Esportes

COPA DO MUNDO

Holanda derrota Suécia na prorrogação e vai decidir Mundial Feminino com os EUA

Jogo da final será no domingo, às 12h

Continue lendo...

Em um jogo marcado pela alternância no poder da partida e consequentemente bastante equilibrado, a Holanda derrotou a Suécia, por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Lyon, na França, com gol marcado no primeiro tempo da prorrogação, após empate sem gols nos 90 minutos regulamentares.

Com o resultado, as holandesas, que participaram pela segunda vez de um Mundial, vão enfrentar os Estados Unidos, domingo, às 12 horas (horário de Brasília). As suecas, vice campeãs em 2003, vão tentar repetir o terceiro lugar, obtido em 1991 e 2011, sábado, frente à Inglaterra. 

A semifinal foi vista por 48.452 espectadores, o segundo melhor público da competição, atrás apenas de Estados Unidos x Inglaterra, que levou 53.502 torcedores na outra semifinal.

O primeiro tempo foi decepcionante, principalmente pelo lado holandês, que se limitou a ficar na marcação. A iniciativa foi toda da Suécia, que, confiante por ter eliminado a Alemanha nas quartas de final, alugou o campo ofensivo e teve as melhores oportunidades para abrir o placar.

Aos 36 minutos, a grande chance sueca no primeiro tempo. Asllani cobrou escanteio pela esquerda, Rubensson finalizou na zaga, Hurtig pegou o rebote e Van Veenendaal fez grande defesa.

O segundo tempo foi diferente. As holandesas, apoiadas pela torcida francesa, partiram para o ataque, mas também abriram espaço na defesa. Com isso, o jogo foi repleto de emoções. Aos dez minutos, Eriksson cobrou escanteio e Van Veenendaal afastou de soco. No rebote, Fischer dominou, bateu cruzado e acertou a trave holandesa.

Aos 18, a resposta da Holanda, também em uma jogada de escanteio Miedema nem precisou saltar para cabecear. Lindahl deu um toque sutil na bola, que explodiu no travessão.

Nos minutos finais do tempo normal, a Suécia ficou mais perto da vaga, por intermédio da força das atacantes Blackstenius e Jakobsson, além da habilidade e velocidade de Asllani. Do lado holandês, Miedema brigou com toda a zaga adversária.

Aos 42, Eriksson teve a chance em cobrança de falta, mas errou o alvo por pouco. Apesar de não merecer, a Holanda quase conseguiu a vitória nos 90 minutos, quando Van De Sanden bateu cruzado para boa defesa de Lindahl. 

A Holanda veio com outra postura na prorrogação, ao pressionar a adversária em seu campo e concentrar as jogadas pelo lado direito com Van De Sanden. Aos 9, em jogada rápida, Groenen bateu seco de fora da área e abriu o placar: 1 a 0.

No segundo tempo do tempo extra, o comando do jogo voltou a ser da Suécia, mas o cansaço e o nervosismo foram componentes negativos para o time que precisava buscar a igualdade no placar A Holanda poderia ter ampliado a vantagem, mas Van De Sanden voltou a falhar nas finalizações. 

No último lance do jogo, a sueca Asllani sofreu uma pancada no queixo, foi atendida por cinco minutos e saiu do gramado imobilizada e de maca. 

A Holanda conseguiu a vaga inédita no Mundial, mas vai precisar jogar muito para equilibrar a decisão diante da favorita equipe norte-americana.

REGIONAL

Após vitória no Estadual, Operário estreia na Copa Verde 2025 amanhã

Galo enfrenta o Luverdense (MT), às 20h, no Estádio Jacques da Luz, válido pela 1ª fase da competição, do qual outros sete confrontos também acontecem nesta quarta (22)

21/01/2025 11h30

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de vencer com autoridade o Águia Negra na estreia do Estadual, o Operário inicia sua trajetória em competições nacionais na temporada 2025 nesta quarta-feira (22), ao enfrentar o Luverdense (MT) pela primeira fase da Copa Verde deste ano.

O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e disputado anualmente desde 2014, com seu maior campeão sendo o Paysandu (PA), com 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2024). A competição reúne equipes da Região Norte e Centro-Oeste do país, além de times do Espírito Santo.

Nesta primeira fase, os confrontos são decididos em jogo único, ou seja, como o Operário é o mandante neste duelo, a partida será realizada no Estádio Jacques da Luz. No caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 

O Luverdense ocupa a terceira colocação na atual edição do Campeonato Mato-Grossense, com uma vitória e dois empates em três jogos, igual às campanhas do líder e vice-líder, Mixto e Operário de Várzea Grande, respectivamente.

