Uma das maiores tradições do basquete é a aposentadoria de camisas na NBA, uma homenagem às lendas da liga que marcaram seu nome na história usando determinado número em uma franquia.
A temporada atual está pegando fogo após o período de trocas, e as movimentações da NBA chamam atenção nos sites de apostas em 2025. Saiba quando apostar e quando parar.
Para um jogador ter sua camisa aposentada, é necessário que ele já não esteja mais na liga. Recentemente, dois grandes nomes foram anunciados como os mais novos integrantes dessa lista.
Chicago Bulls aposenta camisa de Derrick Rose
O Chicago Bulls anunciou que a camisa número 1 será aposentada em homenagem a Derrick Rose, ex-armador da equipe. Dessa forma, ele se juntará às lendas da franquia: Michael Jordan (23), Scottie Pippen (33), Jerry Sloan (4) e Bob Love (10).
“Os Bulls aposentarão o número de Derrick Rose durante a temporada 2025-26 da NBA. Nenhum outro jogador usará o número 1 do Chicago Bulls. O número 1 sempre será de Chicago”, divulgou a equipe.
Rose foi um grande jogador, eleito MVP da liga em 2011 — o mais jovem a receber o prêmio, com 22 anos. Pelos Bulls, tem a segunda melhor média de pontos e assistências da história em pós-temporadas (23,7 pontos e 7,1 assistências).
Ele foi três vezes All-Star com a camisa dos Bulls, mas as lesões o impediram de seguir no mais alto nível. Após múltiplos problemas nos joelhos, passou por New York Knicks (duas vezes), Cleveland Cavaliers, Minnesota Timberwolves, Detroit Pistons e Memphis Grizzlies, encerrando sua carreira em setembro de 2024.
Vince Carter tem camisa aposentada no Nets
O Brooklyn Nets aposentou a icônica camisa número 15 de Vince Carter, um dos maiores ídolos da franquia.
A oficialização ocorreu na partida contra o Miami Heat, no Barclays Center.
“Minha mãe me disse: ‘Encontre um número e torne-o famoso’. Isso é realmente algo que minha família e eu apreciaremos para sempre. Ser o sétimo número a subir é uma loucura. É uma honra estar lá em cima com vocês, senhores. O #15 Carter está indo para lá, mas nós vamos lá juntos”, disse Carter.
Ao todo, o ex-jogador disputou 374 jogos pelo Nets e registrou o recorde da equipe em pontos em uma única temporada, em 2006/07, anotando 2.070 pontos.
Todas as camisas aposentadas na NBA
Ao todo, 19 atletas já tiveram camisas aposentadas na NBA. Confira a lista completa:
- Derrick Rose #1 no Chicago Bulls.
- Bill Russell #6 em toda a liga.
- Bob Lanier #16 nos Pistons e Bucks.
- Clyde Drexler #22 nos Trail Blazers e Rockets.
- Dikembe Mutombo #55 nos Nuggets e Hawks.
- Earl Monroe #15 no Knicks e #10 no Wizards.
- Vince Carter #15 nos Brooklyn Nets.
- Elvin Hayes #11 nos Wizards e #44 no Rockets.
- Jerry Sloan #4 nos Bulls e #1223 no Jazz, em alusão ao total de vitórias como técnico da franquia.
- Julius Erving #32 nos Nets e #6 no 76ers.
- Kareem Abdul-Jabbar #33 nos Bucks e Lakers.
- Kobe Bryant #24 nos Lakers e Mavericks.
- Michael Jordan #23 nos Bulls e Heat.
- Moses Malone #24 nos Rockets e #2 no 76ers.
- Nate Thurmond #42 nos Warriors e Cavaliers.
- Oscar Robertson #14 nos Kings e #1 no Bucks.
- Pete Maravich #44 nos Hawks e #7 no Jazz e Pelicans.
- Shaquille O’Neal #34 nos Lakers e #32 no Heat.
- Wilt Chamberlain #13 nos Warriors, 76ers e Lakers.