Esportes

TÊNIS

João Fonseca perde para Sonego em 5 sets e cai no Aberto da Austrália; Bia avança

Mesmo com derrota, o brasileiro deixa a competição com ótimo impressão e esperança de um futuro promissor; Bia encarou tenista russa e não de chances à adversária

Continue lendo...

João Fonseca deixou uma boa impressão na sua primeira vez em um Grand Slam em sua jovem carreira na elite do tênis. Nesta quinta-feira, o carioca de 18 anos perdeu do italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking da ATP, por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (8/6), 3/6, 1/6, 6/3 e 3/6 e foi eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália. Foi a primeira vez que o brasileiro disputou um confronto de cinco sets, que teve 3h41min de duração.

Fonseca, 112º do ranking, havia eliminado o número 9 do mundo, o russo Andrey Rublev, de forma surpreendente, em sua estreia num Grand Slam. Mas não conseguiu repetir o feito na segunda rodada. O brasileiro viu ser encerrada sua série de 14 vitórias consecutivas, que começou no Torneio Next Gen Finals, em dezembro, passando pelo Challenger de Camberra e o torneio qualificatório para a chave principal do Aberto da Austrália.

Na terceira rodada, Sonego enfrentará o húngaro Fabian Marozsan, que bateu o norte-americano Frances Tiafoe, cabeça de chave e número 17 do ranking, por 3 sets a 2, também nesta quinta.

Nesta semana, com uma vitória grande sobre um tenista consagrados e num dos principais palcos do tênis mundial, Fonseca chamou atenção de lendas do esporte, como Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, que reiteraram os elogios ao brasileiro, dizendo ser questão de tempo para que ele esteja entre os melhores do mundo no ranking da ATP.

Mundo afora, os fãs de tênis têm se encantado com João Fonseca nesta semana. Mesmo com a derrota, o brasileiro se garante no Top 100 do ranking da ATP na próxima atualização da lista, ao fim do Aberto da Austrália.

Nesta quinta, o primeiro set começou equilibrado. Como aconteceu nas últimas partidas, Fonseca contou com o apoio da torcida brasileira nas arquibancadas, mas viu Sonego em grande forma e o carioca teve dificuldades. Após sair atrás, o brasileiro levou a disputa para o tie-break. Ele viu o adversário salvar três set points, mas se recuperou e fechou o primeiro set em 7/6 (8/6), para delírio dos fãs na Arena 1573, uma das principais quadras do complexo.

Fonseca viu indícios do problema que teria pela frente logo no início do segundo set. O primeiro game durou mais de cinco minutos e, apesar de o brasileiro sair na frente, Sonego mostrou firmeza nas bolas de fundo, quebrando o serviço do carioca e chegando a abrir 1/3. O italiano fechou em 3/6, empatando a partida.

Sonego fez valer a experiência no terceiro set, administrando o ritmo da partida e forçando o erro de João Fonseca. O brasileiro demonstrou irritação e não se encontrou. Mesmo sem encaixar o primeiro serviço, o italiano levou a melhor, fechando em 1/6 e virando a partida.

Apesar do placar adverso, a barulhenta torcida brasileira colocou o jovem de 18 anos de volta na partida, que passou dos habituais três sets que Fonseca estava acostumado. Sob os gritos de "eu acredito", o carioca voltou a demonstrar força nos ataques de mão direita, e foi a vez de Sonego se desestabilizar, ter o serviço quebrado e ver o brasileiro abrir 3/0. O italiano forçou o erro adversário, com boas variações técnicas, mas não foi páreo para os golpes de Fonseca, que fechou o set em 6/3 com uma linda paralela, deixando tudo igual.

O set decisivo mostrou novamente um Sonego mais agressivo, levando o primeiro game com bons saques. João Fonseca teve frieza para ficar na cola do italiano, acertando boas devoluções e belíssimos aces. O italiano esteve à frente do placar durante boa parte do 5º set, e abriu 3/5 ao quebrar o serviço do brasileiro. Fonseca chegou a salvar um match point, mas não conseguiu evitar a derrota.

BIA AVANÇA

Pouco antes de Fonseca entrar em quadra, Beatriz Haddad Maia, atual número 17 do ranking da WTA, venceu a russa Erika Andreeva (86ª) por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, pela segunda rodada da chave feminina do Aberto da Austrália.

