Esportes

COPA AMÉRICA 2019

Expulso em jogo, Messi não participa de cerimônia de premiação

Jogador disparou contra organização do torneio

DAS AGÊNCIAS

07/07/2019 - 08h47
Continue lendo...

Sob aplausos, torcida gritando seu nome e protestos por sua expulsão, Messi conquistou hoje o terceiro lugar da Copa América, após a Argentina ter vencido o Chile por 2 a 1 na Arena Corinthians, em São Paulo. No entanto, o jogador se recusou a subir no gramado para participar da cerimônia de premiação e receber a medalha de bronze, em protesto pela expulsão e por reclamações relacionadas à arbitragem e à organização da Copa América.

A expulsão de Messi, ainda no primeiro tempo, revoltou a torcida presente à arena. Foi o segundo cartão vermelho de Messi em toda sua carreira de jogador: o primeiro foi em 2005, em sua estreia pela seleção argentina. Hoje, ele foi expulso após um desentendimento com Medel, que também recebeu cartão vermelho no lance.

Se após o jogo contra o Brasil, em que a seleção argentina foi derrotada por 2 a 0, o craque argentino fez diversas críticas, no jogo deste sábado não foi diferente. Na zona mista, após o jogo, Messi disse que não participou da cerimônia de premiação porque estava revoltado. “Muita bronca, muita bronca, porque creio que não merecia este cartão. Eu estava fazendo um bom jogo, estávamos em vantagem. Lamentavelmente, há muita corrupção, tivemos estas questões com os árbitros, ficamos com a sensação de que não nos deixaram ir jogar a final”.

Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico chileno, Reinaldo Rueda, lamentou as duas expulsões do jogo. “É uma pena, era uma situação que podia ter sido trabalhada de outra forma, era uma situação normal de disputa”, disse ele. “O melhor jogador do mundo foi expulso”, falou.

O técnico argentino Lionel Scaloni também reclamou da arbitragem. “Não entendo o que ele [Messi] fez para ser expulso. Aconteceu muito rápido. Foi muito estranho”, disse ele, ao acrescentar que os critérios para a utilização do VAR não foram claros durante a competição.

Arbitragem

A comissão de arbitragem que apitou o jogo de hoje foi muito vaiada, principalmente por causa da expulsão do craque argentino. Ao final do jogo, pouco antes da Argentina subir no tablado preparado no gramado para a cerimônia de premiação, a arbitragem voltou a ser vaiada pelos torcedores.

Os gols argentinos foram marcados no primeiro tempo, com Agüero e Dybala. No segundo tempo, o Chile descontou em uma cobrança de falta de Vidal.

Em nota, Conmebol rebate acusações de Messi: 'É inaceitável'

As críticas e acusações de Lionel Messi foram rebatidas pela Conmebol, na noite deste sábado, horas após a vitória da Argentina sobre o Chile, na disputa pelo terceiro lugar da Copa América, na Arena Corinthians, em São Paulo. Para a entidade responsável por gerir o futebol sul-americano, as declarações do atacante argentino são "inaceitáveis".


"É inaceitável que, em função de incidentes próprios da competição, que contou com 12 seleções em igualdade de condições, se lancem acusações infundadas que faltam com a verdade e põem em discussão a integridade da Copa América", rebateu a Conmebol, em comunicado.

A entidade se refere às declarações feitas por Messi na zona mista, após o triunfo da Argentina. O atacante foi expulso de campo ainda no primeiro tempo por conta de um desentendimento com o zagueiro Medel. Revoltado, o jogador argentino não participou da cerimônia de premiação, em que seus companheiros receberam a medalha de bronze.

"Um cartão amarelo resolveria. O que disse na vez passada (depois do jogo com o Brasil) talvez tenha servido para agora. Não fui à premiação porque nós não temos que ser parte desta corrupção. Nos faltaram com respeito durante toda esta Copa. Não nos deixaram chegar na final", afirmou Messi, referindo-se também à arbitragem do jogo contra o Brasil, na semifinal (o craque reclamou de dois pênaltis não marcados a favor da Argentina e questionou a isenção do VAR naquela partida).

A Conmebol repreendeu o jogador. "No futebol às vezes se ganha e às vezes se perde, e um pilar fundamental do fair play é aceitar os resultados com lealdade e respeito. O mesmo ocorre para as decisões arbitrais, que são humanas e sempre serão perfectíveis", apontou a entidade.

A Conmebol não indicou se vai abrir procedimento de investigação contra o jogador, o que poderia render punição a Messi nas competições organizadas pela entidade - em 2020, haverá nova edição da Copa América, com sede conjunta entre Argentina e Colômbia. 

"Tais acusações representam uma falta de respeito à competição, a todos os futebolistas participantes e às centenas de profissionais da Conmebol, instituição que desde 2016 vem trabalhando incansavelmente pela transparência, profissionalização e desenvolvimento do futebol sul-americano", registrou a Conmebol.

REGIONAL

Após vitória no Estadual, Operário estreia na Copa Verde 2025 amanhã

Galo enfrenta o Luverdense (MT), às 20h, no Estádio Jacques da Luz, válido pela 1ª fase da competição, do qual outros sete confrontos também acontecem nesta quarta (22)

21/01/2025 11h30

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de vencer com autoridade o Águia Negra na estreia do Estadual, o Operário inicia sua trajetória em competições nacionais na temporada 2025 nesta quarta-feira (22), ao enfrentar o Luverdense (MT) pela primeira fase da Copa Verde deste ano.

