Esportes

GRAN PRIX

EUA confirmam tri e Brasil conquista a prata

EUA confirmam tri e Brasil conquista a prata

TERRA

01/07/2012 - 15h00
Continue lendo...

O Brasil ficou realmente com a medalha de prata na edição 2012 do Grand Prix feminino de vôlei. Os Estados Unidos confirmaram o terceiro título seguido da competição ao vencerem a China na manhã deste domingo. A campanha invicta americana se concluiu com uma vitória por 3 sets a 0 sobre as donas da casa em Ningbo, com parciais de 26/24, 25/21 e 27/25.

A Seleção Brasileira, que bateu a Turquia por 3 sets a 1 na madrugada deste domingo, ainda poderia conquistar o Grand Prix caso os EUA perdessem para a China. Isso, porém, ficou longe de acontecer, ainda que a equipe asiática tenha dado bastante trabalho nos dois primeiros sets - no terceiro, pareceu próxima da vitória ao abrir vantagens de 5/1 e 16/12, mas cedeu a virada.

Ao final, as americanas confirmaram a vitória que encerrou com brilhantismo a campanha na competição. A equipe foi líder tanto da primeira fase, com nove vitórias em nove jogos, tanto da fase final, realizada toda em Ningbo, com cinco vitórias em cinco jogos.

Na fase final, o Brasil só perdeu justamente para os EUA (por 3 sets a 2 em 27 de junho). Aquela resultado seria decisivo na tabela de classificação, conclusa com os EUA no topo com 14 pontos, um a mais que as comandadas de Josó Roberto Guimarães. A terceira posição foi da Turquia, com nove.

Dessa forma, as americanas ampliaram o domínio no Grand Prix. Antes de 2012, já haviam faturado a taça em 1995, 2001, 2010 e 2011. Com cinco títulos no torneio anual criado em 1993, os EUA só têm menos conquistas que o Brasil, octacampeão.

O time verde e amarelo, atual campeão olímpico, não triunfa desde 2009, quando a fase final foi disputada em Tóquio, no Japão. Nas duas últimas edições, também ficara na segunda colocação.

HISTÓRICO

Hugo Calderano bate chinês e disputa final inédita na Copa do Mundo de tênis de mesa

Final será neste domingo, às 09h15 (horário de Brasília), contra Lin Shidong (1º do ranking) ou Liang Jingkun (4º)

19/04/2025 12h00

Hugo Calderano faz história ao chegar na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Hugo Calderano faz história ao chegar na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa Foto: AFP

Continue Lendo...

Hugo Calderano garantiu neste sábado mais um feito histórico em sua carreira ao conquistar uma vitória marcante sobre o chinês Wang Chuqin na Copa do Mundo de tênis de mesa, disputada em Macau. O brasileiro venceu por 4 sets a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10. Com o resultado, Calderano avança pela primeira vez à grande final do torneio, consolidando sua melhor campanha na competição até o momento.

Em um primeiro set acirrado, Calderano fechou em alta em 14/12. O brasileiro começou a partida com postura dominante, comandando a maioria dos pontos. Foi ele quem ditou o ritmo das trocas. No momento decisivo, salvou três set points e, com agressividade e controle, fechou o primeiro set.

Na sequência, Chuqin cresceu no jogo e empatou a partida vencendo a segunda parcial por 11/5. O chinês encurtou os saques com eficiência, limitou as investidas ofensivas de Calderano e assumiu o controle dos pontos, pressionando o brasileiro com intensidade. Calderano ainda tentou reagir, mas Wang conquistou pontos decisivos.

O chinês seguiu comandando as ações, controlando os pontos e alternando entre finalizações certeiras e jogadas que forçaram o erro de Calderano. Dominando, Chuquin venceu o terceiro set por 11/6 e virou a partida.

No quarto set, Chuquin fechou mais uma vez a parcial em vantagem em 11/7. Calderano, por sua vez, aproveitou oportunidades e venceu o quinto set por 11/7, diminuindo a diferença no placar.

Mantendo o bom desempenho, Calderano empatou o jogo e levou a semifinal para o último e decisivo set com parcial de 11/5. Nele, derrubou o chinês e agora vai à final após fechar parcial em 12/10, fazendo história para o tênis de mesa brasileiro.

TÊNIS DE MESA

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo

Como torneio não prevê disputa de 3º lugar, ele já garantiu o bronze

18/04/2025 23h00

Foto: ALEXANDRE LOUREIRO/COB/DIREITOS RESERVADOS

Continue Lendo...

O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau (China).

O carioca de 28 anos, atual número cinco do mundo, se classificou após após vencer de virada o japonês Tomakazu Harimoto, terceiro melhor no ranking, por 4 sets a 1 (parciais de 8/11,11/8, 11/8, 11/8 e 12/10). Além disso, Calderano é o único não asiático entre os semifinalistas em Macau.

Será a primeira semi do carioca nesta temporada, seu melhor desempenho até o momento. Como o torneio não tem disputa de terceiro lugar, Calderano já assegurou a medalha de bronze.

Mas, é claro, que a meta dele é chegar ao topo do pódio. Ele volta a competir às 3h45 (horário de Brasília) deste sábado (19).

O adversário será o chinês Wang Chuquin, o atual vice-líder no ranking mundial. A partida terá transmissão gratuita ao vivo na conta da  Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF World) no YouTube.

O Brasil também contou com Bruna Takahashi nas quartas de final femininas na chave de simples. A paulista (24ª no ranking) chegou a vencer um set contar a chinesa Chen Xingtong, número quatro do mundo, mas asiática fez valer seu favoritismo e selou a classificação às semifinais com vitória por 4 sets a 1 (11/6, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7).

O país começou a competição com outros dois atletas, Vitor Ishiy e Eric Jouti, eliminados na fase de grupos. A etapa da Copa do Mundo em Macau reúne 48 atletas e vai até o próximo domingo (20). O tênis de mesa brasileiro busca medalha inédita no torneio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).