Esportes

COPA DO BRASIL 2019

Flamengo de Jesus tem primeiro desafio contra Athletico-PR

Técnico português faz sua estreia oficial no Rubro-Negro

RAFAEL RIBEIRO

10/07/2019 - 09h25
Continue lendo...

O primeiro jogo oficial de Jorge Jesus à frente do Flamengo será nesta quarta-feira, às 20h30 (de MS), quando o time carioca visita o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O treinador português chega para a vaga deixada por Abel Braga e terá o desafio de reconduzir o Rubro-Negro ao caminho dos títulos nacionais.

O Flamengo eliminou o Corinthians nas oitavas de final com dois triunfos por 1 a 0. Já o Furacão despachou o Fortaleza com uma vitória por 1 a 0 no Paraná, depois de segurar empate sem gols no Nordeste.

Ciente de que o Athletico Paranaense vai querer se impor em casa, o Flamengo espera uma forte pressão.

“Sabemos que é um jogo muito complicado, pois o Athletico Paranaense é muito forte jogando dentro de casa. A nossa expectativa é a de que eles vão tentar fazer o resultado para terem mais tranquilidade na volta, no Rio de Janeiro. Vamos precisar saber lidar com este tipo de situação, pois não podemos aceitar esta pressão. Temos que encontrar o melhor caminho de fazermos o resultado que nos interessa”, disse o zagueiro Léo Duarte.

O Athletico Paranaense não confirma a pressão, mas admite a busca por um jogo equilibrado.

“Vamos precisar encontrar o equilíbrio necessário para fazermos um grande jogo e não darmos espaços ao Flamengo, que tem um time muito eficiente e forte”, alertou o técnico Tiago Nunes.

Em termos de escalação, o Flamengo vai apresentar novidades. O lateral-direito Rafinha, contratado após se desligar do Bayern de Munique, deve estrear na vaga de Rodinei. O meia uruguaio De Arrascaeta e o apoiador Vitinho parecem ter assumido de vez a condição de titulares.

“Vim para o maior clube do Brasil, um clube que se identifica muito comigo por que está acostumado a disputar títulos. Quero viver uma grande fase no Flamengo e a minha expectativa é a de começar com o pé direito”, disse Rafinha.

Depois de um primeiro semestre movimentado, com classificação na Libertadores da América, a disputa da final da Recopa, mas, principalmente, mostrando uma forma de jogar que chamou a atenção a mídia nacional, o Furacão agora precisa mostrar algo que mais, que passa por ter equilíbrio dentro e fora de casa e pela descoberta por alternativas após a saída de alguns jogadores.

Embora a saída do lateral Renan Lodi seja a mais sentida, já que o jovem prata da casa era um dos maiores destaques da equipe athleticana e, a princípio deve ser substituído por Márcio Azevedo, que não possui as mesmas características, inclusive físicas, o maior problema no momento está na zaga. Paulo André se aposentou, Thiago Heleno segue afastado, Pedro Henrique já atuou pelo Corinthians e não pode jogar e Lucas Halter virou dúvida de última hora. Com isso, ao lado de Léo Pereira, Robson Bambu pode ser uma opção.

O confronto de volta entre Flamengo e Athletico Paranaense, previsto para o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), acontecerá na próxima semana, no dia 17 de julho. As duas equipes já se enfrentaram uma vez nesta temporada. Foi em solo carioca, pelo Campeonato Brasileiro, e os flamenguistas venceram por 3 a 2. Quem passar deste duelo vai cruzar nas semifinais com o vitorioso do embate entre Grêmio e Bahia.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR X FLAMENGO

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 10 de julho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 20h30 (de MS)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

ATHLETICO-PR: Santos; Jonathan, Léo Pereira, Lucas Halter (Robson Bambu) e Márcio Azevedo; Wellington, Lucho González e Bruno Guimarães ; Nikão, Rony e Marco Rúben
Técnico: Tiago Nunes

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Gustavo Cuéllar, Diego, Vitinho e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

Esportes

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense

O treinador Charles Almeida, já definiu o time que entra em campo, porém vai divulgar a escalação somente minutos da partida

17/01/2025 13h30

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense Sílvio de Andrade

Continue Lendo...

