Esportes

BRASILEIRÃO

Flamengo mantém embalo da Copa do Brasil e vence o Atlético-PR

Flamengo mantém embalo da Copa do Brasil e vence o Atlético-PR

Folhapress

27/08/2017 - 17h29
Continue lendo...

 Muito me orgulha ser filho de Campo Grande. Essa é uma cidade cosmopolita, pujante, bonita e excelente para se viver e trabalhar. Nasci no Bairro Vila Carvalho, em 1940, nas proximidades do encontro dos córregos Segredo e Prosa, local escolhido pelo fundador da cidade, Antonio Pereira, em 1872, para instalar sua imensa família e iniciar a construção de uma das mais importantes capitais do Brasil.

Para dar continuidade ao trabalho iniciado por Antonio Pereira e outros pioneiros e pioneiras que fincaram raízes nesse solo sagrado, logo após a Guerra do Brasil contra o Paraguai, vieram gente de Minas Gerais, Goiás, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Nordeste, do Paraguai, da Bolívia, de Portugal, da Espanha, da Armênia, da Turquia, da Síria, do Líbano, do Japão, da Itália, da Alemanha e de tantos outros países desse mundo de meu Deus.    

Dados do Censo do IBGE de 2010 indicam que 3.532 estrangeiros escolheram   Campo Grande para morar e trabalhar. De todos os estados do Brasil recebemos homens e mulheres. Em 2010 esse número era da ordem de 193.915 migrantes. Hoje a população da Cidade Morena é de 862.982 pessoas.  

Como filho desta cidade, me anima saber que Campo Grande ocupa o quarto lugar em qualidade de vida entre 21 capitais do País, como atestou a pesquisa “Qualidade de vida nas cidades”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.  Não menos importante é o fato de a cidade ter conquistado IDHM da ordem de 0,784 muito superior à maioria das capitais brasileiras.

Tenho profunda relação com Campo Grande. Acompanhei de perto sua construção. Brinquei pelas ruas da cidade quando não havia ainda asfalto ou edifícios imponentes. Tomei banho nas águas cristalinas dos córregos Prosa e Segredo e não perdia os famosos Footings, aos domingos, na Rua 14 de Julho. 

Eu e minha família participamos ativamente da nova configuração educacional que o município passou a vivenciar, a partir da década de 1970, quando iniciamos as edificações da Mace, do Cesup e da Uniderp.

Hoje, como senador da República, continuo empenhado no progresso da cidade. Tudo que se refere a Campo Grande me interessa. Já destinei verbas para as áreas esportiva, pavimentação e drenagem, saúde, e, recentemente, viabilizei a aprovação do  empréstimo de US$ 56 milhões de dólares para revitalização do centro da cidade.

Esses recursos já estão à disposição da prefeitura para iniciar o Programa “Reviva Centro Segunda Etapa”, que, entre outras coisas, urbanizará as ruas compreendidas entre a Avenida Mato Grosso e a Fernando Correia da Costa.

Algumas dessas ruas terão suas calçadas ampliadas e as faixas de rolamento para automóveis reduzidas. Toda fiação será subterrânea. O projeto prevê vias mais iluminadas e seguras, com implantação de áreas de descanso, bancos, novas árvores e estruturas que garantam conforto aos pedestres e incremente o comércio em geral.

Isso é só o começo. Com trabalho e determinação tenho condições de ajudar muito mais minha cidade. Meus parabéns Campo Grande pelo transcurso de mais um aniversário. 

ESTADUAL MS 2025

Em jogo de cinco gols, Pantanal vence de virada o Aquidauanense e assume vice-liderança

Ao todo, nesta rodada do Estadual de domingo, 15 gols foram marcados em três partidas disputadas

16/02/2025 18h30

Em Campo Grande o Pantanal e o Aquidauanense travaram um jogo disputado de cinco gols pela 7ª rodada do Estadual sul-mato-grossense

Em Campo Grande o Pantanal e o Aquidauanense travaram um jogo disputado de cinco gols pela 7ª rodada do Estadual sul-mato-grossense Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Em sete minutos o Futebol Clube Pantanal vira jogo contra o Aquidauananese no Estádio Jacques da Luz e assume a vice-liderança do Estadual sul-mato-grossense.

Partida com cinco gols disputada na tarde deste domingo (16) terminou com a vitória do Pantanal, clube campo-grandense, por 3 a 2, para cima do Azulão da Princesa (Aquidauanense) que continua amargando a zona de rebaixamento do campeonato, com quatro pontos somados em sete jogos disputados.

O primeiro gol da partida foi marcado pelo zagueiro Júnior Henrique do Pantanal, na segunda etapa, o meia Fernando Coelho do Aquidauanense deixou tudo igual aos oito minutos.

Precisando da vitória o Aquiduanense chegou a frente do placar com gol de pênalti do atacante Lincon, mas viu os três pontos escaparem em minutos nos pés de Tássio que marcou os dois gols da vitória de virada do Pantanal. 

O resultado para o clube de Campo Grande o colocou na segunda colocação da competição, com 14 pontos marcados em sete jogos. Já o Aquidauanense que estava na penultima colocação, agora é o ultimo colocado do sul-mato-grossense.

Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos o Pantanal já está garantido na 2ª fase, mas briga por uma vaga direta nas semifinais se permanecer entres os dois primeiros. O Azulão da Princesa vai em busca de pontos para fugir do rebaixamento nos jogos que faltam contra o Operário e Dourados.

RODADA 

Em sequência de quatro vitórias, o Ivinhema venceu mais uma, chegando aos 16 pontos e se mantendo na liderança isolada do Estadual. 

