Esportes

MUNDIAL DE CLUBES

Inter espanta a zebra do Mazembe e é tri

Inter espanta a zebra do Mazembe e é tri

GAZETA ESPORTIVA

18/12/2010 - 16h37
Continue lendo...

O atacante Samuel Eto'o acabou com o sonho do Mazembe na tarde deste sábado, em Abu Dhabi. Nascido em Camarões, o jogador foi o protagonista da vitória por 3 a 0 da Internazionale de Milão sobre o time do Congo, o primeiro fora do eixo América do Sul-Europa a disputar a final do Mundial de Clubes.

Campeão intercontinental em 1964 e 1965, na época em que a Fifa não participava da organização do torneio, a Inter de Milão comemora o tricampeonato e se junta a Real Madrid-ESP, Peñarol-URU, Nacional-URU, Boca Juniors-ARG e São Paulo. O Milan, tetracampeão, lidera a disputa.

Principal surpresa do torneio ao eliminar Pachuca-MEX e Internacional-BRA, o Mazembe foi liquidado pelo único africano escalado como titular pelo técnico Rafa Benítez, que respira aliviado com o título. Depois de dar o passe para Pandev abrir o placar, Samuel Eto'o marcou o segundo. Com o jogo já decidido, Biabiany fechou o placar no final.

Com os brasileiros Júlio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta no elenco, a Internazionale de Milão conquistou as últimas edições do Campeonato Italiano, da Copa da Itália e da Copa dos Campeões, ainda sob o comando do português José Mourinho, hoje no Real Madrid. Lesionado, Philippe Coutinho não foi inscrito, mas comemorou ao lado dos compatriotas em campo.

Antes da decisão em Abu Dhabi, o Internacional venceu o Seongnam por 4 a 2 e garantiu o terceiro lugar. Com o título dos italianos sobre o Mazembe, europeus e sul-americanos empatam com os mesmos 25 triunfos na história do torneio. Os times do Velho Continente estão invictos desde 2007.

O Jogo - A Inter dominou as ações desde o início do confronto e abriu o placar logo aos 12 minutos de partida. Eto'o procurou acionou Pandev, a zaga não conseguiu interceptar e o atacante macedônio tocou com precisão na saída do goleiro Kidiaba, que não dançou desta vez.

O time italiano manteve a pressão e aumentou aos 16 minutos após pressionar a defesa adversária. Zanetti desceu pela direita e cruzou para dentro da área. Pandev não conseguiu dominar e Eto'o completou com uma finalização rasteira, no canto direito do gol.

Ainda no primeiro tempo, o argentino Diego Milito desperdiçou duas grandes oportunidades para aumentar. Aos 23 minutos, ele recebeu completamente livre e chutou em cima de Kidiaba. Aos 42, foi atrapalhado por Kasusula e perdeu nova chance clara.

Depois de sufocar o Mazembe durante o primeiro tempo, a Internazionale diminuiu o ritmo na etapa complementar. Ainda assim, quase aumentou a vantagem aos 14 minutos. O brasileiro Maicon arrancou em velocidade pela direita, tabelou com Milito e cruzou fechado. Kidiaba espalmou e viu a bola tocar a trave antes de sair.

Perdendo por 2 a 0, o Mazembe se arriscou ainda mais e chegou a assustar os italianos. Aos 19, Ekanga pegou a sobra após intervenção de Júlio César, mas não conseguiu finalizar. Dez minutos depois, Singuluma ganhou a dividida com Córdoba e a bola sobrou para Kaluyituka, que tentou driblar o goleiro brasileiro, sem sucesso.

A equipe de Milão fechou o placar cinco minutos antes do final do tempo regulamentar. Substituto de Chivu, Stankovic lançou Biabiany, que entrou no lugar de Milito. O francês dominou dentro da área, tirou o goleiro Kidiaba da jogada e completou para o fundo das redes.

REGIONAL

Após vitória no Estadual, Operário estreia na Copa Verde 2025 amanhã

Galo enfrenta o Luverdense (MT), às 20h, no Estádio Jacques da Luz, válido pela 1ª fase da competição, do qual outros sete confrontos também acontecem nesta quarta (22)

21/01/2025 11h30

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado

Operário e sua torcida após duelo no Sul-Mato-Grossense do ano passado Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de vencer com autoridade o Águia Negra na estreia do Estadual, o Operário inicia sua trajetória em competições nacionais na temporada 2025 nesta quarta-feira (22), ao enfrentar o Luverdense (MT) pela primeira fase da Copa Verde deste ano.

O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e disputado anualmente desde 2014, com seu maior campeão sendo o Paysandu (PA), com 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2024). A competição reúne equipes da Região Norte e Centro-Oeste do país, além de times do Espírito Santo.

Nesta primeira fase, os confrontos são decididos em jogo único, ou seja, como o Operário é o mandante neste duelo, a partida será realizada no Estádio Jacques da Luz. No caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 

O Luverdense ocupa a terceira colocação na atual edição do Campeonato Mato-Grossense, com uma vitória e dois empates em três jogos, igual às campanhas do líder e vice-líder, Mixto e Operário de Várzea Grande, respectivamente.