Em um cenário de classificação da equipe sul-mato-grossense, o próximo adversário já está definido: Vila Nova (GO), atual vice-campeão da competição. Porém, neste caso, a partida seria disputada fora de casa, também em jogo único. Apenas a partir das quartas de finais que os confrontos são decididos em jogos de ida e volta. O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.

Confira os outros confrontos da primeira fase da Copa Verde 2025:

  • 14h30 - Ceilândia x Capital-DF
  • 18h - Porto Velho x Humaitá
  • 18h - Tocantinópolis x GAS 
  • 18h - Vitória-ES x Rio Branco-ES
  • 19h - Águia de Marabá x Independência
  • 19h - União Rondonópolis x União-TO 
  • 19h30 - São Raimundo-RR x Trem
  • 20h - Operário-MS x Luverdense

Por disputar a competição nacional nesta quarta, o Operário não jogará a segunda rodada do Estadual contra o Dourados, que foi transferida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para o próximo dia 29.

Após a partida contra o Luverdense, o Galo volta a campo contra o Ivinhema, no domingo (26), também no Jacques da Luz, às 16h.

COMO FOI A ESTREIA NO ESTADUAL?

A partida realizada na tarde de sábado, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo, com Mauri e Matheus Bidick. O Galo teve amplo domínio sobre o Águia Negra e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da primeira etapa. 

Leonardo fez jogada pela esquerda e, na área, tocou para trás procurando Mauri, que guardou. Ele chutou mascado, mas a bola acabou passando por todo mundo, enganando o goleiro Bruno Henrique.

Já aos 26 do primeiro tempo, o camisa 10 do Operário cruzou da esquerda para Matheus Bidick, que, de cabeça, marcou o segundo gol contra o Águia Negra.

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda física e, em decorrência disso, foram poucas oportunidades de gol. O Galo administrou o resultado, com mudanças feitas pelo técnico Leocir Dall'Astra, para conquistar a primeira vitória na competição.

SERVIÇO - COPA VERDE

Adversário: Luverdense (MT)
Data do Jogo: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horário: 20h
Local: Estádio Jacques da Luz
Valores dos Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)

Pontos de Venda Antecipada:

  • Padaria Toscano;
  • Galeria dos Esportes;
  • Gazin - Barão do Rio Branco;
  • Paul Gráfica.

SAIBA

Em 2024, o representante de Mato Grosso do Sul na competição foi o Costa Rica, mas acabou sendo eliminado na primeira fase pelo União Rondonópolis (MT), ao ser goleado por 4x0. 

Assine o Correio do Estado

Esportes

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas

Grêmio e Corinthians foram os últimos a se classificar no domingo

20/01/2025 23h00

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras Reprodução, Angelo Pieretti/Grêmio

Continue Lendo...

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de domingo (19) e se juntaram aos já classificados São Paulo e Criciúma.

O Tricolor gaúcho, que tenta o título inédito da Copinha, garantiu a vaga após vencer de virada o Palmeiras por 3 a 2. Já o Timão, atual campeão, levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0.

O primeiro jogo da semi será Criciúma x São Paulo, às 19h30 (horário de Brasília) de terça-feira (21). O outro, Grêmio x Corinthians, será às 17h de quarta (22). As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Nas quartas de final no domingo (19), o Palmeiras saiu na frente com gol de cabeça Erick Belé: foi o quinto dele no torneio.

Dez minutos depois, o Grêmio empatou com  Pedro Gabriel, que  acertou um belo chute de fora da área. Já nos minutos finais, após contra-ataque, Gabriel Mec mandou no fundo da rede e virou o placar para os gaúchos: 2 a 1. Na volta do intercalo, com menos de um minuto de jogo, Riquelme Filipi empatou para o Verdão.

O gol da vitória e da classificação do Grêmio saiu aos 39 minutos: após bate-rebate dentro da área, Luís Eduardo aproveitou a sobra e bateu forte no fundo do gol.

Já na outra partida, o nome do jogo foi Gui Negão que marcou para o Corinthians aos  seis minutos do primeiro tempo contra o Vasco, o único gol da partida, que selou a classificação do Timão.

No sábado (18), o São Paulo se classificou ao ganhar por 3 a 1 do Cruzeiro. No segundo jogo da noite, o Criciúma derrotou a Ferroviária por 1 a 0, e também assegurou vaga nas quartas.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).