O sexto título do Aberto dos Estados Unidos parece cada vez mais próximo de Roger Federer, que se classificou para as oitavas de final do torneio, neste sábado, com mais uma vitória tranquila. Em 1h35, o tenista eliminou o alemão Philipp Kohlschreiber por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4. Seu oponente na próxima fase será o o americano John Isner, responsável por eliminar o tcheco Jiri Vesely.
O confronto marcou a 10ª vitória do 2º no ranking da ATP diante do tenista alemão, confirmando 100% de aproveitamento de Federer nos duelos entre os atletas. O encontro mais recente entre a dupla ocorreu este ano no ATP de Halle, na Alemanha, quando o suíço levou a melhor por 2 sets a 1.
Já no Aberto dos EUA, o retrospecto de Federer mostra boas vitórias diante de seus oponentes, sem ter perdido nenhum set. Antes de Kohlschreiber, o argentino Leonardo Mayer e o belga Steve Darcis foram os atletas eliminados pelo cabeça de chave 2. Diante de John Isner, rival nas oitavas, foram quatro vitórias do suíço contra uma do americano.
Wimbledon foi o último Grand Slam conquistado pelo suíço, em 2012. Campeão em Nova York por cinco vezes, levantou o caneco em solo americano pela última vez em 2008.
O jogo – Federer conseguiu uma quebra sobre o rival logo no primeiro saque adversário, segurando a vantagem desde o início da partida. O alemão teve a chance de devolver a quebra no quinto game, mas desperdiçou duas chances de break-point e acabou sem converter o saque do suíço, que fechou a parcial por 6/3 em apenas 26 minutos.
Apesar das investidas do 29º do mundo, que conseguiu devolver uma quebra ao longo do segundo set, Federer manteve a ofensiva e, com duas conversões, garantiu mais uma vitória – desta vez por 6/4, com 73% de aproveitamento nos pontos conquistados logo no primeiro serviço.
A terceira e última parcial foi mais apertada. Kohlschreiber converteu o primeiro serviço rival, que apesar de devolver o saque logo em sequência não conseguiu tirar a vantagem a exemplo dos outros dois sets. O alemão dificultou as investidas do suíço, que mostrou boa postura defensiva até conseguir uma quebra no 9º game, tomando a frente no placar pela primeira vez na parcial (5/4). Na sequência, deixou que o adversário fizesse apenas uma marcação e liquidou a partida.