Em um cenário de classificação da equipe sul-mato-grossense, o próximo adversário já está definido: Vila Nova (GO), atual vice-campeão da competição. Porém, neste caso, a partida seria disputada fora de casa, também em jogo único. Apenas a partir das quartas de finais que os confrontos são decididos em jogos de ida e volta. O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.

Confira os outros confrontos da primeira fase da Copa Verde 2025:

  • 14h30 - Ceilândia x Capital-DF
  • 18h - Porto Velho x Humaitá
  • 18h - Tocantinópolis x GAS 
  • 18h - Vitória-ES x Rio Branco-ES
  • 19h - Águia de Marabá x Independência
  • 19h - União Rondonópolis x União-TO 
  • 19h30 - São Raimundo-RR x Trem
  • 20h - Operário-MS x Luverdense

Por disputar a competição nacional nesta quarta, o Operário não jogará a segunda rodada do Estadual contra o Dourados, que foi transferida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para o próximo dia 29.

Após a partida contra o Luverdense, o Galo volta a campo contra o Ivinhema, no domingo (26), também no Jacques da Luz, às 16h.

COMO FOI A ESTREIA NO ESTADUAL?

A partida realizada na tarde de sábado, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo, com Mauri e Matheus Bidick. O Galo teve amplo domínio sobre o Águia Negra e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da primeira etapa. 

Leonardo fez jogada pela esquerda e, na área, tocou para trás procurando Mauri, que guardou. Ele chutou mascado, mas a bola acabou passando por todo mundo, enganando o goleiro Bruno Henrique.

Já aos 26 do primeiro tempo, o camisa 10 do Operário cruzou da esquerda para Matheus Bidick, que, de cabeça, marcou o segundo gol contra o Águia Negra.

Na segunda etapa, as duas equipes tiveram uma queda física e, em decorrência disso, foram poucas oportunidades de gol. O Galo administrou o resultado, com mudanças feitas pelo técnico Leocir Dall'Astra, para conquistar a primeira vitória na competição.

SERVIÇO - COPA VERDE

Adversário: Luverdense (MT)
Data do Jogo: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horário: 20h
Local: Estádio Jacques da Luz
Valores dos Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)

Pontos de Venda Antecipada:

  • Padaria Toscano;
  • Galeria dos Esportes;
  • Gazin - Barão do Rio Branco;
  • Paul Gráfica.

SAIBA

Em 2024, o representante de Mato Grosso do Sul na competição foi o Costa Rica, mas acabou sendo eliminado na primeira fase pelo União Rondonópolis (MT), ao ser goleado por 4x0. 

Assine o Correio do Estado

Esportes

Copinha entra na reta final com definição dos semifinalistas

Grêmio e Corinthians foram os últimos a se classificar no domingo

20/01/2025 23h00

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras

Jogadores do Grêmio celebrando vitória em cima do Palmeiras Reprodução, Angelo Pieretti/Grêmio

Continue Lendo...

Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de domingo (19) e se juntaram aos já classificados São Paulo e Criciúma.

O Tricolor gaúcho, que tenta o título inédito da Copinha, garantiu a vaga após vencer de virada o Palmeiras por 3 a 2. Já o Timão, atual campeão, levou a melhor sobre o Vasco por 1 a 0.

O primeiro jogo da semi será Criciúma x São Paulo, às 19h30 (horário de Brasília) de terça-feira (21). O outro, Grêmio x Corinthians, será às 17h de quarta (22). As partidas têm transmissão ao vivo no canal da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.

Nas quartas de final no domingo (19), o Palmeiras saiu na frente com gol de cabeça Erick Belé: foi o quinto dele no torneio.

Dez minutos depois, o Grêmio empatou com  Pedro Gabriel, que  acertou um belo chute de fora da área. Já nos minutos finais, após contra-ataque, Gabriel Mec mandou no fundo da rede e virou o placar para os gaúchos: 2 a 1. Na volta do intercalo, com menos de um minuto de jogo, Riquelme Filipi empatou para o Verdão.

O gol da vitória e da classificação do Grêmio saiu aos 39 minutos: após bate-rebate dentro da área, Luís Eduardo aproveitou a sobra e bateu forte no fundo do gol.

Já na outra partida, o nome do jogo foi Gui Negão que marcou para o Corinthians aos  seis minutos do primeiro tempo contra o Vasco, o único gol da partida, que selou a classificação do Timão.

No sábado (18), o São Paulo se classificou ao ganhar por 3 a 1 do Cruzeiro. No segundo jogo da noite, o Criciúma derrotou a Ferroviária por 1 a 0, e também assegurou vaga nas quartas.

A 55ª edição da Copinha reuniu 128 clubes na primeira fase (grupos). A decisão do título está programada para o dia 25 de janeiro, feriado da capital paulista. A final ocorrerá no Pacaembu.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).