Esportes

Cria de MS

Destaque da Superliga, Judson é inscrito para Liga das Nações

Nascido em Campo Grande, central esta entre os 30 que podem representar o Brasil no certame

Continue lendo...

O central campo-grandense Judson está entre os 30 convocados por Bernardinho para a disputa da Liga das Nações de vôlei de quadra masculino. A lista foi divulgada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nesta quarta-feira (14). 

O treinador Bernardinho pode convocar qualquer atletas que estejam dentro desta lista para cada semana do torneio, que marca uma nova era para o multicampeão, que não contará com o levantador Bruninho, o central Lucão e com o líbero Thales, que se aposentaram da seleção.

O Brasil estreia em 11 de junho pela VNL, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, contra o Irã. A equipe também enfrenta Cuba, Ucrânia e Eslovênia na primeira semana.

Tabela - Jogos do Brasil

11 de junho - Brasil x República Islâmica do Irã - 17:30 - Rio de Janeiro
12 de junho - Brasil x Cuba - 17:30 - Rio de Janeiro
14 de junho - Brasil x Ucrânia - 10:00 - Rio de Janeiro
15 de junho - Brasil x Eslovênia - 10:00 - Rio de Janeiro
25 de junho - Brasil x Canadá - 18:00 - Chicago, Estados Unidos
26 de junho - Brasil x República Popular da China - 18:00 - Chicago, Estados Unidos
28 de junho - Brasil x Itália - 18:00 - Chicago, Estados Unidos
29 de junho - Brasil x Polônia - 18:00 - Chicago, Estados Unidos
16 de julho - Brasil x Argentina - 00:30 - Kanto, Japão
18 de julho - Brasil x Türkiye - 4:00 - Kanto, Japão
19 de julho - Brasil x Japão - 7:30 - Kanto, Japão
20 de julho - Brasil x Alemanha - 5:30 - Kanto, Japão
Fase final: de 30 de julho a 3 de agosto, em local a confirmar.

Confira os atletas inscritos para a Liga das Nações

Ponteiros

Adriano
Arthur Bento
Honorato
Léo Lukas
Lucarelli
Lukas Bergmann
Maicon
Paulo

Centrais

Flávio
Geovane Kuhnen
Guilherme Voss
Judson
Léo Andrade
Matheus Pinta
Pedrosa
Pietro
Thiery

Opostos

Alan
Chizoba
Darlan
Oppenkoski
Sabino

Levantadores

Bieler
Brasília
Cachopa
Rhendrick
 

Líberos

Alê Elias
Douglas Pureza
Filipinho
Maique.

Trajetória 

Nascido no dia 05 de dezembro de 1998, Judson contou ao Correio do Estado que começou a praticar o esporte na equipe da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, durante o Ensino Médio.

"Iniciei minha trajetória no vôlei quando eu estava no 2º ano do Ensino Médio. Minha irmã indicou para os meus pais para eu poder estudar e jogar na escola dela, o Maria Constança", disse.

No colégio, Judson ficou um ano e meio treinando e jogando pela equipe escolar, pela qual disputava competições em Campo Grande, chegando até a final dos jogos escolares.

O interesse do atleta pela modalidade aumentou a ponto de se mudar de Campo Grande e iniciar uma carreira no Paraná, ainda no vôlei de base, no qual Judson chamou atenção das equipes paulistas, conquistando a Taça Paraná de Voleibol.

"Minha primeira oportunidade de jogar em São Paulo foi após o título do campeonato de base, da Taça Paraná. Recebi um contrato para jogar pela equipe juvenil Suzano", declarou o atleta.

O central também chegou a atuar, aos 18 anos, no clube campo-grandense Radio Clube/AVP, em que jogou pela primeira vez a Superliga B de 2017. 

Após a disputa da Superliga, Judson seguiu a sua carreira no vôlei no interior paulista, onde foi atleta do Sesi Bauru Sub-21 (2018), Vôlei Itapetininga (2018/2019) e Pacaembu Ribeirão Preto (2019/2020).

Em ascensão na carreira, Judson foi contratado em 2020 pelo Montes Claros América, para disputar a Superliga. Judson ainda jogou pelo Vôlei Renata (2021/2022), pelo Suzano Vôlei (2022 a 2024) e voltou ao clube campinense no início da atual temporada.