O primeiro grande desafio do Corumbaense em sua volta à Série A do Campeonato Estadual foi no deslocamento para a cidade de Naviraí, onde, às 15h de domingo, enfrenta o Naviraiense, no Estádio Verotão. Foi uma longa viagem de 11h por 750 km, iniciada às 23h de quinta-feira, em ônibus fretado, a pedido da comissão técnica, permitindo mais tempo de recuperação dos jogadores. 

Com um elenco reformulado, o Galo Carijó terá sua força máxima para esta estreia – um time jovem mesclado entre atletas mais experientes, oriundos do futebol carioca, capixaba e paulista, e pratas da casa. O treinador Charles Almeida, com passagem de sucesso por clubes de Vitória e Rio de Janeiro, como o Macaé, já definiu o time que entra em campo, porém vai divulgar a escalação somente minutos da partida.

Na quinta-feira, quando realizou um apronto no Estádio Arthur Marinho, Charles ainda tinha duas dúvidas na formação da equipe, as quais não revelou. Durante o treinamento (coletivo) procedeu várias substituições na equipe considerada titular, aproveitando inclusive alguns pratas da casa, como o meia Luan, 17 anos, relacionados para o primeiro jogo. 

Preparação

O pouco tempo de treinamento e adaptação – a apresentação do novo elenco e da comissão técnica ocorreu somente em 2 de janeiro – preocupa o treinador, embora os atletas tenham iniciado preparação física individual em dezembro. Essa preparação antecipada não rendeu o suficiente, na avaliação final, porque muitos jogadores demoraram a definir acerto com o clube.

“O tempo não foi generoso, até para dar entrosamento e um perfil técnico a equipe, mas evoluímos bastante nestas duas semanas de preparação, onde buscamos dar uma identidade ao time dentro do esquema tático que planejamos, mostrando nossa metodologia e o modelo de jogo que queremos”, disse o treinador. “Mas o pouco tempo não é desculpa.”

Charles disse que os jogadores de fora chegaram com bom condicionamento, mas não o ideal, contudo, foi importante a pré preparação para que não houvesse lesões durante os treinamentos. “Trabalhamos em dois períodos, debaixo de forte calor, com controle de carga, e os jogadores deram resposta o tempo todo”, explicou.

A delegação do alvinegro pantaneiro, composta de 22 jogadores, seis integrantes da comissão técnica e seis dirigentes, está hospedada no Hotel Qualith, em Naviraí.

O retorno

Uma das novidades do clube, na estreia, é o volante Leandro Bulhões, 33, corumbaense, que atuou pelo Goiás, Anapolina, Operário, Joinville e outros clubes. “Sai daqui da base do Corumbaense com 14 anos e voltar agora é algo que planejei para a minha carreira”, disse. “Estou muito feliz e muito grato por realizar esse desejo de retornar para a minha cidade e minha família.”

NOVELA MORENÃO

"A concessão do Morenão para o Estado é um alívio", diz presidente do Operário

Em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (17), Coronel Nelson também afirmou que, mesmo com a mudança de administração, as obras no estádio devem começar apenas em 2026

17/01/2025 12h30

Coronel Nelson, presidente do Operário, durante coletiva nesta manhã

Coronel Nelson, presidente do Operário, durante coletiva nesta manhã Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Durante a apresentação dos uniformes e elenco para 2025, o presidente do Operário, Coronel Nelson, falou sobre vários assuntos, dentre eles a mudança de concessão do Morenão, que está perto de sair das mãos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, finalmente, ficar sob administração do Estado, após longas conversas entre as partes.

Ao Correio do Estado, o presidente afirmou que é um alívio a mudança de direção, mas que precisa ter urgência na liberação do tradicional estádio. 

