Em uma partida em que a sorte falou mais alto em diversos momentos, o Botafogo superou o Resende neste domingo, às 19h30, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, no Engenhão. Com dois gols de Loco Abreu, que chegou a perder um pênalti, e um de Maicosuel, o Alvinegro mostrou sua cara para a torcida de forma oficial, além de ter sido a estreia de Andrezinho e do técnico Oswaldo de Oliveira.
O domínio alvinegro em casa foi amplo. Logo nos minutos iniciais, em uma jogada rápida, Márcio Azevedo invadiu a área e soltou uma bomba que acertou as duas traves. Mas a sorte não quis ajudar o lateral e a bola não entrou. O lance acordou o Resende, que passou a dificultar as investidas do Botafogo.
No entanto, o Glorioso passou a utilizar a qualidade de seu quarteto ofensivo, formado por Elkeson, Andrezinho, Maicosuel e Loco Abreu. Em uma dessas jogadas, Andrezinho foi derrubado na área e a arbitragem marcou pênalti. Como a sorte não estava do lado alvinegro, o goleiro Mauro pulou no canto certo e evitou a cobrança de Loco Abreu. Logo em seguida, Renato acertou uma bomba no travessão.
Os comandados por Oswaldo de Oliveira abusaram da qualidade técnica para conseguir burlar a falta de sorte e abrir o placar. Em uma tabela com Andrezinho, Elkeson invadiu a área sozinho e encontrou Loco Abreu sozinho na pequena área para marcar Botafogo 1 a 0.
Tudo se encaminhava para um desfecho de primeira etapa positivo, mas a sorte voltou a prejudicar a equipe alvinegra. Em um dos poucos chutes a gol, Emerson arriscou de falta de longe, mas a bola desviou na barreira do Botafogo e enganou o goleiro Jefferson, que ficou vendido no lance.
A sorte resolveu mudar de lado no segundo tempo. Em escanteio do Resende pela esquerda, Loco Abreu desviou contra sua própria meta, mas a bola bateu caprichosamente na trave e não entrou. Quando o Botafogo foi para o ataque, Maicosuel se aproveitou do momento para pegar uma bola rebatida do goleiro Mauro para tocar para o fundo da rede sem qualquer dificuldade.
Um minutos depois, Herrera cruzou na medida para Loco Abreu marcar seu segundo gol e o terceiro do Botafogo na partida. Com um resultado mais tranquilo e sem ter que depender mais da sorte, a equipe alvinegra passou a administrar o resultado e tocou a bola para fazer o tempo passar.
O Botafogo tenta, na próxima rodada, manter este bom início de ano no próximo domingo, contra o Nova Iguaçu, no Estádio Raulino de Oliveira. Já o Resende recebe o Olaria, no Estádio do Trabalhador, na cidade do Sul-Fluminense, também no próximo domingo. As duas partidas têm início marcado para às 17h.