Em 2023, foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira, para a disputa da Liga das Nações, na qual esteve com o grupo que disputou a primeira etapa em Ottawa, no Canadá, do dia 7 até o dia 11 de junho.

Colaborou Felipe Machado 

Assine o Correio do Estado

É TEMPO DE BOTAFOGO

Vitória histórica contra o PSG faz políticos botafoguenses de MS terem 'noite mágica'

Atual campeão da Libertadores, o clube carioca venceu por 1 a 0 o 'bicho-papão francês' com atuação defensiva impecável e eficiência do atacante Igor Jesus

20/06/2025 11h30

Zeca do PT e Nelsinho Trad são

Zeca do PT e Nelsinho Trad são "rivais" ideológicos, mas compartilham a paixão de torcer pelo Botafogo Foto: Montagem

Continue Lendo...

“É tempo de Botafogo!”. Uma frase que, do meio do ano passado até agora, acompanha o clube carioca em títulos e vitórias que desafiam a lógica. Na noite desta quinta-feira (19), o Botafogo venceu o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, e políticos botafoguenses de Mato Grosso do Sul ficaram "nas nuvens".

O senador Nelsinho Trad (PSD) tem várias superstições quando o assunto é Botafogo: ele assiste a todos os jogos com o mesmo calção e a mesma camiseta, além de evitar ir a lugares diferentes, até mesmo para o estádio, com medo de levar azar para o time do coração.

Sobre a vitória histórica de ontem, o parlamentar disse que “o imponderável acabou por prevalecer”, e que tudo é possível quando se trata da Estrela Solitária.

“Tem um ditado no seio futebolístico que diz que tem coisas que só acontecem com o Botafogo. O Botafogo desafiou o improvável e o impossível. Foi disputar uma partida com o melhor time da Europa e, como tem coisas que só acontecem ao Botafogo, vencemos o jogo por 1 a 0 e somos líder do grupo”, disse ao Correio do Estado.

Em suas redes sociais, Nelsinho postou vários vídeos com lances e ‘memes’ da partida ontem, e afirmou ter sido um dos melhores dias de sua vida. “Meu coração botafoguense tá em festa. Orgulho que não cabe no peito”, complementou.

Partindo para outro lado ideológico, mas com a mesma paixão pelo clube carioca, o deputado estadual José “Zeca do PT” Orcírio Miranda dos Santos tornou-se torcedor do Alvinegro aos 12 anos de idade, durante a Copa do Mundo de 1962, quando o Brasil conquistou o bicampeonato.

A paixão de Zeca pelo Botafogo se transformou em um acervo de presentes, camisas autografadas, canecas e diversos itens do time, incluindo o pé direito das chuteiras que Garrincha usou na Copa do Mundo de 1962, aquela relíquia que qualquer amante do futebol brasileiro gostaria de ter.

À reportagem do Correio do Estado, o deputado petista contou que assistiu ao jogo contra o PSG em casa, acompanhado de sua esposa e netos, e admitiu ter passado nervoso emocional durante a partida.

“[Fiquei] muito feliz, né, como botafoguense, muito feliz, assisti aqui em casa eu e Dona Gilda, com meus netos, vibrando muito a cada momento, muito nervoso até emocionalmente”.

Ainda, ressaltou que a vitória contra o atual campeão europeu não foi apenas um triunfo do Botafogo, mas também do futebol brasileiro e do futebol sul-americano, e acredita no título alvinegro nesta Copa do Mundo de Clubes.

“A grande imprensa não botava fé no Botafogo, mas torcia contra do que a favor, dizendo que ia ser goleado, e isso encarnou o Botafogo do Nilton Santos, do Garrincha, do Jairzinho, do Roberto Miranda, do Paulo César, do Manga, portanto um Botafogo que se superou. Lava a honra da América do Sul, que há muito tempo se considerava menor que o futebol europeu”, destacou Zeca.

Outro ilustre botafoguense de Mato Grosso do Sul e sobrinho de Zeca, o deputado federal Vander Loubet (PT) acompanha os times do Rio de Janeiro desde a infância, principalmente por ser filho de militar e ter convivido com cariocas que foram para Corumbá. Influenciado pela família, o parlamentar viu o time carioca nas décadas de 1970 e 1980, época em que o ídolo Jairzinho comandava o ataque da equipe.

