximas partidas da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Militão e Rodrygo se machucaram na vitória de 4 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna, neste sábado pelo Campeonato Espanhol. O zagueiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), enquanto o atacante apresentou uma lesão na coxa direita, cuja gravidade ainda não foi confirmada pela equipe espanhola.

Na próxima segunda-feira (11), os jogadores convocados para os próximos compromissos da seleção brasileira inciam a preparação. No dia 14 de novembro o Brasil mede forças com a Venezuela no estádio Monumental de Maturin, e no dia 19 a equipe canarinho pega o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).