“Eu sei que vai ser um processo longo esse ano, nós não vamos ter nem o início de obra lá, porque vai ser pelo planejamento do Governo do Estado, vai ser colocado ainda na Bolsa de Valores para que uma concessionária assuma o Morenão”, disse o Coronel Nelson.

Ainda, o chefe do Operário destacou a atitude do Estado em querer assumir o controle do estádio, reforçando que se o Morenão estiver “saudável”, o futebol sul-mato-grossense como um todo tem o que ganhar, principalmente a longo prazo.

“Isso na realidade vai refletir positivamente no futuro do desenvolvimento do futebol aqui, na atração de importantes investidores que vêm pra cá para investir no futebol. Sem estádio, nenhum investidor vai vir aqui, como que o cara vai vir investir num local onde ele não vai ter retorno nenhum, né?”, pontuou o presidente.

Protagonismo de volta?

O governador Eduardo Riedel, em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (16), afirmou que, caso seja concedido ao Estado, o Morenão terá um projeto para resgatar protagonismo estadual e nacional.

Acerca da concessão, Riedel disse que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está em negociações com o Governo do Estado. Ainda, reforçou que o mais importante é “dar destino e uso efetivo” ao estádio, que sofre com a paralisação para obras há quase três anos.

“A partir do momento que a gente assinar esse convênio e o estádio estiver conosco, aí a gente tem condição de estabelecer um projeto para o estádio. E é isso que nós vamos buscar, para resgatar um pouquinho o protagonismo que o Morenão teve no futebol sul-mato-grossense e brasileiro”, destacou o governador em coletiva após a entrega de novos veículos e recepção de novos veterinários integrados à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Assunto voltou à tona

Na manhã desta terça-feira (14), durante o lançamento oficial do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025, Marcelo Miranda falou sobre o assunto e afirmou que a concessão está nas tratativas finais, mas ainda em conversas. Porém, salientou que o caso deve ser resolvido de forma definitiva em 15 dias, com provável final feliz para o Governo do Estado.

"Já tinhamos observado o interesse da reitora Camila e sua posição pessoal favorável. No entanto, era necessário passar pelo Conselho Universitário, que aprovou a proposta. Agora, já recebemos uma resposta oficial positiva e estamos em tratativas para definir os detalhes do período de concessão", disse.

"São questões simples, como a manutenção durante esse período em que trabalharemos na viabilidade técnica. Acredito que esses pequenos detalhes poderão ser resolvidos em 10 a 15 dias. Assim, poderemos finalmente iniciar o estudo técnico necessário para planejar uma PPP que transforme o Morenão em um grande centro de eventos e de futebol. Até fevereiro, tudo deve estar resolvido", acrescentou o secretário.

Em nota, a UFMS disse que foi aprovada no dia 5 de novembro de 2024 a possibilidade da assinatura do convêncio de delegação para a concessão do estádio para o Governo do Estado, por um período de 35 anos. A Universidade diz ainda que aguarda devolutiva do estado para assinatura do referido instrumento jurídico.

Fora do estadual pelo 4º ano seguido

Parado para obras desde julho de 2022 e sem receber uma partida oficial desde o dia 23 de maio de 2021, o Morenão vai ficar fora do Campeonato Sul-Mato-Grossense pelo 4º ano seguido. O último jogo disputado no estádio pelo Sul-Mato-Grossense foi entre Operário e Dourados, partida válida pelo hexagonal final, que terminou com a vitória do time douradense, por 4 a 2.

Desde então, as equipes campo-grandenses (Operário, Náutico, Comercial e Portuguesa) mandam seus jogos no Estádio Jacques da Luz, localizado no Bairro das Moreninhas.

Caso a concessão ao Estado seja assinada, é provável que o estádio possa receber jogos do estadual na edição do próximo ano, ou seja, no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026.

*Colaborou Alanis Netto

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).