Nesta manhã em seu Instagram, Vander comentou “Aqui não tem vira-latismo não! Pra cima deles, Fogão!”, fazendo clara alusão ao termo ‘complexo de vira-lata’, popularizado por Nelson Rodrigues após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, que descreve um sentimento de inferioridade que alguns brasileiros sentem em relação a outras culturas e países, especialmente aos europeus.

Zeca do PT e Nelsinho Trad são "rivais" ideológicos, mas compartilham a paixão de torcer pelo BotafogoMarcelo Heitor Silvestre dos Santos, Superintendente Federal da Pesca em Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação

Marcelo Heitor Silvestre dos Santos, Superintendente Federal da Pesca em Mato Grosso do Sul, também é botafoguense roxo e viu o clube ir da Série B em 2021 às conquistas da Libertadores e Brasileiro em 2024, além de ter a honra de disputar uma competição mundial e pesada como esta.

Ao Correio do Estado, Marcelo atribui os feitos à Sociedade Anônima do Futebol (SAF), adquirida pelo empresário americano John Textor há quatro anos.

"A gente tem que analisar isso sem esquecer do grande, forte e caro processo de profissionalismo que o Botafogo passou, que foi coroado com essa vitória maiúscula e magnífica de ontem, um reencontro com a sua torcida, um momento muito feliz para nós que passamos por aos bocados aí no passado recente", exaltou.

"Botafogo hoje é um time que em qualquer competição que entre é um dos francos favoritos, seja o título que for. Muito feliz, muito contente de estar vivendo isso. Parece, literalmente, que nós estamos num sonho", complementou Marcelo.

Mesmo com esta vitória apoteótica, o Botafogo ainda não está matematicamente classificado para o mata-mata da competição. Com seis pontos, o clube carioca é perseguido de perto por PSG e Atlético de Madrid, adversário na última rodada da fase de grupos. Uma vitória, um empate ou uma derrota por até dois gols de diferença contra os espanhóis colocam a Estrela Solitária na próxima fase.

Curiosidade

Lema adotado por torcedores, jogadores e amantes do Botafogo, "É tempo de Botafogo" foi criado por um sul-mato-grossense, mais especificamente pelo campo-grandense Matheus Martins, atacante da equipe. A primeira vez que o atleta usou essa frase foi em um post no Instagram após sua coletiva de apresentação no clube, em agosto do ano passado.

"Acabou pegando, mas foi bem natural. Não sabia que ia estar saindo com a repercussão toda. E a torcida agora usa nos estádios. Já vi bandeira no estádio do Nilton Santos, em todo lugar. Virou uma marca mesmo. Fico feliz de ter participado disso também. Então, acho que encaixei muito bem aqui, estou muito feliz", disse Matheus em entrevista ao canal oficial do clube no Youtube.

No elenco botafoguense, o jovem atacante foi relacionado para a disputa desta Copa do Mundo de Clubes. Porém, após duas partidas, ainda não conseguiu estrear por estar em transição física, já que está sem entrar em campo desde o final de abril, quando sofreu uma lesão na coxa esquerda.

A tendência é que Matheus retorne aos gramados na próxima segunda-feira (23), às 15h (de MS), contra o Atlético de Madrid, da Espanha. Caso ainda não esteja apto e o Botafogo se classifique à próxima fase do torneio, sua estreia deve ocorrer nas oitavas de final, contra Palmeiras, Inter Miami (EUA) ou Porto (Portugal).

Saiba

Em 2023, o Correio do Estado conversou com as personalidades citadas durante esta reportagem sobre a amor deles pelo Botafogo. Para ter acesso completo ao material, clique aqui.

Assine o Correio do Estado

FUTEBOL

Convocado, Bruninho Samudio vestirá a amarelinha pela seleção sub-15

Em junho, jovem viajou com o clube do Botafogo para jogar dois torneios europeus: a Rimini Cup, em Frankfurt, na Alemanha, e o Marveld Tournament, na Holanda

19/06/2025 12h00

Com mais de 1,90 metros, o jovem jogou contra clubes de grande renome no esporte

Com mais de 1,90 metros, o jovem jogou contra clubes de grande renome no esporte Reprodução/Redes Sociais/Montagem:C.E

Continue Lendo...