Bia Haddad precisou de 1h21min para superar a tenista russa e avançar para a terceira rodada da competição. Essa foi a terceira vitória da brasileira em três jogos contra Andreeva.

Com este resultado, Bia Haddad iguala sua melhor campanha no Grand Slam australiano, obtida no ano passado. A adversária da brasileira na próxima fase será a russa Veronika Kudermetova, que eliminou a britânica Katie Boulter (cabeça de chave 22) por 7/6 (7/3), 2/6 e 6/2.

TV E BARES

Saiba onde assistir Corinthians x Santos, primeiro clássico de Neymar em 2025

Corinthians e Santos se enfrentam na noite desta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, o primeiro grande confronto do craque brasileiro após seu retorno ao clube paulista

12/02/2025 10h15

Neymar entrando em campo rodeado de crianças

Neymar entrando em campo rodeado de crianças Foto: Instagram/Reprodução

Continue Lendo...

Em dois jogos desde seu retorno ao futebol brasileiro, Neymar e Santos ainda não reencontraram o caminho da vitória neste Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (12), às 20h35, o Alvinegro Praiano terá a chance de superar essa má fase, desta vez em um clássico, o primeiro do craque brasileiro desde de sua reestreia.

Por se tratar de um Corinthians x Santos, muitas emissoras e canais irão transmitir o confronto. Além disso, será o primeiro duelo de Memphis e Neymar em terras tupiniquins, ambos que já declararam terem uma amizade, que começou na época em que estavam no futebol francês, jogando pelo Lyon e PSG, respectivamente.

Além disso, outros dois pontos aumentam ainda mais a importância deste clássico alvinegro. Pelo lado santista, o clube tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o que o coloca fora da zona de classificação para o mata-mata da competição, por enquanto.

Já pelo lado corinthiano, o Timão ainda não venceu nenhum clássico em 2025 (perdeu para o São Paulo e empatou com o Palmeiras), além de defender uma invencibilidade em casa que dura desde agosto do ano passado.

Confira onde assistir:

*Todos os preços são os planos básicos de assinatura

Bares em Campo Grande

Para quem quiser sair do habitual e assistir a partida com a companhia de outros torcedores, alguns bares da capital também vão transmitir a partida.

  • Mercearia Bar

O tradicional barzinho temático de futebol em Campo Grande não poderia ficar de fora dessas. O Mercearia Bar, localizado na Rua 15 de Novembro, 1064 (Centro), vai transmitir Corinthians x Santos e outros jogos também.

  • Escobar e Batata+

Ambos bares conhecidos pelos “rolês” universitários, por serem perto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também transmitem alguns jogos e hoje não será diferente. Para quem quiser comparecer, os dois ficam localizados na Rua Trindade, no bairro Jardim Paulista.

  • Outros botecos

Claro, a maioria dos bares de Campo Grande devem transmitir a partida, mesmo que não anunciem oficialmente nas suas redes sociais. Basta conferir perto da sua residência.

Retorno e reestreia

Neymar foi apresentado oficialmente no dia 31 de janeiro, na frente de 10 mil torcedores presentes na Vila Belmiro. No evento de apresentação, vários músicos santistas se apresentaram, como Projota, Supla, MC Binn e Mano Brown, um dos mais fanáticos pelo time no cenário musical.

Depois, Neymar concedeu entrevista coletiva. Falou sobre a decisão do retorno, a vontade de agregar ao time, a avaliação sobre Pedro Caixinha, o tempo de contrato e a chance de prorrogar e seleção. O momento de mais emoção foi quando falou sobre seu pai, o que o levou às lágrimas.

Com a camisa santista, Neymar atuou em 225 jogos, marcou 136 gols e distribuiu 64 assistências. Conquistou o três vezes o Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil em 2010 e Copa Libertadores da América em 2011. Em 2013, foi vendido ao Barcelona (Espanha), por um preço que até hoje não se sabe oficialmente.

No dia 05 de fevereiro, data do seu aniversário, o craque brasileiro reestreou com a camisa do Santos, em partida contra o Botafogo (SP), na Vila Belmiro. Mesmo sem ritmo e entrosamento com o resto do elenco, Neymar atuou bem e foi elogiado pelos críticos. O jogo terminou 1x1.

