Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

ESPORTE

Fifa faz homenagem a Pelé: 'Nenhuma palavra vai fazer justiça a você'

A organização recordou momentos importantes da carreira do ídolo
23/10/2020 20:05 - Estadão Conteúdo


Com fotos históricas, números e até frases de famosos, a Fifa homenageou Pelé pelos seus 80 anos de vida, nesta sexta-feira. 

Em seu site, a entidade máxima do futebol mundial reconheceu a importância do "Rei" e não poupou elogios ao que o brasileiro fez pela modalidade dentro e fora de campo.

"Feliz Aniversário de 80 anos ao 'Rei'", diz o título de uma das três publicações que homenageiam o ex-atacante. "Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez seja o que melhor ilustra a incalculável importância que você tem para o futebol", disse a Fifa. "Obrigado por tudo e tenha um lindo aniversário de 80 anos."

A publicação traz frases de diversos famosos tanto do mundo do futebol quanto de celebridades de outras áreas, seja de ex-jogadores e até de artistas, de Carlos Drummond de Andrade a Mick Jagger. "Assistir a ele jogar era como ver o prazer de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem feito", disse Nelson Mandela.

"Pelé levou o futebol a um novo nível. Além de simbolizar o 'Jogo Bonito', ele jogou com talento sem esforço, de um jeito que nunca tínhamos visto antes", declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A entidade também reconheceu o impacto de Pelé fora dos gramados "Há uns poucos nomes que são conhecidos no mundo todo. Isso inclui algumas figuras históricas, um pequeno número de ícones da música e do cinema, assim como um grupo exclusivo de esportistas, sendo Pelé um deles, de forma inquestionável. Não importa a geração, o país ou a origem das pessoas, todos conhecem o famoso atacante brasileiro", disse a Fifa, antes de compará-lo com outros craques.

"A fama de Pelé deve muito ao seu carisma e à aura que cerca ele dentro e fora dos gramados. Giuseppe Meazza, Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas estão entre os primeiros ícones do futebol, mas Pelé foi o seu primeiro super star", registrou a entidade mundial.

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, a relação com Garrincha, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Lembrou do interesse dos clubes estrangeiros pelo seu futebol e da decisão do então presidente Jânio Quadros em "proibir a exportação" de Pelé ao considerá-lo "patrimônio nacional". Na época, times como Inter de Milão, Juventus, Manchester United e Real Madrid sonhavam com o brasileiro.

A entidade sediada na Suíça recordou também a história em que Pelé supostamente interrompeu uma guerra, na Nigéria, e relacionou a demissão do técnico João Saldanha, na seleção brasileira, à decisão de deixar Pelé no banco de reservas no amistoso com o Chile, em 1970, às vésperas da Copa do Mundo em que o Brasil conquistaria o tricampeonato.

A Fifa ainda publicou os números e estatísticas de Pelé em Copas do Mundo e exibiu fotos históricas, até mesmo da infância do brasileiro, em seu site.

 
 

Felpuda


Comentários ouvidos pela “rádio peão”, em ondas curtas, são de que figurinha só ganharia apoio dos colegas caso pessoa agregada fosse “curtir a aposentadoria” de uma vez por todas. Como seu acordo político acabou naufragando nesta campanha, agora dito-cujo estaria querendo recuar e não ceder o lugar. 

Isso até poderia acontecer, se não fosse a sua, digamos, eminência parda. Afe!