Enfrentando um adversário já sem pretensões na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO contou com um golaço de falta do goleiro Márcio para vencer o América-MG por 5 a 1, neste domingo, no Estádio Serra Dourada, e garantir seu passaporte à Copa Sul-Americana de 2012. A equipe goiana precisava apenas de um empate para se classificar ao torneio continental, mas não tomou conhecimento dos mineiros, já rebaixados à Série B da próxima temporada.
Além do lindo gol de Márcio, que foi o segundo do Atlético, os goianos contaram com Felipe, Gilson, Anaílson e Paulo Henrique para definir o elástico placar em casa. Já o América-MG descontou com um gol contra do próprio Paulo Henrique.
O resultado deixou o time rubro-negro com 48 pontos, na 13ª colocação, a confortáveis sete pontos de distância do rebaixamento. Já o América-MG, com 37 pontos, foi o penúltimo colocado da tabela e vai voltar a jogar à Série B no ano que vem.
O jogo
O Atlético-GO não perdeu tempo, e aos 25s de jogo foi para cima do América-MG. Felipe arrancou com a bola dominada e chutou de longe, mas errou por pouco o gol de Glaycon.
Aos 11min, Ernandes levantou a cabeça e viu Felipe se projetando à direita. O passe chegou preciso aos seus pés e ele tocou na saída do goleiro. Quatro minutos depois, Thiaguinho foi derrubado na intermediária. O arqueiro Márcio cobrou com perfeição, no ângulo, e ampliou para os donos da casa.
A primeira investida do time mineiro veio aos 17min, quando Ulisses partiu pela direita e assustou com uma batida de longe. O terceiro gol veio no final da etapa inicial: Gilson completou, de cabeça, falta cobrada por Thiaguinho.
No início do segundo tempo, Thiago Carleto cobrou falta com força e Márcio espalmou. Aos 12min, Paulo Henrique, contra, descontou de cabeça. Antes de acabar o jogo, Anailson, que se despede do clube, recebeu de Pituca e tocou por cobertura, marcando o quarto do Atlético.
No fim da partida, Paulo Henrique se redimiu do gol contra e completou cobrança de escanteio para fazer o quinto dos goianos, fechando o massacre.
Com informações de Gazeta Esportiva