No último fim de semana, no domingo (09), Neymar teve sua primeira oportunidade como titular, contra o Novorizontino. Porém, novamente pela dificuldade de não ter ritmo de jogo, pouco conseguiu criar e recebeu sua pior nota desde 2021, quando ainda jogava pelo PSG.

Neymar x time de MS

Em 10 de março de 2010, Naviraiense e Santos se encontraram, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Na partida, Neymar e companhia flutuaram em campo. Na época ainda menino, o craque brasileiro fez dois gols e deu duas assistências.

A partida ficou marcada pela goleada histórica do clube paulista sob a equipe sul-mato-grossense: 10x0. Esta foi a segunda maior goleada da história da Copa do Brasil, igualado com outro 10x0 no jogo entre São Paulo e Botafogo (PB), em 2001, e atrás de um 11x0, que aconteceu na vitória do Atlético (MG) contra o Caiçara (PI), em 1991.

Assine o Correio do Estado

SUL-AMERICANO SUB-20

Atleta de MS é titular na vitória que coloca Brasil no Mundial Sub-20

Após cumprir suspensão, Arthur Dias foi titular pela 6ª vez na competição, desta vez na lateral-direita, ou seja, ocupou todas as posições defensivas durante o torneio

11/02/2025 10h15

Arthur Dias foi titular mais uma vez no Sul-America Sub-20

Arthur Dias foi titular mais uma vez no Sul-America Sub-20 Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Cumprindo suspensão na última rodada por ter sido expulso contra o Uruguai, o campo-grandense Arthur Dias voltou ao time titular e participou da vitória que colocou, de forma oficial, a seleção brasileira sub-20 na Copa do Mundo da categoria.

Pela 3ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20, o Brasil enfrentou o Paraguai. Com 100% de aproveitamento em dois jogos, a seleção precisava vencer os paraguaios para garantir a classificação no mundial, do qual apenas os quatro melhores colocados asseguram vaga na competição que acontece em setembro e outubro no Chile.

O multifunções Arthur, que já atuou como zagueiro e lateral-esquerdo durante o torneio, pode adicionar mais uma posição na sua lista: lateral-direito. Ramon Menezes, treinador da seleção brasileira sub-20, escalou o campo-grandense no lugar que era de Igor Serrote, que foi expulso na vitória contra a Colômbia na última rodada.

Porém, o defensor não ficou muito tempo em campo, sendo substituído no intervalo pelo lateral-direito de origem Paulinho, da base do Vasco da Gama (RJ). Durante os 45 minutos que ficou em campo, o sul-mato-grossense efetuou dois cortes, duas interceptações, um desarme e acertou 79% dos passes (15 dos 19 tentados), recebendo uma nota 6,6 no Sofascore, site especializado em estatísticas esportivas.

Com gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson Santana, a seleção brasileira venceu por 3x1 e garantiu a classificação antecipada para a Copa do Mundo sub-20. Porém, ainda há dois jogos a serem feitos para decidir o título da competição: contra a Argentina, na quinta-feira (13), às 22h; e diante do Chile, no próximo domingo (16), ainda sem horário definido pela Conmebol.

Mundial sub-20

A Copa do Mundo da categoria acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro, no Chile, país que já está classificado automaticamente para a competição por ser país-sede.

Além do Chile e Brasil, outras 11 seleções já estão garantidas no torneio: Nova Caledônia, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Noruega, Ucrânia, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá.

A seleção brasileira tem cinco títulos mundiais da categoria, conquistados em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Este último, erguido há 14 anos, contava com um elenco recheado de jogadores que viriam a ser destaque na seleção principal no futuro, como: Philippe Coutinho, Casemiro, Oscar, Danilo e Alex Sandro.

Na última edição, disputada em 2023 e vencida pelo Uruguai, o Brasil decepcionou e foi eliminado por Israel, pelo placar de 3x2, nas quartas de final. Marcos Leonardo, revelado pelo Santos e atualmente no Al-Hilal (ARA), venceu a chuteira de prata, prêmio dado ao vice-artilheiro da competição.

Porém, mesmo com cinco títulos, a seleção brasileira não é a maior vencedora da Copa do Mundo Sub-20. Com seis títulos, a Argentina lidera este quesito, o último conquistado há 18 anos, em 2007, geração que tinha Aguëro, Dí Maria, Romero e Banega.

