Esportes

BRASILEIRÃO

Cruzeiro empata com o Botafogo e segue ameaçado de rebaixamento

Time mineiro chegou ao sétimo jogo sem vitória

Continue lendo...

Se o Cruzeiro sobrou na retomada da Copa do Brasil, o time ainda não conseguiu reagir no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time mineiro chegou ao sétimo jogo sem vitória no torneio ao empatar sem gols contra o Botafogo, no Mineirão, pela décima rodada. 

A última vitória cruzeirense no Brasileirão foi em seu terceiro compromisso - 2 a 1 sobre o Goiás. Desde então, foram quatro derrotas e três empates, que colocaram o clube ameaçado de rebaixamento, com nove pontos. O Botafogo segue na parte de cima da tabela, fechando a zona de classificação para a Copa Libertadores, com 16 pontos e em sexto lugar. 

Ao contrário do que fez na Copa do Brasil no meio de semana, quando venceu o rival Atlético-MG, por 3 a 0, o Cruzeiro teve um desempenho fraco e praticamente não criou. O Botafogo teve atuação sólida no campo de defesa, mas não se preocupou muito em atacar. 

Com um time misto e alguns desfalques, como o meia Robinho e o polivalente Romero, o time mineiro entrou em campo ainda nas nuvens pela vitória na Copa do Brasil. Mas longe de apresentar a mesma intensidade, mostrou um futebol preguiçoso e demorou para assumir o controle do jogo no primeiro tempo. 

O Botafogo também entrou na morosidade da partida, com a estratégia de se fechar e buscar um contra-ataque para surpreender. Os cariocas, contudo, não conseguiram trocar passes no campo de ataque e praticamente não ameaçaram. 

Sem oportunidades de gol, a cena que mais chamou atenção no começo da partida foi protagonizada por Luiz Fernando. O atacante passou mal no meio-campo, vomitou bastante e precisou ser substituído com 22 minutos. 

Durante a paralisação para o atendimento do jogador, Mano Menezes aproveitou para pegar a prancheta tática e ajustar a equipe. O papo acabou dando resultado. Os donos da casa trabalharam melhor a bola e criaram a primeira chance aos 27 minutos. David, uma das novidades na escalação, recebeu passe de cavadinha de Thiago Neves, ficou de frente para o gol, mas não acertou a bola na finalização e acabou facilitando para Gatito.

Fred saiu do banco de reservas, entrando na vaga de Ariel Cabral, e o Cruzeiro seguiu em cima no final da primeira etapa. Depois de cruzamento rasteiro de Pedro Rocha, Dedé, na pequena área, se jogou na bola, mas mandou por cima. O zagueiro ficou pedindo pênalti no lance. Depois de consultar o VAR, Leandro Pedro Vuaden mandou o lance seguir. Antes do intervalo, Pedro Rocha tentou em chute cruzado, mas errou o alvo e mandou para fora. 

Para tentar mudar o ritmo do segundo tempo, Mano Menezes mandou a campo o jovem Maurício na vaga de Thiago Neves. Assim como o lateral Weverton, escalado entre os titulares, o meia recebeu sua primeira chance entre os profissionais. Apesar do sangue novo, os donos da casa não mudaram o panorama. Seguiram com a bola no campo de ataque, mas sem agressividade e errando muito tecnicamente, não levaram perigo a Gatito. 

O Botafogo parecia satisfeito com o resultado e seguia marcando firme, em busca de um contra-ataque. A oportunidade apareceu aos 38 minutos. Após arrancada de Alex Santana, a bola ficou com Rodrigo Pimpão pelo lado direito. O atacante invadiu a área, bateu cruzado, mas mandou para fora, perdendo a oportunidade mais clara do time carioca no jogo. 

No final, o Cruzeiro tentou pressionar colocando a bola na área adversária, mas foi completamente anulado pela defesa botafoguense. Como consequência pelo pouco futebol, a torcida vaiou o time após o apito final. 

No meio de semana, o Cruzeiro faz o jogo de volta contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta, às 19h15, no Independência, em Belo Horizonte. Pelo Brasileirão, o próximo adversário será o Bahia, no sábado, às 17 horas, na Fonte Nova, em Salvador. Já o Botafogo encara o Santos no próximo domingo, às 11 horas, no Engenhão, no Rio. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0 X 0 BOTAFOGO

CRUZEIRO - Fábio; Weverton, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Fred), Jadson e Thiago Neves (Maurício); David e Pedro Rocha (Sassá). Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Marcinho (Fernando), Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Diego Souza e Erik (Victor Rangel). Técnico: Eduardo Barroca. 

ÁRBITRO Leandro Pedro Vuaden (RS).

RENDA - R$ 215.440,50.

PÚBLICO - 18.012 presentes.

LOCAL Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

CONMEMBOL

Time paraguaio coloca fronteira no mapa da Libertadores

Com ida para final e condição do outro time para o ano que vem, o time Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga antecipada na Libertadores

07/11/2025 12h30

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul Foto: Reprodução / Club Sportivo 2 de Mayo

Continue Lendo...

Com entusiasmo, o Club Sportivo 2 de Mayo, time de Pedro Juan Caballero, ganhou uma vaga na Libertadores de 2026, na última quarta-feira. Com isso, a fronteira de Mato Grosso do Sul aparece no mapa do maior campeonato da América do Sul.

Ganhando ou perdendo o último jogo válido pela Copa Paraguai, as condições de pontuação do outro Campeonato Paraguaio deixam o clube com vaga garantida.