O Azulão do Vale, como é conhecido, venceu o Corumbaense no Estádio Virotão, neste domingo (16),  pelo placar de 6 a 1.

Na disputa contra o rebaixamento, a outra partida realizada no domingo terminou com a primeira vitória do Coxim, contra o Águia Negra de Rio Brilhante, por 2 a 1. Com o resultado, o Coxim chega aos quatro pontos, mas segue na zona de rebaixamento. O Águia Negra poderia terminar a rodada na quinta posição, mas segue com sete pontos e em sétimo.

No sábado (15) as equipes que vão representar o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2025, Operário e Dourados, venceram os seus jogos como mandantes.

O Galo ganhou do Costa Rica pelo placar de 1 a 0, deixando o clube na 4ª colocação, já o Dourados venceu o Naviraiense por 2 a 0 e caiu para a 3ª colocação.

TÊNIS

João Fonseca bate argentino na final e se torna o brasileiro mais jovem campeão da ATP

Brasileiro derrotou Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0 e conquista seu primeiro título do circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionais

16/02/2025 17h01

João Fonseca conquistou seu primeiro título do circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionai

João Fonseca conquistou seu primeiro título do circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionai Foto: IEB / Argentina Open

Continue Lendo...

Na chamada Catedral do tênis argentino, o brasileiro João Fonseca enfrentou neste domingo a torcida e o melhor jogador local da atualidade, Francisco Cerúndolo, 28º do ranking, e demonstrando personalidade conquistou seu primeiro título do circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

O título confirma sua ascensão meteórica, atingindo várias marcas de precocidade e dando um salto de 31 posições no ranking mundial.

Ao vencer Cerúndolo por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7/1) em 1h45min, Fonseca se tornou, aos 18 anos, cinco meses e 26 dias, o mais jovem sul-americano a conquistar um título na era ATP Tour (a partir de 1990).

Ele também entrou no top 10 dos mais jovens campeões e tirou da lista o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams.

Entre os integrantes desta relação estão o australiano Lleyton Hewitt, o ucraniano Andrei Medvedev, o japonês Kei Nishikori, os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz e o norte-americano Michael Chang, que alcançaram ao menos a quarta posição no ranking.

Cerúndolo, aos 26 anos, é muito mais experiente do que o brasileiro. Ele já foi o 19º do mundo e, com três títulos e outras duas finais no currículo, disputou neste domingo sua 200ª partida no circuito, enquanto Fonseca jogou apenas pela 27ª vez em eventos deste porte.

Com o título, ele avançou 31 posições no ranking e aparece no 68º posto, o melhor brasileiro no ranking.

Há menos de um ano, Fonseca conquistou sua primeira vitória no circuito principal da ATP ao aproveitar muito bem o convite oferecido pelo Rio Open e chegar às quartas de final do evento, derrotado pelo argentino Mariano Navone, rival que foi eliminado pelo brasileiro nesta semana na capital argentina.

Na ocasião, Fonseca era apenas o 655º colocado do ranking mundial.

A rápida ascensão provoca admiração no mundo do tênis. O britânico Andy Murray se manifestou neste domingo, antes da final, na expectativa por um possível encontro entre João e Alcaraz, que já foi número um do mundo e atualmente ocupa a terceira posição no ranking.

“Estou ansioso pelo primeiro jogo de Fonseca x Alcaraz”, escreveu nas redes sociais o ex-tenista, dono de três títulos de Grand Slam e de duas medalhas olímpicas de ouro na carreira.

Apesar de fazer sua estreia em decisões, Fonseca começou a partida pressionando e quebrando o saque do rival logo no game inicial. Teve o serviço derrubado logo na sequência, mas apresentou de cara suas credenciais.

A pequena torcida brasileira na quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club se animou e entoou o coro “João, Fonseca”, mas foi logo rechaçada pelo público local.

Ganhando quase metade dos pontos em que não tinha o saque (48%), o brasileiro voltou a quebrar o serviço de Cerúndolo no sétimo game, abrindo 4 a 3. Alternando bem as jogadas, incluindo bolas curtas e subidas à rede, Fonseca venceu o primeiro set por 6/4, fechando a disputa com um ace.

No segundo set, a primeira quebra aconteceu no quinto game e foi favorável ao brasileiro, quando Cerúndolo mandou uma cruzada para fora e viu o rival abrir 3 a 2. Fonseca teve o saque para garantir o título no décimo game, mas Cerúndolo devolveu a quebra e voltou para o jogo com 5 a 5.

O brasileiro demonstrou não ter se abatido com o revés e conseguiu nova vitória no serviço do adversário e mais uma oportunidade para sacar para o campeonato.

Mais uma vez, o brasileiro sentiu dificuldade para fechar o jogo e Cerúndolo levou o jogo para o tie-break.

No desempate, Fonseca logo abriu 4 a 0 e só precisou administrar a vantagem para marcar 7/1 e festejar seu primeiro título deitado no saibro.

Agora, João Fonseca joga no Brasil. Ele volta às quadras do Jockey Club Brasileiro para a disputa do Rio Open e estreia contra o francês Alexandre Muller, 58º do ranking.

Parte da gira latino-americana no saibro, o evento no Rio reúne vários tenistas que estiveram em Buenos Aires, incluindo três dos quatro argentinos batidos por Fonseca na campanha de seu primeiro título.

João Fonseca conquistou seu primeiro título do circuito principal da Associação dos Tenistas ProfissionaiEscreva a legenda aqui

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).