Campeões do Mundial Sub-20 por edição:

1977: União Soviética (Brasil ficou com o 3º lugar)
1979: Argentina
1981: Alemanha Ocidental
1983: Brasil
1985: Brasil

1987: Iugoslávia
1989: Portugal (Brasil ficou com o 3º lugar)
1991: Portugal (Brasil foi vice-campeão)
1993: Brasil
1995: Argentina (Brasil foi vice-campeão)
1997: Argentina
1999: Espanha
2001: Argentina
2003: Brasil
2005: Argentina (Brasil ficou com o 3º lugar)
2007: Argentina
2009: Gana (Brasil foi vice-campeão)
2011: Brasil
2013: França
2015: Sérvia (Brasil foi vice-campeão)
2017: Inglaterra
2019: Ucrânia
2023: Uruguai

VS PARAGUAI

Antes de a bola rolar em Caracas, o técnico Ramon Menezes pregou total respeito ao Paraguai tentando evitar a euforia na seleção brasileira. Queria a equipe concentrada e sem clima de "já ganhou". No discurso, alertou sobre a campanha de superação semelhante dos rivais, que também passaram aperto na fase de classificação.

Depois de levar 4 a 0 da Colômbia na estreia do hexagonal, os paraguaios se reabilitaram diante do Chile e queriam superar os brasileiros na tabela. Para isso, necessitavam ganhar a partida

Postados mais à frente e pressionando a saída brasileira, deram trabalho para Felipe Longo logo no início, com roubada de bola e batida forte de Aguayo. O goleiro espalmou, evitando que o Brasil levasse seu primeiro gol no hexagonal.

O jogo ficou alguns minutos parado por causa de lesão séria do paraguaio Max Duarte - acabou substituído chorando com problema não joelho - e o retorno veio com gol brasileiro. Gustavo Prado brigou com os marcadores e bateu sem ângulo. O goleiro aceitou.

A seleção ainda vibrava quando saiu o segundo. Contragolpe em velocidade, Wesley toca para Rayan ampliar em batida entre as pernas do goleiro. Com apenas 17 minutos, a esquadra verde e amarela tinha vantagem gigante.

Mas os valentes paraguaios não se abateram e descontaram de imediato. Cobrança de escanteio, a defesa deu mole e Aguayo surgiu livre, para descontar de cabeça. O jogo era repleto de chances de gols pela carência de marcação de ambos os lados. Rayan, cara a cara, mandou para o alto, enquanto a cobertura de Pedrinho passou raspando, e Felipe Longo fez milagre na cabeçada de León.

Mais adiantados pela necessidade da igualdade, os paraguaios assumiram o risco dos contra-ataques e viram o Brasil criar e desperdiçar boas chances na etapa final. Pedrinho parou no goleiro, Jair errou a cabeçada e Wesley optou por cruzamento ruim.

A resposta veio com Alfonso carimbando o travessão e depois em cobrança de falta nas mãos de Longo. O Paraguai ainda investia nos chuveirinhos, sem sucesso. Sem "fome" para buscar o gol do alívio, como já visto em todo o Sul-Americano, o Brasil se postou todo na defesa, passando por um sufoco desnecessário.

Já na reta final, porém, uma saída em velocidade definiu o jogo e a vaga. Pedrinho passou pelo marcador e bateu forte, o goleiro espalmou para a área e Alisson deslizou para fechar a conta. Ramon Menezes ainda trocou dois atacantes por defensores para segurar o resultado.

Classificação de momento

  • 1º - Brasil (9 pontos - 3 PJ)
  • 2º - Argentina (9 pontos - 3 PJ)
  • 3º - Colômbia (3 pontos - 3 PJ)
  • 4º - Paraguai (3 pontos - 3 PJ)
  • 5º - Uruguai (1 pontos - 3 PJ)
  • 6º - Chile (1 pontos - 3 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas
** Em negrito = aqueles que, por enquanto, estão se classificando ao Mundial Sub-20 (Chile já está classificado por ser país-sede da competição)

JOGOS DA PRÓXIMA RODADA

  • Paraguai x Uruguai | 13/02 | às 16h
  • Chile x Colômbia | 13/02 | às 18h30
  • Brasil x Argentina | 13/02 | às 21h

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).