Depois de disputar a Rimini Cup e a Marveld Tournament em território europeu, o goleiro Bruninho Samudio aparece entre os 25 atletas convocados por Guilherme Dalla Déa para disputar a Copa 2 de junho no próximo mês pela seleção Sub-15.

Conforme divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a lista de convocação para vestir a amarelinha saiu na quarta-feira (18), sendo que os atletas devem se apresentar até o dia 28 ainda neste mês. 

Velho conhecido da CBF, o novo técnico assume a categoria Sub-15 da seleção após ter comandado a Sub-17 em 2019 e conseguir um título de campeão mundial com os jogadores. 

Ele prepara essa seleção que deve disputar o torneio entre os dias 02 e 13 de julho, no qual o Brasil enfrenta já na fase de grupos a seleção Scout (BOL), Galícia, Dom Macedo-BA e Jacobina.  

Bruninho aproveitou a convocação para ir às redes sociais marcar o momento, ressaltando a alegria e realização por mais uma conquista em sua vida. 

"A convocação para a Seleção Brasileira. Queria agradecer a todos que me apoiaram e ajudaram para que este sonho fosse possível. Obrigado ao Botafogo, meus companheiros, comissão, diretoria e staff. Seguimos em busca de mais!", expôs. 

Confira os convocados

Goleiros

Bruno Samudio - Botafogo

Caleb - Atlético-MG

Miguel - Ferroviária

Laterais

Alexsander - Grêmio

Enzo - Internacional

Heitor Araújo - Goiás

Julio - Cruzeiro

Zagueiros

Ayslan - Palmeiras

Lucas Miranda - São Paulo

Ruan Pablo - Palmeiras

Samuel - Internacional

Yuri Domingues - Vasco

Meio-campistas

Davi Fraga - Flamengo

Fernando - Avaí

Henrique Lemos - Cruzeiro

José Henrique - Athletico

Lucas Lopes - Corinthians

Myguel - Red Bull Bragantino

Pedro Henrique - Palmeiras

Atacantes

Bernardo Germano - Botafogo

Deryck Cayk - Internacional

Jean Carlos - Fluminense

João Lucas - São Paulo

Nicolas - São Paulo

Thaylon - Cruzeiro

Carreira no esporte

Filho de Eliza Samúdio e do ex-goleiro Bruno, Bruno Samúdio, carinhosamente conhecido como Bruninho, deu seus primeiros passos em escolas de futebol de Campo Grande e logo assinou seu primeiro contrato profissional com o Athletico Paranaense. 

Atuando pelo clube desde 2022, seu primeiro grande marco na vida de atleta veio no mesmo dia e mês em que completava 14 anos, em fevereiro de 2024, data em que a mãe estaria completando 14 anos. 

O garoto mostrou para o que veio e, em uma partida contra o Juventude, que terminou o tempo regular empatada em 2 a 2, Bruninho foi o herói da classificação do Athletico, defendendo dois pênaltis que garantiram a vitória por 04 a 03 nas cobranças. 

Bastaram apenas cerca de cinco meses até que o futebol de Bruninho alcançasse novos patamares, assinando contrato com o Botafogo do Rio de Janeiro, divulgado em 17 de julho do ano passado, para compôr a base sub-14 do time carioca. 

"O Botafogo acredita que Bruninho reúne quesitos técnicos promissores e destaca que possui uma função social importante apoiando sonhos, ajudando na formação de cidadãos e dedicando a sua estrutura multidisciplinar para ajudar jovens jogadores em seus processo de desenvolvimento no futebol", defendeu o time na época da contratação.

Já em junho deste 2025 o jovem viajou com o clube para jogar dois torneios europeus: a Rimini Cup, em Frankfurt, na Alemanha, e o Marveld Tournament, na Holanda.

Com mais de 1,90 metros, o jovem jogou contra clubes de grande renome no esporte, como: 

  • Ajax (Holanda)
  • FC Barcelona (Espanha)
  • Real Madrid (Espanha)
  • Lille OSC (França), entre outros. 

Agora, com a camisa da seleção, as disputas pela Copa 20 estão todas marcadas para acontecer no no Estádio de Pituaçu, na capital baiana, às 09h30 (pelo horário de Mato Grosso do Sul), já que o próprio nome dessa copa faz homenagem à independência da Bahia.
**(Colaboraram Glaucea Vaccari e Laura Brasil).

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).