O time 2 de Mayo, considerado do alto escalão dos clubes do país, confirmou a ida para a Competição da Conmebol, após vencer o time do Guarani, por 1 a 0, na Copa Paraguai, válido pelas semifinais.

Agora, a disputa final será entre 2 de Mayo, de Pedro Juan Caballero, e Club General Caballero, do distrito de Doctor Juan León Mallorquín (JLM).

Porém, o time de JLM já está rebaixado no Campeonato Paraguaio antes mesmo dele se encerrar, devido ao sistema de pontuação. Portanto, em 2026 jogará a segunda divisão na tradicional competição do país, e mesmo que ganhe a Copa Paraguai, não poderá assumir a vaga na Libertadores.

Com isso, a entrada para a maior disputa da América do Sul, é do time de Pedro Juan, independente de conquistar ou não o título da Copa Paraguai 2025. Essa será a primeira participação da equipe na competição.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. A equipe vem de uma crescente desde 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão e retornou para a primeira divisão do Campeonato Paraguaio.

Dividido em dois torneio únicos, Apertura e Clausura, o campeonato conta com 12 times na primeira divisão, e ocorre durante o primeiro e segundo semestre do ano, que leva os nomes respectivamente.

Em 2024, na fase Apertura, o clube paraguaio ficou na 6º colocação, com 31 pontos. Na segunda fase do campeonato, a Clausura, que acontece no segundo semestre do ano, a participação do 2 de Mayo se mostrou melhor, encerrando em 3º, com 34 pontos.

Atual temporada

Neste ano, o primeiro torneio, Apertura, já se encerrou e o time caiu cinco posições de um ano para o outro. Com 22 jogos, o clube paraguaio sofreu com 8 derrotas, 12 empates e apenas 2 vitórias, o que o deixou na 11ª posição ao fim da primeira fase, com 18 pontos.

No entanto, na tabela da fase Clausura, o 2 de Mayo está na 4ª posição, a 3 jogos para o fim da temporada. Com 19 jogos e 29 pontos, o time conta com 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

O próximo jogo acontece semana que vem, na segunda-feira (10), contra o Sportivo Ameliano, de Assunção, válido pela 20ª rodada do campeonato.

Zoom no mapa da libertadores

Em maio deste ano, o atleta campo-grandense Ryan Faustino, chegou a ser anunciado pelo 2 de Mayo como parte do elenco profissional, quando ainda tinha 17 anos.

Ano em que o time paraguaio retornou à série A, o elenco contou com o garoto em treinos, porém, devido ao limite de 5 estrangeiros por time, o atleta não pôde atuar em jogos pelo clube.

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do SulRyan Faustino é atleta profissional do time sul-mato-grossense Comercial - Foto: Arquivo

Atualmente, o filho do atleta e ex-vereador Joel Faustino, tem 18 anos. Neste ano assinou seu primeiro contrato profissional, e iniciou a carreira no futebol profissional no time do Comercial do estado de Mato Grosso do Sul.

Entre rumores e expectativas, Ryan pode retornar ao 2 de Mayo ainda em dezembro deste ano e disputar a libertadores pelo clube paraguaio em 2026. Se acontecer, o atleta junto ao time, coloca Campo Grande e a fronteira no mapa da Libertadores pela primeira vez.

Libertadores 2026

A Copa Conmebol Libertadores é a maior competição de futebol da América do Sul e para 2026, a expectativa é que mais clubes participem da disputa.

O sistema de etapas da Libertadores segue a ordem de qualificação dos times, dividida em 3 fases, em sequência a fase de grupos, mata-mata e final única.

Com antecedência, o calendário para a competição já foi divulgado e a previsão é de início em fevereiro, com a etapa de qualificação, a primeira em 4 e 11 de fevereiro. A segunda fase da qualificação, no dia 18 e 25 de fevereiro e para encerrar essa primeira etapa, a terceira acontece em 4 e 11 de março.

Depois a Copa segue para a fase de grupos, com sorteio no dia 18 de março e jogos de 8 de abril a 27 de maio. Encerrado essa etapa, chega a fase de mata-mata, em que quem ganhar após jogo de ida e volta garante classificação para as próximas fases.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, marcado para 28 de novembro de 2026.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasileiro Raphinha é finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa

Atacante disputa The Best com nomes como Mbappe e Yamal

06/11/2025 23h00

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025 Foto: Vitor Silva / CBF

Continue Lendo...

O atacante brasileiro Raphinha, da seleção brasileira e do Barcelona (Espanha), é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025, premiação da Fifa que aponta os melhores do mundo na última temporada.

Na disputa, o brasileiro terá pela frente nomes de peso do futebol atual como os franceses Ousmane Dembélé, do PSG (França), e Kylian Mbappe, do Real Madrid (Espanha), o espanhol Lamine Yamal, do Barcelona (Espanha), e o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique (Alemanha).

Também foram indicados ao prêmio o marroquino Achraf Hakimi, do PSG, o inglês Cole Palmer, do Chelsea (Inglaterra), o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool (Inglaterra), o espanhol Pedri, do Barcelona, e os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do PSG.

A Fifa informou que a relação de 11 finalistas do prêmio de melhor jogador masculino foi elaborada por um painel de especialistas.

Agora, o grande vencedor será definido por meio de uma votação (que começou nesta quinta e irá até o dia 28 de novembro) que contará com indicações de técnicos e capitães das seleções masculinas das 211 federações-membro da FIFA, representantes da mídia (jornalistas especializados em futebol) e torcedores cadastrados no site FIFA.com.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).