O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e disputado anualmente desde 2014, com seu maior campeão sendo o Paysandu (PA), com 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2024). A competição reúne equipes da Região Norte e Centro-Oeste do país, além de times do Espírito Santo.

Nesta primeira fase, os confrontos são decididos em jogo único, ou seja, como o Operário é o mandante neste duelo, a partida será realizada no Estádio Jacques da Luz. No caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 

O Luverdense ocupa a terceira colocação na atual edição do Campeonato Mato-Grossense, com uma vitória e dois empates em três jogos, igual às campanhas do líder e vice-líder, Mixto e Operário de Várzea Grande, respectivamente.

Em um cenário de classificação da equipe sul-mato-grossense, o próximo adversário já está definido: Vila Nova (GO), atual vice-campeão da competição. Porém, neste caso, a partida seria disputada fora de casa, também em jogo único. Apenas a partir das quartas de finais que os confrontos são decididos em jogos de ida e volta. O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.

Confira os outros confrontos da primeira fase da Copa Verde 2025:

  • 14h30 - Ceilândia x Capital-DF
  • 18h - Porto Velho x Humaitá
  • 18h - Tocantinópolis x GAS 
  • 18h - Vitória-ES x Rio Branco-ES
  • 19h - Águia de Marabá x Independência
  • 19h - União Rondonópolis x União-TO 
  • 19h30 - São Raimundo-RR x Trem
  • 20h - Operário-MS x Luverdense

Por disputar a competição nacional nesta quarta, o Operário não jogará a segunda rodada do Estadual contra o Dourados, que foi transferida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para o próximo dia 29.

Após a partida contra o Luverdense, o Galo volta a campo contra o Ivinhema, no domingo (26), também no Jacques da Luz, às 16h.

COMO FOI A ESTREIA NO ESTADUAL?

A partida realizada na tarde de sábado, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo, com Mauri e Matheus Bidick. O Galo teve amplo domínio sobre o Águia Negra e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da primeira etapa. 

Leonardo fez jogada pela esquerda e, na área, tocou para trás procurando Mauri, que guardou. Ele chutou mascado, mas a bola acabou passando por todo mundo, enganando o goleiro Bruno Henrique.

Já aos 26 do primeiro tempo, o camisa 10 do Operário cruzou da esquerda para Matheus Bidick, que, de cabeça, marcou o segundo gol contra o Águia Negra.

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda física e, em decorrência disso, foram poucas oportunidades de gol. O Galo administrou o resultado, com mudanças feitas pelo técnico Leocir Dall'Astra, para conquistar a primeira vitória na competição.

SERVIÇO - COPA VERDE

Adversário: Luverdense (MT)
Data do Jogo: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horário: 20h
Local: Estádio Jacques da Luz
Valores dos Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)

Pontos de Venda Antecipada:

  • Padaria Toscano;
  • Galeria dos Esportes;
  • Gazin - Barão do Rio Branco;
  • Paul Gráfica.

SAIBA

Em 2024, o representante de Mato Grosso do Sul na competição foi o Costa Rica, mas acabou sendo eliminado na primeira fase pelo União Rondonópolis (MT), ao ser goleado por 4x0. 

Assine o Correio do Estado

Esportes

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas

Grêmio e Corinthians foram os últimos a se classificar no domingo

20/01/2025 23h00

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras Reprodução, Angelo Pieretti/Grêmio

Continue Lendo...

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de domingo (19) e se juntaram aos já classificados São Paulo e Criciúma.

O Tricolor gaúcho, que tenta o título inédito da Copinha, garantiu a vaga após vencer de virada o Palmeiras por 3 a 2. Já o Timão, atual campeão, levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0.

O primeiro jogo da semi será Criciúma x São Paulo, às 19h30 (horário de Brasília) de terça-feira (21). O outro, Grêmio x Corinthians, será às 17h de quarta (22). As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Nas quartas de final no domingo (19), o Palmeiras saiu na frente com gol de cabeça Erick Belé: foi o quinto dele no torneio.

Dez minutos depois, o Grêmio empatou com  Pedro Gabriel, que  acertou um belo chute de fora da área. Já nos minutos finais, após contra-ataque, Gabriel Mec mandou no fundo da rede e virou o placar para os gaúchos: 2 a 1. Na volta do intercalo, com menos de um minuto de jogo, Riquelme Filipi empatou para o Verdão.

O gol da vitória e da classificação do Grêmio saiu aos 39 minutos: após bate-rebate dentro da área, Luís Eduardo aproveitou a sobra e bateu forte no fundo do gol.

Já na outra partida, o nome do jogo foi Gui Negão que marcou para o Corinthians aos  seis minutos do primeiro tempo contra o Vasco, o único gol da partida, que selou a classificação do Timão.

No sábado (18), o São Paulo se classificou ao ganhar por 3 a 1 do Cruzeiro. No segundo jogo da noite, o Criciúma derrotou a Ferroviária por 1 a 0, e também assegurou vaga nas quartas.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).